terça-feira, 25 de novembro de 2014

Space Expedition: Classic Adventure

Um jogo de plataformas, uma aventura no espaço, com puzzles para resolver, e um ambiente Sci-Fi oldschool bem assustador, que mais podemos pedir? Estou a falar do jogo Space Expedition: Classic Adventure da Mobirate Studio Ltd., um exemplo de como deveriam ser todos os jogos de plataformas para iPhone.


Nesta aventura vestimos o fato espacial de um pequeno austronauta que tem de descobrir o que aconteceu numa estação espacial abandonada (isso é o que ainda vamos ver!). Isto de andar a passear por estações espaciais abandonadas, a ouvir barulhos estranhos em todos os cantos, transporta-me de imediato para o Alien, e por isso recomendo desde já o uso de auriculares, que vale bem a pena.


É um jogo de plataformas, por isso contem que no primeiro capítulo nos sejam explicados os controlos, e aquilo que podemos fazer com o nosso pequeno astronauta. Dois botões do lado esquerdo para mover o nosso herói para os lados, e dois botões do lado direito (A e B), para saltar, executar acções, activar elevadores e plataformas móveis, portais, armas, etc.

A partir daqui partimos para a exploração profunda da estação espacial, saltando sobre obstáculos e buracos, evitando alguns perigos como portas de segurança avariadas que estão constantemente a abrir e fechar, problemas eléctricos que nos aparecem à frente e nos dão cabo do penteado, e quem sabe até, alguns monstros (se é que eles existem).


Os puzzles não são muito complexos, e por vezes implica empurrar uns caixotes para conseguir chegar a um lugar mais alto, entre outras coisas mais engenhosas, para não virarmos comida de um qualquer alien pendurado no tecto.

Pelo caminho vamos encontrando cientistas mortos, que têm consigo uma gravação importante, e nos dão pistas do que poderá ter acontecido à estação espacial. Radiação, mutações, monstros, tudo é possível. O que é certo, é que se ouvem muitos barulhos estranhos, e por vezes, conseguimos ver por segundos algo a mover-se na escuridão.


É importante explorar bem o cenário, pois há paredes falsas que devemos perfurar para encontrar pedras preciosas escondidas (estas poderão ser precisas no final, pois existem dois caminhos diferentes, caso tenhamos recolhido todas as pedras, ou não).

O jogo conta com inúmeros checkpoints, que quando passamos por eles, é certo que vem aí algo que com toda a certeza vai causar a nossa morte. Usar uma metralhadora fixa, é uma daquelas surpresas que não se está à partida a contar num jogo de plataformas clássico, mas é uma delícia quando acontece, como se pode ver na imagem aqui em cima.


Os gráficos, altamente pixelizados, com cores 16 bit, são bem detalhados com muitos efeitos de luz, e dão um ambiente espectacular a esta aventura no espaço. Por vezes andamos em corredores completamente às escuras, vendo apenas o suficiente para dar mais um passo em frente, o que causa alguma ansiedade e medo (especialmente quando se ouvem as patinhas de bichos a caminharem por perto).

Os efeitos de som são de grande qualidade, ouvindo-se perfeitamente os sons de elevadores em movimento, plataformas pesadas a ranger, etc. A banda sonora envolve-nos por completo no ambiente Sci-Fi, e muda quando estamos prestes a entrar numa situação com alguma tensão.


Nos níveis finais contem com bastante acção, muita correria e tiros, porque se não é a lava a queimar os nossos pés, são aranhas gigantes a perseguir-nos. O jogo peca por ter poucos capítulos, e um qualquer veterano deste tipo de jogos é capaz de concluir o jogo no espaço de 1h. No entanto, se não encontrarmos todas as pedras preciosas, repetir o jogo (ou apenas alguns níveis) é algo que se faz com grande prazer, até para se poder ver uma espécie de final alternativo.

Espero que os criadores do jogo lançem mais níveis numa próxima actualização, que era bem merecido. Se o silêncio e terror do espaço vos atrai, e apreciam jogos de plataformas, este é um jogo que devem experimentar com toda a certeza. Podem encontrá-lo na App Store por 2€ e uns trocos, e podem ver aqui em baixo a trailer do jogo para abrir o apetite.


Space Expedition: Classic Adventure na App Store (Brasil)

Space Expedition: Classic Adventure na App Store (Portugal)

Tamanho: 59 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário