segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

ViewExif

Aqui está uma app, ou extensão, que devia estar presente como ferramenta essencial do rôlo de câmara do iPhone. Mas, como não está, temos então esta ViewExif de Steven Zhang, uma app que está hoje grátis na App Store, e é mesmo muito bem vinda para o estojo de ferramentas de fotografia de qualquer iPhoneógrafo.



A app funciona como uma extensão, exactamente da mesma forma como poderia funcionar se fosse uma ferramenta oficial do rôlo de câmara do iPhone. Estamos a visualizar uma foto, e apenas temos de tocar no botão de partilhar para aceder à sua extensão "ViewExif", como podemos ver no screenshot da direita.

Num instante ficamos a saber com que aparelho foi tirada a foto, quais as condições em que foram tiradas, velocidade, abertura do obturador, ISO, orientação, resolução, data e hora, e até a localização onde foi tirada a foto, que para além das coordenadas de longitude e latitude, podemos ver de imediato no mapa esse local.

Esta é uma ferramenta essencial para quem trabalha regularmente com fotografias num iPhone ou iPad, mas também bastante útil para qualquer outro utilizador, que fica assim a saber o espaço ocupado por determinada imagem, a sua localização, e mais importante, a possibilidade de exportar a foto sem a informação EXIF, directamente da app, o que permite partilhar a imagem nas redes sociais sem o perigo de saberem a sua localização, nem quaisquer outros detalhes sensíveis que vêm normalmente guardados na imagem.


ViewExif na App Store (Brasil)

ViewExif na App Store (Portugal)

Tamanho: 23.7 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário