sábado, 18 de abril de 2015

Stealth Inc.

Hoje temos grátis na App Store um jogo espectacular que veio do mundo das consolas. Estou a falar de Stealth Inc. da Curve Digital Games, um jogo de plataformas que nos coloca ao mesmo tempo uma série de puzzles para resolver, se quisermos chegar com vida ao final desta aventura.


Ficar vivo neste jogo é complicado, porque somos um simples clone, sem quaisquer armas, a tentar chegar à saída de cada um dos 80 níveis que temos para atravessar. Tudo isto se passa numa espécie de fábrica, que foi criada exclusivamente para nos destruir, e está portanto carregada de robots e lasers que farão de tudo para acabarem com a nossa vida.

O nosso melhor amigo é mesmo a escuridão, porque lá ficamos ocultos aos olhos do inimigo, permitindo-nos atravessar zonas perigosas, de maneira a activar interruptores que abrem novas áreas do nível, e até mesmo a fazer hacking em terminais de computador, para desbloquear a saída final do nível.


Este é um jogo de plataformas clássico, portanto preparem-se para saltar muito de plataforma em plataforma, abaixar para atravessar pequenos túneis, e acompanhar as sombras sempre que possível, para não ser detectados.

Um pequeno joystick virtual do lado esquerdo permite-nos mover o nosso herói para os lados (um deles, porque sempre que morremos, é criado um novo clone para continuarmos a aventura), não tendo uma posição fixa no ecrã. Basta pousar o dedo do lado esquerdo e deslizar ligeiramente para o lado que queremos mover o nosso clone. Por vezes temos de acompanhar plataformas móveis que fazem sombra à medida que se movem, onde teremos que dar pequenos toques neste joystick para nos movermos lentamente.


Por vezes entramos num determinado nível, e só depois de avançar um bocadinho é que percebemos que grande parte do nível está escondido, sendo necessário activar interruptores, fazer hacking a terminais, para que este apareça na sua totalidade. Vamos contar também com a ajuda de uns robos com rodas que estão imóveis, os quais podemos arrastar para servir de escada, ou para manter sobre interruptores, etc.

Nos primeiros desafios, vai-nos sendo explicado aquilo que temos de fazer, numa espécie de tutorial, onde vão aparecendo mensagens nas paredes com as indicações necessárias. Estas mensagens continuam a aparecer ao longo do jogo, e são bem mordazes, com algumas a parecer que nos incentivam a avançar com sucesso, enquanto outras apenas nos levam ao desespero "eu sabia que não ias conseguir". Uma espécie de Big Brother que está sempre a olhar para o que fazemos, e não percebemos muito bem se nos quer ajudar, ou se é o nosso carcereiro.

O jogo tem 80 níveis bem difíceis para atravessar, e conta ainda com milhares de níveis criados pela comunidade, aos quais temos acesso se os desbloquearmos através de uma compra in-app. Com os níveis disponíveis no jogo, já temos aqui muitas horas a perder até os conseguirmos passar a todos, especialmente com os bosses que encontramos no final de cada secção.


Stealth Inc. na App Store (Brasil)

Stealth Inc. na App Store (Portugal)

Tamanho: 76.9 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário