sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Camera+ Free

A Camera+ é uma app de edição de imagem e câmara fotográfica avançada, que uso desde o ano de 2012, sendo a minha favorita, com lugar de destaque no meu iPhone. Nunca esteve gratuita, mas hoje é chegado o dia em que sai finalmente esta Camera+ Free da Tap Tap Tap, uma versão grátis que faz quase tudo aquilo que é possível fazer com a app original.



Em comparação com a Camera+ original, ficamos sem algumas ferramentas de edição avançadas, assim como os controlos manuais da máquina fotográfica, o que no fundo se traduz em ter a Camera+ original de há um ano atrás, mais mês menos mês.

Para tirar fotografias é uma maravilha, com os seus modos de fotografia especiais (Macro por exemplo), controlo de foco e exposição separados, temporizador, fotos rápidas em sequência (Rajada), e estabilizador.

É de salientar a utilidade que é usar uma app destas para tirar fotos sem preencher o rôlo de câmara com fotos, pois vão ficando todas armazenadas na galeria interna da Camera+ (se assim escolhermos nas definições da app), onde podemos depois editá-las uma a uma e escolher apenas as favoritas para guardar no iPhone.

Mas esta é uma app à qual volto continuamente, especialmente pelo seu modo de edição de edição de imagens extremamente rápido e eficaz. Seja para recortar ou endireitar uma foto, ou dar-lhe rapidamente um retoque de luz ou cores, esta é uma ferramenta muito útil de ter à mão (especialmente por termos acesso à edição de fotos com a Camera+ através do modo de edição do rôlo de câmara). Se não souberem como é que isto se faz, perguntem-me que eu respondo.

Ao abrirmos uma foto para edição, podemos de imediato escolher qual a cena ideal para a imagem que temos à nossa frente, se é uma foto que precisa de flash, se é uma foto tirada em contra luz, se foi tirada à noite ou num ambiente com chuva, e mais importante, se queremos usar o famoso efeito de "Claridade" que faz milagres pela maioria das fotos mal expostas que poderemos ter no nosso rôlo de câmara.

De seguida temos a secção de recortes, onde podemos cortar ou rodar a imagem, os espectaculares filtros, onde cada categoria nos disponibiliza 9 filtros fantásticos, divididas por "Cor", "Retro", "Especial", "Eu Analógico", Hollywood, e "Padrão" (os efeitos originais do iPhone).

A secção de molduras é exactamente aquilo que estão a pensar, mas tem algumas bem interessantes como as de "Hollywood", que nos deixa inserir uma foto num Poster, capa de DVD ou VHS, ou as "Estilizadas" que nos dá o famoso efeito Instantâneo das Polaroid.

A app é gratuita, mas como existe a versão paga, algumas coisas ficaram obrigatoriamente de fora, mas que podem ser adquiridas conforme as nossas necessidades. O avançado laboratório fotográfico onde para além de se poder fazer ajustes finos a todos os filtros, se pode editar a imagem com ferramentas incríveis, inclusive usando um efeito de Claridade Pro, está disponível como um pacote de 0,99€.

Se tirar fotos com controlos manuais é algo que vão usar com frequência, por 0,99€ podem desbloquear estes controlos na máquina fotográfica, passando a ser possível controlar directamente no ecrã principal em tempo real, o ISO, a velocidade, e a focagem.

Deixo-vos com o vídeo original de apresentação da app pela belíssima Lisa Bettany, onde se pode ver uma antiga Camera+, com um visual ligeiramente diferente da actual, mas com as funcionalidades que estão presentes até hoje, se bem que bastante melhoradas.


Camera+ Free na App Store (Brasil)

Camera+ Free na App Store (Portugal)

Tamanho: 67.3 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário