quinta-feira, 23 de junho de 2016

Perchang

Por falar em jogos originais, acabou de se estrear hoje na App Store o jogo Perchang, primeiro título da companhia com o mesmo nome Perchang, que nos traz uma espécie de máquina de Rube Goldberg, onde teremos que controlar uma série de mecanismos em tempo real, para fazer com que esta funcione como deve ser, e transporte as esferas de metal até ao seu destino final.


Como podem desde já perceber pelas imagens, este jogo é bonito, com um visual 3D simples e atractivo ao olhar, e uma banda sonora muito interessante e relaxante a acompanhar. Jogar os 60 desafios que temos pela frente é que já não é tão fácil, mas lá chegaremos.

Só nos falta ouvir o famoso grito "woo hoo" do Lemmings, exactamente antes de começarem a cair as esferas de metal, que terão de atravessar os vários mecanismos de cada uma das máquinas, até chegarem à saída. É este o objectivo final, e também como no Lemmings, teremos de fazer chegar um determinado número de esferas à saída, antes que o tempo acabe.


E como é que controlamos o destino das esferas de metal? Se as deixarmos seguir o seu caminho, é quase certo que nenhuma chegará à saída, e por isso temos que ser nós a dar uso aos dois botões que se encontram em cada canto do ecrã, um vermelho e o outro azul, que activam partes da máquina que temos à nossa frente.

Carregando no botão azul activamos os mecanismos azuis, e no vermelho os mecanismos pintados a vermelho. E estes mecanismos tanto podem ser ventoínhas poderosas que fazem as esferas levantar voo, tapetes magnéticos, ímans que atraem as esferas, flippers de máquinas de pinball, portais de teletransporte e aparelhos de anti-gravidade, etc, etc.


Timing, reflexos e muita destreza é o que nos é pedido aqui, mas também a capacidade para resolver quebra cabeças, pois há um pequeno twist neste belíssimo jogo. Se tocarmos nos mecanismos coloridos presentes no ecrã, estes alternam de cor entre o azul e o vermelho, possibilitando novas estratégias para ultrapassar um nível. Isto porque começamos a ter cada vez mais mecanismos coloridos, e um botão activa todos de uma cor ao mesmo tempo, o que acaba por gerar conflitos entre eles.

Conseguir as medalhas de ouro é complicado a partir de um certo nível, pois temos de conseguir levar as esferas todas para a saída em tempo recorde. Mas, vão ver que a certa altura já só queremos concluir um nível antes que o tempo se acabe, o que já é uma grande satisfação. Muitos desafios irão necessitar de umas boas tentativas e prática até os conseguirmos ultrapassar.


Portanto, pensem bem nas cores a dar a cada um dos mecanismos envolvidos, porque essa é uma grande parte do desafio para resolver estes puzzles. O jogo pode ser um pouco pesado ao nível gráfico para alguns iPhones, mas é possível activar uma opção de baixa potência nas definições (que recomendo que activem se não quiserem derreter o vosso iPhone, e até para poupar bateria, alterando o frame rate de 60 fps para 30 fps).

O jogo foi lançado com a língua em Português, apesar de não haver muitos textos por aí além presentes no jogo, e está agora disponível na App Store por apenas 1,99€. Com 60 belíssimos puzzles em 3D para resolver, temos aqui um jogo que vai fazer as delícias dos fãs de puzzles e jogos que metem a física ao barulho. Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo para ficarem maravilhados.


Perchang na App Store

Tamanho: 225 MB




Perchang - Rating: 4,5

Sem comentários :

Enviar um comentário