quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Gerrymander: Rig The Election

Querem perceber como é que Donald Trump ganhou a eleição para presidente dos Estados Unidos da América sem ter o voto da maioria do povo? Se gostam de resolver puzzles, então o jogo Gerrymander: Rig The Election da Good Egg Games, é a maneira ideal para explicar o conceito de Gerrymandering na política, e está disponível grátis na App Store.


O número de eleitores num distrito eleitoral  pode mudar por completo o rumo de uma eleição presidencial, por causa do número de representantes políticos que estes representam para um determinado partido ou candidato.

Neste jogo temos de jogar com esse conhecimento, e redefinir a área que se encontra à nossa frente, criando novas fronteiras para os distritos, de maneira a que o partido escolhido (azul ou vermelho, ou se quiserem democrata ou republicano) obtenha o maior número de distritos para a eleição.

Portanto, apesar de termos menos eleitores no terreno, por exemplo termos apenas 6 eleitores vermelhos, contra 9 eleitores azuis, ao colocarmos novas fronteiras em redor dos eleitores, passaremos a ter mais distritos do nosso lado do que do lado oposto (3 distritos com 2 eleitores vermelhos e 1 azul, e apenas 2 distritos com 3 eleitores vermelhos cada um).

As regras do puzzle são bastante intuitivas e fáceis de perceber, mas os puzzles em si, começam a complicar, quando começamos a ter muitos eleitores no terreno e uma área bem maior para desenhar as ditas fronteiras.

O jogo manda muitas bocas ao sistema eleitoral norte americano, e podemos ver isso pelos vários comentários dos personagens vermelhos e azuis, que dá para perceber facilmente pelo aspecto dos seus bonecos quais os republicanos e quais os democratas.

São 50 níveis para ultrapassar, e sempre que reiniciamos um destes níveis é tudo gerado novamente de forma aleatória, e portanto nunca podemos repetir verdadeiramente um determinado nível. Será sempre diferente, e isso é óptimo para que se possa jogar várias vezes o jogo sem ficarmos aborrecidos.

Aprendam ao mesmo tempo como funciona isto do Gerrymandering, apreciem e riam-se do humor algo negro dos comentários políticos que podemos encontrar no jogo, e acima de tudo divirtam-se a destruir a democracia, que no fundo é um alerta para estes sistemas de votação duvidosos e nada democráticos.


Gerrymander: Rig The Election na App Store

Tamanho: 93 MB




Gerrymander: Rig The Election - Rating: 3,3

Sem comentários :

Enviar um comentário