sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Mr. Mustachio : #100 Rounds

Manter o cérebro bem exercitado é essencial para nos mantermos jovens e com uma mente bem fresca, e é por isso que menciono aqui várias vezes jogos com puzzles e quebra cabeças. Um jogo divertido que nos obriga a puxar pela cabeça que apareceu recentemente foi este Mr. Mustachio : #100 Rounds de Shobhit Samaria, um jogo algo difícil mas viciante que podem encontrar grátis na App Store.


Com este Mr. Mustachio parece que estamos de regresso à escola (tirando aqueles que ainda estão de facto na escola), onde um senhor de bigode nos vai fazendo uma série de perguntas, muitas delas matemáticas, as quais temos de responder de uma maneira criativa numa grelha em baixo.

Em cima aparece a pergunta, que pode ser algo como "o resultado da conta é -3" e a cor é o azul, o que nos leva de seguida a olhar para a grelha em baixo e procurar de entre os quadrados com cor azul, aqueles números cuja conta dê -3.

E há aqui 3 possibilidades, no caso das perguntas de matemática, como temos de escolher a linha ou coluna onde se encontra a solução, podemos fazê-lo tocando nas setas do lado esquerdo, o que implica que se somem todos os números dessa linha, ou então nas setas do lado direito, o que implica que se subtraiam todos os números dessa linha, da direita para a esquerda, ou tocando nas setas em cima, que nos leva para a operação da multiplicação, que obriga a multiplicar todos os números das colunas.

Por vezes é-nos pedido dois resultados, e podem ser um de cada cor, vermelho e azul, o que quer dizer que temos de encontrar um número azul e um vermelho, na mesma coluna ou linha, cujas operações apenas serão efectuadas dentro das mesmas cores, pois não há cá misturas.

Mas o jogo não vive só das perguntas de matemática, e temos aqui jogos de palavras, temos figuras geométricas, onde nos pode ser pedido o quadrado com um determinado número de círculos, ou a linha onde os círculos se encontram por ordem decrescente, ou por exemplo numa grelha carregada de triângulos a apontar em diferentes direcções, encontrar aquele triângulo que está a apontar para cima.

E depois há situações em que temos de encontrar apenas os números par ou ímpar, ou encontrar a linha ou coluna onde todas as letras da grelha estão em minúsculas, ou mesmo verificar a linha ou coluna onde temos os dias da semana ordenados por ordem cronológica. Há aqui um pouco de tudo, e é quase como se fosse um teste de Q.I.

A complicação do jogo vem do factor pressão, pois temos um relógio a contar, dando-nos apenas 15 segundos para responder, o que por vezes se revela bem complicado. Para contrabalançar alguma situação mais complicada podemos ajudar 4 ajudas em baixo, que tanto nos dão tempo infinito, mais tempo no relógio, uma dica das possíveis soluções, e a possibilidade de podermos responder mais que uma vez. Estas ajudas podem ser compradas com diamantes que vamos ganhando, ou comprando através de compras in-app.

Como jogo grátis que é, e este agora é o sistema usado em quase todos os jogos grátis, há que contar com publicidade, que normalmente surge quando perdemos o jogo no final, ou então quando queremos mais uma tentativa, ou mesmo para ganhar diamantes extra, bastando para isso passar pela loja.

O jogo não é fácil, e o facto das perguntas estarem em inglês também não ajuda. Mas à medida que vamos jogando ficamos acostumados com o tipo de perguntas e quase já nem olhamos para a pergunta em si na maioria dos casos. É um jogo super desafiante, altamente estimulante e viciante. Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo, e por favor experimentem, e não o apaguem do vosso iPhone, que é uma daquelas pérolas da App Store.


Mr. Mustachio : #100 Rounds na App Store

Tamanho: 108.7 MB




Mr. Mustachio : #100 Rounds - Rating: 4.5

Sem comentários :

Enviar um comentário