segunda-feira, 22 de julho de 2019

Feud

Um jogo de estratégia mais contemporâneo que nasceu em versão tabuleiro como o antigo ArimaaFeud da Bearwaves, põe-nos a viver a arte da guerra numa espécie de xadrez bem mais acessível, e que podem encontrar completamente grátis na App Store.


Gosto bastante de jogos de xadrez, especialmente das variações que vão aparecendo e que vou mostrando aqui no Apps do iPhone. Neste caso estamos o mais distante que é possível do xadrez, em termos de apresentação, regras, personagens, etc, mas podem ter a certeza que é um belíssimo jogo de estratégia para um ou dois jogadores.

O jogo foi criado originalmente para tabuleiro por Dave Cordell em 2016, e chega agora aos computadores, telemóveis e tablets. Podemos jogar sozinhos contra o computador, ou contra um amigo frente a frente no mesmo iPhone ou iPad, ou então optar pelos combates online contra jogadores de todo o mundo.

Mas que raio se passa neste estranho jogo com um tabuleiro de 4x4 peças? Temos peças brancas e pretas (as pretas começam primeiro), 8 para cada lado, e compõem-se por um rei, dois cavaleiros, dois arqueiros, um médico, e um feiticeiro.

Dava para fazer uma nova história do Rei Artur com esta composição, mas dada a proximidade das peças, podem ter a certeza que ia ser uma história bem curta, pois os combates começam de imediato mal é dado o tiro de partida (não há tiros nenhuns, isto é tudo muito medieval obviamente).


Cada peça tem as suas próprias características ao nível de movimento e acções que podem executar. E como tal, todas elas têm determinados pontos que representam a sua energia (sem pontos morrem e desaparecem do tabuleiro), e sempre que ficarem isoladas (sem nenhuma peça amiga do seu lado), fecham os olhos e ficam inactivas, paralizadas no campo de batalha.

O jogo processa-se da seguinte forma, cada jogador tem direito a duas fases, uma em que podemos mover uma peça (trocar duas peças de lugar, uma com a outra, seja com uma peça amiga ou inimiga), e uma segunda fase em que podemos fazer uma acção de qualquer guerreiro, seja atacar, curar amigos, ou teletransportar o feiticeiro para o lugar de outra peça amiga.

Aconselho a fazerem o tutorial, que ficarão a perceber o jogo bem rapidinho, e num instante poderão ficar online para defrontarem outros jogadores que estejam espalhados por esse mundo fora. Jogar sozinho é um bom desafio, mesmo na dificuldade fácil, e dará para aprender boas estratégias para ganhar o jogo (que acaba sempre que alguém matar o rei adversário, ou conseguir isolar todas as peças do inimigo, deixando-o sem movimentos possíveis). Bons combates!


Feud na App Store

Tamanho: 97.2 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário