segunda-feira, 29 de julho de 2019

TheoTown

Parece que desta vez acertaram mesmo na fórmula com este TheoTown da blueflower UG (haftungsbeschränkt), um jogo que nos transporta para um autêntico Sim City 2000 com um aspecto gráfico pixelizado retro a fazer lembrar os primeiros Sim City, que muita gente continua a preferir, e temos agora finalmente disponível para iPhone e iPad.


O problema dos jogos de simulação de cidades que foram saíndo ao longo dos anos na App Store passou sempre por ser um jogo freemium com temporizadores e onde não se podia fazer nada sem pagar para acelerar o nosso progresso, ou então não havia uma verdadeira complexidade ao nível de estratégia e gestão da cidade.

No caso de TheoTown temos mesmo de ficar muito contentes pois a sua jogabilidade é o seu maior trunfo, e o facto de conseguir manter a complexidade que se aprecia neste tipo de jogo sem no entanto chegar ao ponto de ser frustrante ao nos obrigar a fazer a micro gestão de tudo. Mas para quem aprecia ir ao pormenor podemos até chegar ao ponto de definir rotas de autocarros para uma melhor gestão do trânsito na cidade, por exemplo.


O jogo tem sempre muita coisa disponível para fazermos, levando-nos pela mão através de uma mecânica conhecida neste tipo de jogos, onde temos de encontrar um equilíbrio entre 3 zonas de edifícios que podemos construir, zonas residenciais, zonas comerciais, e zonas industriais.

Podemos desenhar livremente o número de quadrados que queremos colocar no terreno de qualquer uma destas zonas, e depois só temos de andar atentos ao seu equilíbrio, pois se houver muitas zonas residenciais, essas pessoas vão querer trabalhar, levando-nos a construir mais zonas industriais e até zonas comerciais onde podem ir gastar o seu dinheiro.

Como gestores supremos da cidade, teremos que garantir que os edifícios têm acesso à electricidade e água para funcionarem, e depois há que zelar pela segurança construíndo um edifício para a polícia e um para os bombeiros, construir um consultório médico ou hospital, controlar o trânsito dos automóveis mudando o sentido e direcção das ruas, etc, etc.


Como é óbvio, há que manter o povo feliz, e para isso vamos ter de garantir que há uma central para eliminar os seus resíduos, que não há poluição no ar, o que nos obriga a construir parques e a manter a zona industrial e demais centrais eléctricas afastadas das zonas residenciais, e por aí fora.

O jogo permite-nos criar várias cidades independentes, que podem ser interligadas umas com as outras, e temos também à disposição vários modos para brincar sem grandes preocupações: como o modo sandbox que nos dá acesso livre a tudo, ou com dinheiro ilimitado; para além dos modos habituais de dificuldade fácil, médio e difícil.

Com a possibilidade de carregar estruturas e edifícios conhecidos criados pelos utilizadores (através da secção de plugins), coisas como o novo World Trade Center, a Torre Eiffel, aviões, parques e outros prédios que não existem no jogo de raíz, o céu é o limite neste magnífico jogo que recomendo vivamente a qualquer fã do verdadeiro e clássico Sim City.

Se forem rápidos e quiserem experimentar este jogo, temos aqui dois códigos oferecidos  pela equipa responsável pela criação de TheoTown. Mostrem lá que são capazes de construir magníficas cidades: M9W7HTWYW3ER
XE9AAEANW6RW


TheoTown na App Store

Tamanho: 116.8 MB


TheoTown - Rating: 5

Sem comentários :

Enviar um comentário