terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Doubletake by FiLMiC Pro

Algo que foi demonstrado pela FiLMiC na apresentação da Apple em Setembro foi a capacidade de poder ter várias câmaras activas ao mesmo tempo num vídeo e no ecrã do iPhone. E agora chega finalmente uma primeira versão dessa ferramenta com esta Doubletake by FiLMiC Pro, que podem encontrar gratuita na App Store, e com a promessa da sua chegada à FiLMiC Pro em breve.


O que é certo é que nesta corrida para usar as 4 câmaras do iPhone 11 Pro, apps como a DuetCam de Marcel Schmitz acabaram por ser as primeiras a chegar às mãos dos utilizadores, e continuam a prometer novidades para breve, para fazer face à concorrência deste gigante que é a FiLMiC.

Esta Doubletake está muito bem concebida, fazendo aquilo que é esperado de uma app deste género, mas apenas permitindo mostrar duas câmaras em simultâneo no ecrã. O que quer dizer que poder mostrar as 4 câmaras ao mesmo tempo como foi demonstrado na apresentação da Apple em Setembro, só mesmo quando chegar à última versão da FiLMiC Pro V7.

Esta app é ideal para Vloggers, Podcasts com vídeo, entrevistas, sendo possível mostrar os dois lados da acção. No menu principal podemos ver as câmaras que temos disponíveis no nosso iPhone (iPhone 11, iPhone 11 Pro, iPhone 11 Pro Max, iPhone Xs e iPhones Xr), onde cada um mostrará mais ou menos câmaras, e é aqui que podemos escolher qual a câmara A e qual a câmara B. Os iPhones 11 Pro e Pro Max são os que terão mais escolha, com as suas 4 câmaras presentes no ecrã, como se pode ver na imagem em cima.


Depois temos opções de filmar com uma das câmaras em modo PiP ou ecrã completo, o qual pode ser manipulado manualmente em tempo real, sendo mudado de lugar, fazendo-o desaparecer, etc, e temos aqui a possibilidade de manter os vídeos separados, ou então para poupar na pós-edição, ficar com um único vídeo com a imagem PiP sempre visível no ecrã.

Há que ter em atenção as limitações do próprio processamento do iPhone, e portanto a resolução máxima dos vídeos passa a ser 1080p em vez de 4K (é o máximo que a Apple permite neste momento), e a possibilidade de escolher entre 24, 25 e 30 frames por segundo.

Para quem preferir um modo entrevista, há a possibilidade de ter as duas imagens lado a lado ou em cima uma da outra, ideal para fazer um vídeo com alguém à nossa frente, como se pode ver no vídeo tutorial aqui em cima. Se têm algum destes iPhones mais recentes (do iPhone Xr para cima), então têm aqui uma app obrigatória para o vosso iPhone, ainda para mais sendo completamente gratuita.


Doubletake by FiLMiC Pro na App Store

Tamanho: 15.1 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário