quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Tetris®

Está explicada a notícia de ontem da Electronic Arts a dizer que ia retirar e descontinuar os seus jogos de Tetris que tinha na App Store. Os jogos eram excelentes, tenho de admitir, e ainda tenho um deles instalado no meu iPhone que iria funcionar até meados de Abril, mas com o lançamento oficial do Tetris® da N3TWORK Inc., percebemos o porquê da notícia, e vamos a correr apagar todos os Tetris que temos no iPhone, pois este jogo é simplesmente incrível.


É certo que existem mil e uma variações e jogos inspirados no clássico Tetris, mas agora com a chegada da N3TWORK Inc., que detém os direitos do jogo oficial, podemos agora contar com o verdadeiro Tetris, com a sua musiquinha antiga para voltar a deixar-nos viciados e a cantarolar o tema, e com uma data de temas que nos transportam para outras épocas e consolas por onde passou o jogo.

Dando um salto aos temas, carregando no pequeno ícone com um pincel em cima, podemos ver logo que há desde os estilos mais modernos aos mais clássicos, inclusive aquele que tem o ar de Gameboy clássico, onde até a música muda em conformidade com o tema escolhido, assim como os efeitos sonoros das peças a rodar e a cair.

Estes temas são fantásticos, e cada vez que trocamos para outro, parece que estamos a jogar um jogo completamente diferente. Recomendo vivamente que os experimentem todos, e não deixem de os rodar, que são mesmo muito loucos.

Em termos de jogabilidade não podíamos ter ficado mais bem servidos, pois os controlos para se jogar com apenas o dedo polegar (por exemplo) são incríveis. Se deslizarmos rapidamente para baixo lançamos a peça para o fundo do ecrã com toda a força, deslizar para os lados faz aquilo que é esperado, e deslizar com o dedo para cima faz com que a peça seja recolhida para a caixa do lado esquerdo para que possa ser usada mais tarde (ideal para guardar as peças compridas de 4).


Atenção que também é possível deslizar o dedo devagarinho para baixo no ecrã, o que faz com que a peça desça mais devegar, sendo assim possível deslizá-la para os lados quando esta toca no fundo. Se formos bem rápidos a tocar no ecrã para rodar a peça ou a movê-la para os lados quando esta toca nas outras peças, ainda podemos alterar a sua posição durante 1 segundo ou 2.

O jogo é gratuito e conta apenas com uma pequena publicidade que aparece no início de cada partida, uma coisa que dura nem 5 segundos, e depois podemos passar 10, 20, 30 minutos a jogar sem qualquer chatice nem publicidade a surgir à nossa frente. Simplesmente incrível.

Como se pode ver no vídeo em cima, há mais jogos planeados pela N3TWORK, como é o caso deste Tetris Royale que ainda não foi lançado, mas se pode ver que é um Tetris que vai colocar dezenas de jogadores a jogar uns contra os outros online. Apesar de não ser o vídeo deste Tetris, é possível verificar os vários temas do jogo, inclusive saltar para o minuto 21:00 onde se pode ver o tema que simula o Tetris no antigo Gameboy Classic. Com toda a certeza um jogo a não perder.


Tetris® na App Store

Tamanho: 340.8 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário