terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Mutatis

Cá está mais um jogo que traz algo de novo a um género que conta com milhares de jogos na App Store. Para os fãs de shoot em' ups, Mutatis de Victor Pineles, é um jogo gratuito que mexe na fórmula e traz algumas novidades no que toca à mecânica do jogo.


Ao arrancar, é verificada a bateria do iPhone, o volume, o brilho do ecrã, e o estado de funcionamento de mais alguns sensores, e só depois é que podemos começar a dar tiro neles. E porquê, perguntam vocês? Ora bem, primeiro a bateria, que conforme o nível de carga, dará direito a mais ou menos vidas para jogar.

Parece estranho não é? Mas é assim mesmo, se estiverem com a bateria bem fraca, só têm direito a uma vida, porque também não têm nada que estar a jogar com o iPhone sem bateria. Mas se estiverem acima dos 90% ou algo assim, levam com o máximo de 4 vidas, o que dá sempre jeito nestes shooters frenéticos.

Mas o jogo tem mais que se lhe diga, pois o brilho do ecrã muda por completo o tema do jogo, cores dos inimigos, cores do fundo, e o volume do jogo faz com que um inimigo potente mude a sua estratégia de ataque. Por exemplo estamos a jogar com som, e o inimigo está a disparar balas por todo o lado, mas se tirarmos o som ao iPhone, este muda a sua estratégia e passa para um modo mais defensivo, não disparando e com um escudo vai tentando evitar o nosso ataque.


Os poderes que vamos agarrando aqui e ali, activam outros modos diferentes de jogar, como por exemplo o poder da rotação, que nos permite inclinar o iPhone para controlar a direcção do disparo, o que requer alguma habituação, mas que pode ser uma grande vantagem estratégia para vencer alguns dos inimigos que encontramos pela frente.

Quase que parece uma experiência, e não apenas um jogo, mas o que é certo é que inova em muitas coisas interessantes, e deixa-nos agarrados a tentar perceber aquilo que temos ainda para desbloquear, e o jogo em si é muito porreiro e desafiante. Com algumas coisas bem malucas, como tirar screenshots para aceder às características dos inimigos e aos poderes e temas que vamos desbloqueando, temos aqui um jogo que tem mesmo de ser jogado para se perceber a pérola que temos à nossa frente.


Mutatis na App Store

Tamanho: 87.2 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário