terça-feira, 8 de setembro de 2020

Mendeleev.me

Neste tempos que correm, onde parece que regredimos a passos largos para a idade média, onde os negacionistas da ciência proliferam pelas redes sociais, não há nada como uma app como esta Mendeleev.me da Agile Flex Agency, que nos põe a tabela periódica na palma da mão, com imagens e detalhes sobre os elementos e até algumas experiências laboratoriais.

    

A app mostra-nos a tabela periódica logo no primeiro ecrã, onde temos os elementos dispostos numa grelha em modo de lista, ou então agrupados pelos seus diferentes grupos. Tocando num elemento saltamos para um ecrã onde podemos ler uma descrição sobre o elemento em questão, e a acompanhar algumas imagens de compostos e aplicações práticas onde pode ser usado no mundo. Aqui também temos acesso à informação detalhada sobre o elemento, uma lista bem completa ideal para os estudantes de química.


Há ainda uma secção onde podemos fazer algumas experiências em ambiente de laboratório, onde podemos misturar dois compostos e visualizar a reacção que resulta daí, e isto acompanhado de uma breve explicação do que acabamos de ver acontecer.

A app tem toda a informação que também pode ser visualizada no seu site (excepto as experiências em laboratório), e deixo aqui o link, pois pode dar muito jeito visualizar esta tabela periódica interactiva no ecrã grande de um computador, para ajudar a fazer trabalhos de casa, projectos, etc, etc. A app é gratuita, mas algumas das experiências laboratoriais têm de ser adquiridas através de uma compra in-app.


Mendeleev.me na App Store

Tamanho: 252 MB


Sem comentários :

Enviar um comentário