domingo, 5 de julho de 2009

iRetouch Lite

Hoje, 4 de Julho, festeja-se o dia da Independência nos Estados Unidos, e nós do lado de cá do Atlântico só temos que agradecer, porque o Nick Drabovich colocou o seu iRetouch Lite grátis para o dia de hoje. E eu digo-vos já que é de aproveitar a oportunidade.

Vou usar uma imagem da camera roll do meu iPhone para demonstrar alguns dos efeitos "à lá Photoshop" que podem ser efectuados por esta pequena app:


Podemos por exemplo escolher o "Clone Stamp" e duplicar o bolinhas azul ali no meio da estrada:


Ou então usar o "Smudge" para esborratar/desfocar diferentes zonas da imagem:


Temos também ao nosso dispor lápis, pincel e outras texturas para aplicarmos na imagem (neste caso andei a pintar a zebra com um "Soft Brush"):


Podemos fazer zoom-in na imagem para podermos fazer as edições com maior precisão, neste caso usei o "Brighten" para clarear um pouco o veículo azul:


Podem ser aplicadas por zona ou à imagem inteira efeitos como "Brighten", "Black and White", "Hue" e "Color". É de notar que em todas as ferramentas podemos controlar o tamanho do pincel, o seu efeito e dureza. Aqui usei o "Hue" para renovar a pintura do veículo clone para vermelho:


Para além de podermos aplicar o efeito à imagem inteira ou usar um pincel para afectar apenas uma zona determinada, podemos também escolher se esse pincel é redondo ou quadrado, sendo mais ou menos útil um ou outro dependendo do tipo de imagem que estejamos a editar. Aqui apliquei um efeito amarelado à imagem toda:


Todos os efeitos que aplicamos à imagem podem ser aplicados com cores e modos de mistura diferentes, o que nos dá uma flexibilidade imensa, deixando espaço para muita imaginação e criatividade:


Temos sempre disponível um "Undo", ferramenta essencial em qualquer software deste género, mas para não ficarmos limitados ao número de Undo's que podem ser efectuados, temos também a borracha, que apaga qualquer alteração efectuada sobre a imagem original.

Fica o aviso, se precisam de colocar fotos online quando estão longe do pc, esta pode ser uma ferramenta bem útil, e para versão Lite (grátis neste momento) eu não hesitava em agarrá-la, porque fica muito bem na secção de apps de fotografia do iPhone. Tenham um bom domingo e até à próxima app. :)


2 comentários :

  1. Muito bom :D eheh por acaso eu tinha uma tipo paintbrush mas muito limitada o Scribble Lite.

    Grazie ;)

    ResponderEliminar
  2. Sim, eu não falei nisso, mas com as ferramentas aqui disponíveis dá perfeitamente para desenho e não só tratamento de fotografias! You're welcome :D

    ResponderEliminar