terça-feira, 25 de junho de 2013

Napster

Ah, Napster, quem te viu e quem te vê. Muita música se trocou no planeta até meados do ano 2000 através dos servidores destes senhores, até ao seu fecho por causa dos stresses com os Metallica e os restantes gigantes da música. A marca pertence agora à Rhapsody International, e o serviço de Streaming está finalmente disponível em Portugal, com a app Napster para o iPhone / iPod Touch e iPad, e dá-nos a possibilidade de aceder ao serviço de forma gratuita durante 30 dias (é necessário criar primeiro a conta para depois fazer login na app).


É possível ouvir música em qualquer computador através do browser directamente do site do Napster, ou então, o que nos interessa mais, fazê-lo através da app oficial. Nela temos acesso directo a mais de 20 milhões de títulos, os quais podemos ouvir seguindo as sugestões que a app nos dá no seu home screen, pesquisando por nome de artista, álbum, ou nome da música, ou mesmo acompanhando uma qualquer rádio de um género favorito.

O que mais me interessa nesta app é a possibilidade que temos de criar playlists, que podem ter o número de músicas que quisermos, e a funcionalidade de descarregar qualquer música para o iPhone, para que se possa ouvir offline sem qualquer acesso à internet.


Isto é muito potente, porque podemos descarregar um álbum inteiro, ou mesmo uma qualquer playlist que tenha centenas de músicas favoritas, ficando logo o iPhone carregado com todas as músicas que queremos ouvir, seja aquela playlist de músicas que ouvimos no dia a dia no trabalho, ou aquela que criamos para uma festa em particular (e não sendo necessário estar a ligar ao iTunes nem nada do género).

Têm de passar pelo site do Napster para criar uma conta, na qual vos irá ser pedido um meio de pagamento (cartão de crédito, débito directo, ou PayPal), mas nos primeiros 30 dias nada vos será debitado, pois é o período de experiência gratuito. Antes que se acabe o prazo, e se não estiverem contentes com o serviço, é só cancelar a subscrição nas definições de conta no site, e está feito.

Pelo que pude ver o catálogo de músicas é incrível, e mesmo ao nível de música Portuguesa, encontrei todos os artistas que pesquisei, desde Deolinda, Ornatos Violeta, Rodrigo Leão, etc, etc. Se forem grandes apreciadores de música como eu, não deixarão de experimentar este belo serviço, especialmente porque é gratuito durante 30 dias.


Napster na App Store (Brasil)

Napster na App Store (Portugal)

Tamanho: 21.1 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário