domingo, 30 de março de 2014

Light This Up - Design Circuit Flow

Ora aqui está um pequeno jogo que nos põe uma série de puzzles à frente, os quais temos de resolver recorrendo aos conhecimentos básicos de electrónica e matemática. Estou a falar de Light This Up - Design Circuit Flow da Kooapps, e podem encontrá-lo grátis na App Store.


Os desafios não são muito complexos, mas acaba por se revelar um belíssimo jogo educativo, e um magnífico treino para o nosso cérebro, com os seus puzzles lógicos e uma grande componente matemática.

O objectivo é estabelecer as conexões de um circuito eléctrico, de maneira a que a lâmpada acenda. A ideia é usar o menor número de cabos eléctricos, e no início é bem simples fazer estas ligações, pois apenas temos que nos preocupar com transístores que nos obrigam a passar a energia numa certa direcção.

Mas num instante começam a ser introduzidas resistências que diminuem a voltagem de entrada, e onde teremos que escolher aquelas cuja voltagem subtraída da potência inicial, seja igual à voltagem da lâmpada.

Depois teremos que lidar com amplificadores de corrente que aumentam a voltagem, e que junto com as resistências lá começamos a ter que fazer bastantes contas de somar e subtrair até chegarmos à voltagem necessária para iluminar a lâmpada.

Com 80 puzzles disponíveis, e com certeza mais alguns planeados para virem numa próxima actualização, temos aqui um jogo gratuito que nos vai pôr a pensar e a fazer contas, e não há nada melhor para o nosso cérebro, do que algum exercício mental diário.


Light This Up - Design Circuit Flow na App Store (Brasil)

Light This Up - Design Circuit Flow na App Store (Portugal)

Tamanho: 11.2 MB


Sem comentários :

Enviar um comentário