quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Fast Camera

Aqui está uma app que faço questão de ter na pasta de apps de fotografia, e que é uma ferramenta magnífica para uma multitude de situações. Estou a falar da rapidíssima Fast Camera - The Rapid Speed Burst Mode, Timelapse Cam Photography, Snappy Photos & Video Sharing App da i4software, e podem encontrá-la temporariamente gratuita na App Store.


Esta é uma app que já tem mais de um ano, criada pela mesma empresa que nos trouxe a app de vídeo Vizzywig - Video Editor Movie Maker, e que tem vindo a ser actualizada constantemente, o que fez com que se tornasse na espectacular app que temos hoje disponível na App Store.

Se ficarmos com o dedo no disparador da Câmara Fotográfica nativa do iPhone, é-nos permitido tirar uma sequência de fotos a alta velocidade, especialmente rápida se estivermos num iPhone 5S ou nos novos iPhone 6. Mas nada se compara à rapidez desta app, que tira fotos a alta velocidade a 8 Megapixeis (1500 fotos por minuto), dando para quase o dobro das fotos num iPhone 5, comparando com as tiradas pela Câmara nativa.

Isto é muito útil para tirar fotos a eventos desportivos, ou qualquer tipo de acção que se passe à nossa frente, com grande movimento e rapidez. Depois de dispararmos dezenas ou centenas de fotos, passamos para um ecrã de revisão, onde podemos visualizar e escolher quais as melhores fotos a guardar no rôlo de câmara.


Mas a app permite que façamos muito mais coisas com ela, bastando dar um salto às definições da app para perceber que temos não uma, mas umas 10 apps em uma. Para além de ser possível definir a resolução de output (que nos permite aumentar consideravelmente a velocidade de disparo), podemos activar a opção de disparo imediato mal abrimos a app (para não perder o momento), o modo de disparo contínuo / manual / burst, se queremos usar focagem automática, activar o modo manual, e o tempo de pausa entre imagens (para o caso das fotos de grupo ou time-lapse).

A Fast Camera acaba por ser ideal para tirar fotos de grupo, por exemplo, onde definimos que queremos tirar 10 fotos em sequência, activamos o temporizador, e depois de seguida escolher qual a melhor foto onde se vê toda a gente a sorrir, de olhos abertos, etc.

Time-Lapse também é algo que está presente aqui nesta app, podendo escolher facilmente qual o tempo entre cada disparo, e depois no final em vez de guardarmos as fotos no rôlo de câmara, exportamos como um vídeo (é possível escolher qual a resolução do vídeo, frame rate, etc).

É importante referir que ao activar os controlos manuais, aparecem no ecrã 3 alvos diferentes, para controlar separadamente a exposição, focagem, e controlo de brancos. Cada um destes controlos tem um pequeno cadeado para fixarmos o ajuste no ponto que escolhemos (especialmente útil para fotos em time-lapse).

Esta app é um autêntico canivete suiço para iPhoneógrafos, por isso não deixem passar a oportunidade e instalem a app enquanto está gratuita na App Store, que não se irão arrepender. Podem ver aqui em baixo um vídeo de apresentação da app, que já é um pouco antigo, mas dá para ter uma ideia do seu funcionamento de uma maneira geral.


Fast Camera na App Store (Brasil)

Fast Camera na App Store (Portugal)

Tamanho: 17.6 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário