sexta-feira, 6 de março de 2015

Hydra - Fotografia Fantástica

Para quem usa com frequência o iPhone como câmara fotográfica principal, saibam que é possível conseguir fotos com ainda maior qualidade. Basta instalar uma app como esta Hydra - Fotografia Fantástica da Creaceed SPRL, e passarão a ter fotografias nocturnas sem ruído e maior luminosidade, vídeo e fotos HDR com múltiplas exposições, e imagens com maior resolução e detalhe.



Esta app é de facto fantástica naquilo a que se propõe fazer, que é obter imagens com maior qualidade e detalhe. Quero já deixar claro, que para conseguir imagens com uma resolução mais alta, sem ruído, e com um maior detalhe, é importante tirar fotos com o mínimo de movimento possível da nossa parte quando estamos a segurar no iPhone.

Os algoritmos usados para as fotos HI-RES, ZOOM e LO-LIGHT, requerem de facto que haja alguns micro movimentos, porque é mesmo das ligeiras diferenças entre as várias imagens que são registadas, que se consegue obter maior detalhe e eliminar ruído desnecessário das imagens com pouca luz.


Para tirar uma imagem de 32 Megapíxeis, a app calcula automaticamente quantas fotos deve tirar, de acordo com as condições de luz, podendo tirar entre 50 a 100 fotos (ou apenas 10), para depois as compôr de imediato e obter uma imagem com maior qualidade.

Nas imagens aqui em cima podemos ver do lado esquerdo uma imagem tirada com a app de câmara nativa do iPhone (crop a 100%), e do lado direito podemos ver uma foto tirada com a Hydra com apenas 16 Megapíxeis (aqui reduzida a 50%), onde se pode ver claramente a redução do ruído, maior detalhe, e até a recuperação de alguma cor que se perde na foto original tirada com a app da câmara do iPhone.


Zoom digital é algo que nunca uso na câmara do iPhone, mas com esta Hydra a coisa sobe bastante de nível, percebendo-se de imediato pelas imagens em cima, que os ganhos são consideráveis. A imagem do lado esquerdo foi tirada com a app nativa do iPhone (crop a 100%), e a do lado direito foi tirada com a Hydra no modo de Zoom a 4x. Mais uma vez, nota-se a eliminação do ruído, e uma imagem com um detalhe melhorado, que permite até, ler com maior facilidade o texto na parede atrás.

O modo de LO-LIGHT funciona muito bem, desde que consigamos manter o iPhone estável no momento em que estamos a tirar a foto (pois são necessárias várias imagens para obter uma imagem final com maior qualidade), notando-se uma melhoria na luminosidade, mas mais ainda na redução do ruído geral da imagem (que é também visível nas imagens aqui em cima).

O modo de fotografia HDR permite-nos obter uma imagem HDR a preto e branco, uma a cores, e uma com um efeito exagerado de cor, bem conhecido da comunidade de fotógrafos aficcionados pelas imagens HDR, e é de salientar que usa várias exposições, ao contrário das habituais 2 ou 3 exposições usadas por outras apps do género. O vídeo em HDR é algo que poderemos não usar muitas vezes, mas se tivermos numa situação com muito contra luz, é de facto a app ideal para conseguir um vídeo onde podemos ver todas as zonas com uma boa exposição de luz.

Podem ver no site mais exemplos de fotos tiradas com a Hydra, que mostra as capacidades desta excelente app. Tenham em atenção que imagens com objectos em movimento, ou umas mãos que tremem em demasia, não permitem obter imagens de qualidade com esta app. De resto, se sentem a necessidade de espremer mais uns píxeis e uma maior qualidade da câmara do vosso iPhone, esta app é com toda a certeza o caminho a seguir.


Hydra - Fotografia Fantástica na App Store (Brasil)

Hydra - Fotografia Fantástica na App Store (Portugal)

Tamanho: 9.6 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário