quarta-feira, 29 de junho de 2016

Fogos.pt

Sabiam que há um site para verificar onde há fogos activos em Portugal? Pois bem, agora temos também uma app para iPhone, a Fogos.pt de João Pina, que podem encontrar gratuita na App Store, e nos avisa inclusive quando aparece algum fogo novo no nosso distrito.



As informações dos fogos activos e aqueles que já foram encerrados podem ser consultados já há um ano através do site fogos.pt, mas agora também o podem fazer através desta nova app, que nos mostra um mapa com os vários locais onde estão ou estiveram fogos activos.

Na descrição da app podemos ver a legenda daquilo que se vê no ecrã (fogos em curso, em resolução, concluídos, etc), e ficamos a saber que as actualizações são feitas de 10 em 10 minutos, indo recolher os dados directamente à Protecção Civil.

Ao entrar na app é-nos pedido para nos registarmos com o nosso e-mail, o que é gratuito, e basta dar um salto à secção das notificações para activarmos aquilo que me parece o mais interessante desta Fogos.pt. Para cada distrito que nos interesse, é possível activar as notificações, para que sejamos avisados imediatamente mal ocorra um incêndio nas localidades escolhidas.

Infelizmente estamos na época dos incêndios, e como poderão desde já constatar ao instalar a app, o mapa de Portugal tem neste momento vários fogos activos, ou que terminaram há pouco. Seja porque moram numa zona de floresta, ou porque vão de férias para o interior, ter esta Fogos.pt com as notificações activadas para os distritos em questão, pode ser um autêntico salva vidas.


Fogos.pt na App Store

Tamanho: 8.9 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário