terça-feira, 31 de outubro de 2017

TapMeasure – AR utility

No outro dia vimos como criar um modelo de uma casa com a RoomScan Pro e as suas novas capacidades do ARKit, e hoje temos mais uma excelente app para tirar medidas a tudo o que quisermos para além da criação de um modelo 3D de uma divisão. Estou a falar de TapMeasure – AR utility da Occipital, e podem encontrá-la hoje grátis na App Store.


Esta TapMeasure deixa-nos tirar medidas a qualquer objecto, bastando seleccionar 2 pontos, aparecendo de imediato a reta a ligá-los e a respectiva medida aproximada. Para isto funcionar muito bem, há que ter uma superfície considerável e bem iluminada (e que tenha algum tipo de textura). Um chão liso completamente branco não é a melhor opção, fica já o aviso.

Mas esta app usa também um algoritmo avançado de visão, que permite detectar automáticamente as janelas, portas, e quadros dispostos nas paredes de um quarto. Portanto, para além de medirmos as paredes colocando pontos, podemos aproveitar este modo automático para reconhecer de imediato outras características importantes da divisão em questão.

A app é bem intuitiva, e conta com algumas ferramentas extra, como é o caso da opção para endireitar quadros e molduras nas paredes. Ao fazer o reconhecimento automático destes objectos nas paredes, basta apontar o iPhone para a parede, e pedir a alguém para ir ajustando o quadro, verificando em tempo real quando é que o ângulo está perfeito.

No que toca a criar um modelo 3D de um quarto, podemos depois navegar no interior desta estrutura em 3D, e até visualizá-la por cima. Para partilhar não podia ser mais fácil pois temos a opção de enviar um link directo para um contacto, ou então exportar para o SketchUp onde podemos depois editar e continuar a trabalhar no modelo (perfeito para arquitectos e designers).

Podem ver aqui em baixo o vídeo de apresentação da app, que nos mostra algumas das suas funcionalidades em acção, e já sabem, para usarem esta app têm de ter um iPhone com o iOS 11 compatível com o ARKit (do iPhone 6s para cima).


TapMeasure – AR utility na App Store

Tamanho: 26.1 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário