quarta-feira, 15 de maio de 2019

XOB

Psicadélico, cinético, e absolutamente alucinante, XOB de Jord Farrell, é um jogo incrível com 100 puzzles para resolver, num universo que conta com as leis da gravidade e não só, e que podem encontrar gratuito na App Store.


E é assim que a App Store vai ficando mais rica, com jogos Indie incríveis como este XOB. Desde o aspecto visual Technicolor que mais parece estarmos a assistir a um filme num antigo leitor de vídeo VHS, à qualidade do som criado por Mark Sparling, temos aqui um jogo que agradará bastante aos fãs de puzzles, mas também a qualquer apreciador de obras de arte em geral.

Neste jogo controlamos o movimento do cenário que temos à nossa frente, onde deslizando o dedo no ecrã para a direita ou esquerda faz com que o mundo seja rodado numa ou noutra direcção. O nosso objectivo é levar um cubo colorido até ao portal que o transportará para o próximo desafio.


E para movimentar o cubo basta inclinar ligeiramente o cenário de maneira a que o cubo se mova por acção da gravidade, ou então tocar uma vez no ecrã para virar o mundo de pernas para o ar, fazendo com que o cubo vá parar imediatamente ao lado oposto do cenário.

Temos de jogar muito bem com estes movimentos do cubo e esta inversão do cenário, pois temos de evitar que o cubo caia no limbo, obrigando-nos a reiniciar o nível. Há que pensar muito bem para onde mover o cubo a seguir, porque a gravidade nem sempre funciona da mesma forma caso ele rode e não haja nenhuma parede para o amparar.


Há poucas explicações depois do simples tutorial inicial que podemos ver no vídeo aqui em baixo, e é mesmo isto que nos é pedido. Que exploremos e que vamos descobrindo por nós próprios aquilo que é preciso fazer em cada nível, e digo-vos já que há muita coisa para descobrir, e quando derem por ela já jogaram uma série de níveis em poucos minutos.

O criador do jogo é bastante honesto com a maneira como faz dinheiro com o jogo, avisando-nos que a cada 4 níveis teremos de visualizar um vídeo com publicidade, e até podemos aceder ao menu das opções e visualizar vídeos antecipadamente (até 24 vídeos no máximo para o jogo todo) para que se possa jogar uma série de níveis sem ser interrompido. De qualquer maneira é sempre possível pagar pelo jogo para eliminar de imediato a publicidade e para ajudar o criador de tão magnífica obra de arte.


XOB na App Store

Tamanho: 139.5 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário