quinta-feira, 16 de maio de 2019

Ailment

Hoje temos a estreia de um dual-stick shooter passado no espaço que é também um RPG e Roguelike com história para contar e um ambiente a fazer lembrar o Alien, o que é bem apreciado. Estou a falar de Ailment de Ivan Panasenko, um jogo que podemos encontrar hoje grátis na App Store.


Em Ailment controlamos um personagem que acorda sem qualquer memória dos eventos mais recentes a bordo de uma nave no espaço, e que descobre que toda a tripulação (ou quase) o quer ver morto, e não percebe bem porquê nem o que aconteceu para chegar a esse ponto.

É algo que teremos de investigar e descobrir, pois este dual-stick shooter tem muita narrativa para nos contar, que o nosso personagem está sempre em conversa como se pode ver pela imagem aqui em cima (para fazer desaparecer o texto do ecrã basta tocar em cima dele com o dedo).

Como dual-stick shooter o jogo é bem competente e tem acção a rodos, por isso estejam preparados para morrer e muito, que os tripulantes da nave são rápidos e maus como as cobras. Temos acesso a um inventário onde podemos adquirir novas armas, as quais podem ser trocadas no meio do combate, e temos também acesso a escudos temporários que nos ajudam a evitar fogo inimigo em situações mais complicadas.


O jogo permite-nos convencer os personagens NPC a virem connosco, e eles também lutarão ao nosso lado. Convém no entanto protegê-los, porque acabam por morrer se levarem com muito fogo inimigo. Na nave teremos que aceder a computadores para abrir portas nos variados corredores que existem à nossa volta, e temos que abrir armários e caixas para encontrar mais armas, kits médicos, etc.

Pelo caminho vamos encontrando personagens que nos ajudarão a perceber mais da história e daquilo que se passou nos dias anteriores a perdermos a memória. O nosso progresso é gravado no início de cada nível, o que é bom para não termos que começar o jogo do início sempre que morremos. Podemos melhorar a saúde do nosso personagem com os kits médicos, usando pontos que vamos ganhando em combate, ou mesmo visualizando um vídeo com publicidade.

No geral o jogo está muito bem conseguido, com uns gráficos muito retro que são bem apreciados, e um ambiente a sonoro a fazer lembrar o Alien que também me agrada bastante. Há vezes em que a música muda repentinamente para nos avisar que entramos numa zona em que vai haver combate, e isto pode ser um bocadinho irritante em algumas situações. Vejam a trailer do jogo e não deixem de experimentar este belo shooter que podemos encontrar grátis na App Store.


Ailment na App Store

Tamanho: 135.9 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário