terça-feira, 22 de setembro de 2020

Widgetsmith

Conhecidos por desenvolverem apps para acompanhar a chegada de novas funcionalidades do iOS, a  Cross Forward Consulting traz-nos desta vez uma das primeiras apps pensada exclusivamente para criar widgets que podemos colocar no nosso home screen. Estou a falar de Widgetsmith, e podem encontrá-la grátis na App Store.

      

Uma das novas funcionalidades que temos agora no recém chegado iOS 14 é a possibilidade de podermos ter widgets no ecrã principal. Estes widgets são disponibilizados pelas apps do sistema oficiais da Apple, e também podem ser dispobilizados por qualquer app que já tenhamos instalada no nosso iPhone, o que pode dar muito jeito, caso seja uma app que usemos bastante.

No caso desta Widgetsmith, é uma espécie de caixa de ferramentas onde podemos criar vários tipos de widget que poderemos considerar útil. Widgets altamente personalizáveis, em termos de formato, cor e tamanho do texto, cor do fundo, etc, etc.


E temos aqui um leque variado de widgets que podemos adicionar ao nosso ecrã principal, desde o dia e hora, acesso ao nosso calendário (podemos ter por exemplo um widget com os aniversários sempre presente em cima no ecrã principal), a nossa actividade, widget para fotografias, widget de astronomia, widget com vários relógios, o estado do tempo, onde podemos mostrar apenas a temperatura, ou a chuva, o estado das ondas no mar, ou misto destas coisas, etc.

O interessante é que podemos personalizar qualquer um destes widgets da maneira que quisermos em termos de aspecto e formato, mas mais ainda a possibilidade de termos um widget que vai mudando conforme a hora do dia. Imaginem que acordam de manhã e o widget que têm no ecrã mostra-nos o estado do tempo, quando chega a hora do trabalho muda para um widget que nos mostra o calendário, e à noite muda para o widget da astronomia. 

O céu é o limite. Bem, o céu e uma subscripção, que se quiserem aceder ao widget do estado do tempo, infelizmente é algo que é pago. Tirando isso, uma app que recomendo vivamente, a qual preferia que tivesse uma compra in-app em vez de uma subscrição para activar o widget da meteorologia.

Sem comentários :

Enviar um comentário