quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Quick-Tap

A Launcher foi retirada da App Store, o que foi uma decisão bem infeliz por parte da Apple, mas para todos aqueles que apreciam ter uma série de atalhos para realizar chamadas, enviar mensagens, aceder directamente a apps, isto tudo através da central de notificações, dêem uma vista de olhos à Quick-Tap da WildPalm Ltd., uma app gratuita com o mesmo tipo de funcionalidade que a Launcher.



A Quick-Tap permite-nos criar o mesmo tipo de atalhos que a Launcher, directamente acessíveis através da central de notificações. Ficam de fora o acesso a áreas específicas das definições do iPhone (e talvez por isso ainda não tenha sido retirada da App Store), e ganha algumas funcionalidades avançadas que são bem úteis e interessantes.

Com a app podemos ter atalhos para fazer uma chamada para um contacto favorito, enviar uma mensagem, enviar um Email, estabelecer uma chamada por FaceTime, pôr a música a tocar, abrir uma página web, e abrir directamente apps como a Instagram, WhatsApp (abrindo na conversa com um contacto em particular, se quisermos), Skype, Facebook, Facebook Messenger, Waze, entre outras, e ainda a possibilidade de enviar de imediato a nossa localização, ou abrir os mapas da Apple e Google com as direcções para um determinado local (casa, trabalho, etc).

Como app gratuita que é, temos acesso a 3 secções diferentes com 3 atalhos cada uma, o que dá para criar 9 atalhos na central de notificações. Mas se estivermos dispostos a contribuir com uma pequena compra in-app, abre-se a caixa de pandora, com algumas funcionalidades avançadas bem interessantes.

É possível separar os atalhos por diferentes secções, e isto é útil se activarmos as opções avançadas da Quick-Tap, pois podemos fazer aparecer e desaparecer estas secções conforme nos der mais jeito. Imaginem-se no trabalho, e ao aceder à central de notificação apenas aparece a secção com os contactos para colegas de trabalho, e atalhos para apps que nos interessam aceder quando estamos a trabalhar.

Podemos activar secções de acordo com a nossa localização, ou então de acordo com os dias da semana, ou mesmo até dependendo do período do dia, como se pode ver pela imagem de configuração das opções temporais e de localização aqui em cima.

A configuração dos atalhos é um pouco rudimentar, sendo necessário tocar várias vezes no botão "Editar" para criar e apagar atalhos, e há que pensar muito bem na ordem que os queremos, pois não há forma de os arrastar. Se quisermos apagar uma secção, temos de retirar todos os atalhos da mesma, e por ventura fechar e abrir  a app para a mesma desaparecer de vez. Algo a melhorar numa próxima actualização.

A possibilidade de ter apenas os atalhos que nos são mais relevantes quando estamos num determinado local, ou a uma hora do dia específica, são o que distingue esta Quick-Tap das demais, e torna esta compra in-app para a versão Pro bem apetecível. A app é gratuita, por isso podem experimentar e dar uso à vontade aos 9 atalhos possíveis.


Quick-Tap na App Store (Brasil)

Quick-Tap na App Store (Portugal)

Tamanho: 4 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário