quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

1 Second Everyday

Gosto muito de apps que nos permitam registar a nossa vida com o passar do tempo, como por exemplo a DailyMugShot, que já passou aqui pelo blog quando saíu o iPhone 3G. Mas, e se em vez de tirarmos uma foto todos os dias, guardassemos 1 segundo em vídeo de cada um dos dias que pisamos este planeta? É esta a ideia da 1 Second Everyday de Cesar Kuriyama, uma app muito interessante que se encontra gratuita na App Store apenas durante o dia de hoje.


A app ao ser iniciada pesquisa todo os vídeos que temos armazenados no iPhone e coloca-os num calendário nos seus respectivos dias. É claro que a ideia é começar agora com esta ideia de fazer um pequeno vídeo todos os dias (ou com a frequência que quisermos), para que não apareçam muitos dias sem qualquer vídeo disponível.

A partir daqui basta tocar nos dias a amarelo que contêm vídeos, para que possamos seleccionar qual o clip de 1 segundo queremos guardar. Estes pequenos clips ficam todos armazenados na app, e por isso os vídeos originais podem ser eliminados da camera roll quando for preciso.


O processo para seleccionar o clip de 1 segundo é muito simples e prático. Basta abrir o vídeo que nos interessa, arrastar o marcador amarelo em baixo para a posição que queremos, visualizar o clip, e se estivermos satisfeitos só temos de tocar na tesoura para terminar.

É preciso ter atenção com os vídeos criados na vertical ou criados em certas apps de vídeo, que podem não ser completamente compatíveis e não aparecer correctamente no calendário. Mas a app acabou de sair hoje, por isso suponho que seja algo a ser corrigido nos próximos dias.


Para aqueles dias em que não há qualquer vídeo disponível, mas queremos lembrar de alguma forma o que se passou nesse dia, é possível escolher uma foto e escrever um texto, ou mesmo ficarmo-nos apenas pelo texto.

Ao fim de algum tempo, e quando tivermos vídeos suficientes que justifiquem a criação do vídeo final, basta seleccionar uma das 3 opções disponíveis, vídeo do mês, vídeo do ano, ou um vídeo criado entre duas datas escolhidas por nós.


O vídeo final criado pode ser depois exportado para a camera roll, para o YouTube ou para o Facebook.

E se quisermos mesmo levar esta ideia avante de uma forma certinha e séria, é possível criar avisos com a frequência que quisermos, para ter a certeza que não vai faltar material na hora de escolher aquele 1 segundo mais importante e relevante do nosso dia-a-dia.

Uma funcionalidade muito útil que está também presente nesta app, é a possibilidade que temos de criar várias timelines, podendo assim acompanhar vários projectos ao mesmo tempo (o nosso dia-a-dia, o crescimento dos filhos, a roupa que vestimos, etc, etc).

Seja para ficar com um vídeo muito interessante da vossa vida ao longo de 1 ano, vários anos, ou mesmo de um evento qualquer como uma viagem de férias ou os preparativos de um casamento, etc, esta app é tudo o que precisam para fazerem este registo de uma forma bem fácil e prática. Aproveitem para instalar a app hoje enquanto está gratuita na App Store.





1 Second Everyday na App Store (Brasil)

1 Second Everyday na App Store (Portugal)

Sem comentários :

Enviar um comentário