quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Gnomitaire

E cá estamos nós de volta à taverna do jogo Card Crawl, desta vez para fazer um joguinho rápido de solitário. Arnold Rauers traz-nos desta vez este Gnomitaire, um jogo gratuito que nos põe a jogar solitário com apenas 16 cartas contra um gnomo.

Se nunca passaram por nenhum jogo de Arnold Rauers, então esta é uma boa altura para o fazerem, que os seus jogos são uma delícia, tanto em termos de design como jogabilidade e genialidade. Desta vez, no lugar dos combates habituais contra um adversário, ou na fuga de uma máquina infernal, estamos perante um simples jogo de solitário, onde temos de ordenar 16 cartas à nossa frente para vencer o jogo.

Na mesma taverna onde nos defrontavamos com monstros em Card Crawl, desta vez temos à nossa frente um gnomo a desafiar-nos com o seu baralho especial. Somos apenas nós e as 16 cartas, e alguma paciência e estratégia à mistura.


Temos em baixo 4 montes de 4 cartas cada, e vamos ter de ir jogando as cartas em 4 colunas na mesa. Quando conseguirmos despachar as 16 cartas na mesa, ganhamos a partida. Cada carta tem um naipe (espadas, ouros, corações, paus), e na mesma coluna não podem existir naipes repetidos. Como em Miracle Merchant, cada carta diz-nos que naipes podemos jogar em cima dessa mesma carta, o que nos limita um pouco as jogadas.

Temos de ter isso em atenção, mas não é muito difícil chegar ao final em poucos minutos (segundos?). Isto no modo casual, porque se passarmos para o modo Expert temos uma nova regra em jogo, que é não poder ter naipes repetidos nem numa coluna, nem numa linha, o que complica um pouco as coisas.

Há também um modo de Challenge que nos põe frente a frente com outros 9 jogadores e com um baralho idêntico, a ver quem termina mais rápido e no menor número de jogadas. Para fazer jogos rápidos, este Gnomitaire é uma delícia, e aqueles que gostam de competir pela pontuação, têm aqui muito que competir.


Gnomitaire na App Store

Tamanho: 95.8 MB


Sem comentários :

Enviar um comentário