terça-feira, 10 de novembro de 2020

Nightcam: Night Mode Camera

Com os iPhones mais recentes tirar fotografias à noite passou a ser algo natural e as fotos que se conseguem são muito boas. Para os iPhones mais antigos e para quem quer ter algum controlo sobre o processo de tirar fotos em ambientes escuros, esta Nightcam: Night Mode Camera de Ahmet Serdar Karadeniz, é a app ideal e está hoje grátis na App Store.

Para conseguir fotos em ambientes escuros com alguma qualidade e luminosidade nos iPhones mais antigos, não há nenhuma app como a NeuralCam Night Camera, mas o que esta Nightcam faz é também muito interessante por si só, e com o seu algoritmo e inteligência artificial consegue obter uns resultados bem porreiros.

Mas o que eu mais aprecio nesta app é o controlo automático da exposição, que funciona muito bem, e ajusta os valores de ISO (sensibilidade) e velocidade de forma automática e com grande precisão. Não há milagres em ambientes completamente escuros, mas com o iPhone pousado numa superfície estável ou tripé, é possível obter fotos com muito mais luz que o normal.

No entanto, o modo que realmente interessa para os mais criativos e profissionais, é o modo de controlo de exposição manual. Ao activarmos este modo manual, passamos a poder controlar a sensibilidade ISO e velocidade do obturador à mão, com os controlos a aparecerem sobrepostos em baixo no ecrã.

Para além de conseguirmos obter o resultado exacto que estamos à procura em termos de luz, é possível verificar com a câmara em tempo real como irá ficar a foto final. Podemos por exemplo fazer efeitos de arrastamento com luz, imagens tremidas propositadamente, dependendo da velocidade escolhida para o obturador, etc, etc.

Uma app que está neste momento gratuita, e que nos dá algum poder de controlo manual sobre fotos tiradas à noite, e com a possibilidade de dar asas à imaginação e à criatividade. Não é a app para iluminar uma cena completamente às escuras, mas é uma ferramenta muito interessante para ter no "estojo" de qualquer fotógrafo.


Nightcam: Night Mode Camera na App Store

Tamanho: 36.6 MB


Sem comentários :

Enviar um comentário