segunda-feira, 31 de maio de 2021

fio!

Daqueles jogos que são uma óptima ginástica para o cérebro, fio! da Northbound Games, tem muita pinta com os seus 60 puzzles que nos vão desafiar ao máximo, e está neste momento grátis na App Store.

fio! tem 60 níveis desenhados à mão, que serão com toda a certeza um excelente desafio para manter o vosso cérebro bem jovem e exercitado. Numa espécie de labirinto existem uns blocos que se movem o número de casa indicados numa das suas faces.

Se um cubo tem duas pintas, quer dizer que se pode mover duas casa, uma pinta move apenas uma casa, e 3, 4 pintas, permite que se mova 3 a 4 casas, e por aí fora. A ideia é contar sempre bem quais os movimentos a fazer, quantos para trás e para a frente, de maneira a desbloquear a passagem para os outros cubos, e até usando esses mesmo cubos para nos ajudar a catapultar para outros locais.

Há imenso para fazer, e novas mecânicas vão sendo introduzidas. A dificuldade vai aumentando, e pelos vistos até chegar aos 60 puzzles. Conseguirão resolvê-los a todos? Os criadores do jogo recomendam a que voltem mais tarde, ou mesmo no dia a seguir, caso encravem em algum puzzle. Portanto fica a dica, e boa sorte com essa ginástica mental.


fio! na App Store

Tamanho: 37.1 MB


segunda-feira, 24 de maio de 2021

Neon Blocks

Não é nenhuma novidade no mundo dos jogos de puzzles para iPhone, mas este Neon Blocks de Hassan Taleb, que podem encontrar gratuito na App Store, está muito bem concebido, e temos aqui puzzles para resolver que nunca mais acabam.


Ao estilo de jogos estilo Tangram, e até Tetris, temos de encaixar peças umas nas outras, até preenchermos a grelha toda que temos à nossa frente no ecrã. As peças disponíveis estão em baixo, e é só pensar alguns movimentos de forma antecipada para começar a resolver aqueles níveis mais complexos.

A complexidade aumenta especialmente por causa das grelhas em cada nível começaram a ficar maiores, com mais peças para colocar, e muito mais espaço livre, que nos deixa a adivinhar qual serão as posições certas para resolver o puzzle que temos à frente.

É como digo, não é nenhuma novidade em termos dos puzzles que temos para resolver, mas o jogo tem muita pinta, está muito bem concebido, e não qualquer nota negativa a apontar. Apenas que tem imensos puzzles, em grelhas que vão aumentando de tamanho, o que nos obriga a perder cada vez mais tempo a pensar nas soluções dos puzzles. Divirtam-se a exercitar o cérebro todos os dias com este Neon Blocks.


Neon Blocks na App Store

Tamanho: 17 MB

 

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Samorost 1

E eis que chega finalmente aos iPhones, iPads e Macs, o jogo que faltava da Amanita Design. Estou a falar de Samorost 1, o original puzzle point-and-click que deu o mote para todos os jogos brilhantes que estes criadores nos têm trazido, como os outros Samorost, Machinarium, e o deslumbrante Creaks, que já falei aqui antes.


Samorost 1 parece quase uma demo, uma experiência que teve grande sucesso e que deu origem a uma série de jogos espectaculares. Utilizando cenários fotorealistas, com técnicas semelhantes às usadas no espectacular Lumino City, temos de ajudar o nosso herói, um pequeno ser que flutua livremente no "universo" no seu pedaço de tronco de árvore, quando detecta que vem na sua direcção, que nem um projéctil outro pedaço de tronco de árvore, e que resultará numa tragédia.

Depressa teremos que apanhar boleia de um foguetão e tentar resolver o problema, num jogo carregado de puzzles e mistério, com uma banda sonora e efeitos sonoros muito bem desenhados, um visual simplesmente incrível, e que só peca por ser curtinho. Mas é o original, está gratuito, e toda a gente o deveria jogar, para perceberem como todos os jogos da Amanita Design são obrigatórios.


Samorost 1 na App Store

Tamanho: 67.9 MB



terça-feira, 18 de maio de 2021

Reflexes - Activities at Home

Ainda não temos o Fitness+ da Apple disponível nos nossos iPhones e Apple TVs, mas podemos utilizar uma app como esta Reflexes - Activities at Home da Sliced Backhand Ltd., para nos pôr a suar e a treinar os nossos reflexos ao mesmo tempo.

Esta app de realidade aumentada é muito porreira, e tem dado bastante jeito numa altura de pandemia que obriga as pessoas a estarem mais tempo em casa, e até evitar ginásios. E é tão simples como pousar o iPhone no chão à nossa frente, de maneira a apanhar o nosso corpo por inteiro, e depois começar com os vários desafios que estão disponíveis.

A app utiliza a câmara frontal do iPhone, e portanto a ideia é acertar com as mãos nas bolas que aparecem no ecrã. Elas aparecem de forma aleatória, como se nos estivessem a atirar bolas de ténis as quais temos de atirar de volta, e que nos obriga a andar a correr de um lado para o outro.

Com exercícios de 30 segundos a 2 minutos, com várias velocidades possíveis, esta app vai pôr qualquer pessoa a suar e a queimar calorias como se não houvesse amanhã. Com os vários tipos de desafios, podemos andar atrás de uma bola, duas bolas, ou mais, ou então abrir o modo de reflexos, onde temos de ser o mais rápidos possível a acertar nas bolas antes que desapareçam do ecrã, etc, etc.

Com a possibilidade de gravar a sessão em vídeo (para nos rirmos depois com as nossas figurinhas) e a possibilidade de desafiar amigos e familiares a baterem os nossos tempos e pontuação, preparem-se para perder uns quilitos se abrirem esta app todos os dias por uns bons minutos. :D


Reflexes - Activities at Home na App Store

Tamanho: 36.5 MB


domingo, 16 de maio de 2021

Mars Power Industries

Já andava de olho neste jogo há algum tempo, um quebra cabeças Sci-Fi passado em Marte com um aspecto gráfico e sonoro fantástico. Estou a falar de Mars Power Industries de Lukasz Zmudziak, e podem encontrá-lo hoje completamente grátis na App Store.

Pelo aspecto inicial, sempre pensei que se tratava de um daqueles jogos "Idle", onde se activa uma data de coisas, e vai-se voltando de tempos a tempos para ir melhorando as coisas que temos à nossa volta. Não podia estar mais enganado, pois trata-se mesmo de um quebra cabeças carregado de puzzles.

Inspirado no filme 2001 Odisseia no Espaço, preparem-se para ver o famoso monólito entre outras coisas, e tentar perceber o grande mistério que existe em Marte. Isto vai sendo contado sem qualquer palavras, e é tudo visual, mas muito interessante.

Como jogo de puzzles, a mecânica não é complexa, mas é no fundo um jogo bem relaxante, onde em apenas 5 movimentos conseguimos resolver o quebra cabeças. O objectivo é o seguinte, como electricista em Marte, teremos que colocar as torres eléctricas que alimentarão por contacto directo os vários edifícios que iluminarão o terreno à nossa volta. Com a escuridão a começar a invadir, o nosso trabalho é completamente vital. Boa sorte! :D


Mars Power Industries na App Store

Tamanho: 210.6 MB




segunda-feira, 10 de maio de 2021

Spaceholes - Arcade Watch Game

Não é um Space Invaders, nem é um Galaga, mas este Spaceholes - Arcade Watch Game da AlhoGames, é uma mistura interessante de géneros retro arcade, para ser jogado especialmente num Apple Watch, e que podem encontrar hoje grátis na App Store.


Este jogo chega-nos pelas mãos do criador do meu favorito Mini Watch Games 24-in-1, um jogo que é mais que um jogo, mas sim uma colecção de jogos retro para serem jogados num Apple Watch, onde há desde o Tetris ao Arkanoid, Space Invaders, o que vocês quiserem.

Ele tem outros jogos na App Store, incluíndo outra colecção retro, que será com toda a certeza o delírio de alguns fãs deste tipo de jogos de uma certa época (Super Pang??). Mas voltando a este Spaceholes, um jogo que parece ser um Space Invaders, mas a descer por um túnel abaixo.

A ideia é que no futuro se poderá viajar através destes túneis espaciais (wormholes), mas alguns alienígenas e monstros resolveram invadir estes caminhos e perturbar as viagens das grandes naves espaciais. E como tal, é nossa tarefa entrar lá dentro e limpar o caminho.

Com o controlo a ser feito com a coroa do relógio, é perfeito neste caso, pois a nossa nave desloca-se em redor do círculo destes túneis, e como tal controla-se mesmo muito bem. Com o disparo automático, é tudo uma questão de alinhar a nave com os monstros, e evitar o fogo inimigo que surge de vez em quando, ou aqueles que se dirigem contra nós a toda a velocidade, e mesmo as naves espaciais que fazem a travessia regular através destes túneis. Boa sorte :D


Spaceholes - Arcade Watch Game na App Store

Tamanho: 63.3 MB


domingo, 9 de maio de 2021

Jump'N'Shoot Attack

Para os fãs dos jogos retro de plataformas, Jump'N'Shoot Attack da FreakZone, é um jogo extremamente simples, e por vezes imperdoável, que têm de experimentar, e podem encontrá-lo grátis na App Store.

Com apenas dois "botões" para controlar a nossa heroína Louise Lightfoot, cabe-nos a nós derrotar os monstros e salvar o presidente da Terra 4, que foi raptado. Este presidente parece ter o aspecto do Donald Trump, o que por si só é hilariante.

Como eu estava a dizer, há que tocar do lado esquerdo do ecrã para saltar bem alto com a bossa heroína, e do lado direito accionamos a sua arma, que dispara os projécteis que tivemos desbloqueados nessa altura. Sim, é possível apanhar power-ups que se traduzem em maior poder de fogo e até vidas, porque morrer vai ser algo que vai acontecer com frequência.

Este é um daqueles jogos clássicos de plataformas, com a banda sonora e gráficos a transportar-nos facilmente para esses ambientes retro, onde os reflexos farão toda a diferença para evitar cair num precipício ou em cima de uns picos ou explosivos, ou mesmo contra um inimigo, que devemos matar com antecedência. Tentem não salvar o Donald Trump no final, mas façam os possíveis para ultrapassar todos os 16 níveis loucos distribuídos por 4 mundos diferentes.


Jump'N'Shoot Attack na App Store

Tamanho: 72 MB



quarta-feira, 5 de maio de 2021

The Most Amazing Sheep Game

Eu vicio-me facilmente em jogos de ritmo onde treinamos os nossos reflexos ao som da música. A minha última descoberta dentro do género foi este The Most Amazing Sheep Game da Just So, um divertido e simples jogo com ovelhas que podem encontrar grátis na App Store.

Temos ovelhas, temos plataformas, temos a música a dar o mote, e começamos a bater o pé para nos ajudar a saltitar com a nossa ovelha de plataforma em plataforma, e a atirar as outras ovelhas negras ao chão. O objectivo é chegar ao fim da música sem ter caído das plataformas abaixo, o que não é uma tarefa fácil se não estiverem atentos à batida da música.

É muito importante saltar na altura certa, e para isso contamos com o ritmo da música, que nos ajuda a fazer os movimentos que precisamos de uma forma ritmada e atempada. Não basta saltar tocando no ecrã, pois por vezes as plataformas estão altas demais, e aí temos de dar um salto gigante, tocando com dois dedos no ecrã ao mesmo tempo.

E depois há ovelhas no nosso caminho. Ovelhas acrobatas que resolveram vir fazer o circo do sol para a nossa frente, e cabe-nos a nós fazer uma cambalhota no momento certo para atirar a pirâmide de ovelhas ao chão. Para isto temos de deslizar com o dedo no ecrã para a direita, e é isto. As músicas vão ficando cada vez mais rápidas, e os movimentos também mais variados e acelerados. Boa sorte :D


The Most Amazing Sheep Game na App Store

Tamanho: 102.3 MB



segunda-feira, 3 de maio de 2021

Balance Stuff

Com um porfolio bem jeitoso de jogos de puzzles misteriosos e quebra cabeças, Rakshak Kalwani tem também um daqueles jogos espectaculares para queimar tempo livre e treinar as nossas capacidades de precisão e equilíbrio. Estou a falar do divertidíssimo Balance Stuff, e podem encontrá-lo grátis na App Store.


Coincidência ou não, já passaram por aqui pelo Apps do iPhone, 3 jogos deste senhor bem criativo. O jogo de Match-3 Donut's Delivery, o quebra cabeças SwipeTrix, e o misterioso A Thief's Journey. Todos estes jogos podem ser encontrados gratuitos na App Store, e se ainda não os jogarem, têm boa oportunidade para o fazerem agora :D

Mas falemos deste jogo de equilibrar coisas. São mais de 300 níveis onde teremos que equilibrar uma série de objectos para conseguir terminar com sucesso e avançar para o próximo desafio. Não há cá grandes regras, só mesmo respeitar e usar as leis da física a nosso favor.

Como não há tempo limite, podemos perder o tempo que quisermos a pensar na melhor maneira e posição para colocar um determinado objecto, e já a pensar no próximo que aí vem. Há todo o tipo de objectos, e se há aqueles com uma base bem horizontal que serão óptimos para dar bastante estabilidade à estrutura que estamos a construir, há outros que nem por isso, e aí jaz o divertimento que este jogo traz. Espero que tenham uma mão firme para ultrapassar todos os desafios. Divirtam-se!


Balance Stuff na App Store

Tamanho: 41.2 MB