quarta-feira, 31 de julho de 2019

DOX: A Puzzle Game

Um quebra cabeças bem interessante que temos hoje grátis na App Store é este DOX: A Puzzle Game da Canopy Limited, onde temos uma série de objectos no ecrã, cada um com o seu comportamento distinto, os quais têm de ser eliminados do ecrã.


O jogo arranca num modo de campanha ou história, onde nos vão sendo apresentados cada um dos objectos que podemos manipular de diferentes maneiras. Se for um círculo preenchido a preto apenas temos de tocar nele para que desapareça, se for um branco temos primeiro de arrastar um preto para cima dele de maneira a que fique ele também preenchido a preto, e aí depois tocar nele para desaparecer, e por aí fora.

A mecânica do jogo é muito interessante, pois há muitos objectos com o seu próprio comportamento, o qual vamos aprendendo lentamento no modo de história, nível atrás de nível. É preciso eliminar todos os círculos do ecrã dentro de um número limitado de movimentos que aparece assinalado na parte inferior do ecrã.


E para complicar, também temos de esgotar todos os movimentos possíveis, ou seja, levar o contador a zero. Os círculos e os seus comportamentos diferentes acabam por ter que interagir uns com os outros para que possam ser eliminados com sucesso. Por exemplo o círculo com a seta funciona como um projéctil saíndo disparado em direcção ao círculo que esteja no seu caminho, eliminando os dois do ecrã. Mas se não houver nenhum círculo na sua direcção não podemos usar a seta, e como tal teremos de voltar ao início do puzzle porque já falhamos em algum lado.

Aprendam ao longo dos vários níveis o movimento de todos os círculos, e depois avancem para o modo de jogo infinito, onde podemos jogar livremente este quebra cabeças, para todo o tempo da eternidade. Abram o jogo todos os dias, resolvam um puzzle novo, e passará a ser aquela ida ao ginásio que o vosso cérebro tanto precisa para se manter jovem e activo.


DOX: A Puzzle Game na App Store

Tamanho: 283.4 MB

terça-feira, 30 de julho de 2019

Escape game : The rooms

Os jogos do género Room Escape são dos meus quebra cabeças favoritos, especialmente se forem a ver pela quantidade de jogos que já falei aqui no Apps do iPhone. O último a passar-me pelas mãos foi o gratuito Escape game : The rooms da gameday Inc., que nos transporta para a experiência mais realista dos verdadeiros jogos onde ficamos presos numa sala, e temos de seguir as pistas para encontrar a chave para abrir a porta e fugir.


Já participei em alguns destes jogos na vida real, e a pressão de ter de escapar da sala em menos de uma hora é um grande desafio para quem tem de resolver uma série de puzzles e ao mesmo tempo encontrar mais e mais pistas com ainda mais puzzles.

Neste Escape game: The rooms não há qualquer relógio em contagem decrescente a pressionar-nos. Somos apenas nós e um quarto (ou mais que um quarto), e uma data de objectos, e caixas, e armários, e cofres, e sabe-se lá mais o quê, tudo coisas que temos de explorar, objectos que temos de combinar uns com os outros, ou usar em certas zonas do quarto, para conseguir chegar finalmente à chave que abre a porta do quarto para podermos escapar.


O jogo é bem desafiante, e conta com 13 locais diferentes de onde temos de fugir. Nenhuma solução é totalmente descabida, por isso há que ter muita atenção aos objectos que apanhamos, os locais onde os temos de usar, e especialmente perceber que há objectos que podem ser desmontados, descurtinando novos objectos e uma abertura para a resolução do puzzle que temos à frente.

Temos de ter muita atenção às pistas, sejam números ou letras num poster na parede, ou pequenas diferenças nas cores de um texto numa nota, etc, etc. É possível obter pistas para avançar alguma secção onde estejamos encravados, mas regra geral o meu conselho é pousarem o jogo e voltarem mais tarde com a cabeça fresca, que vão ver que a solução está mesmo à frente dos vossos olhos.

Podem ver o vídeo aqui em cima que nos mostra o jogo em acção para ficarem com uma ideia daquilo que vos espera, mas atenção que é um vídeo walkthrough que mostra a resolução dos puzzles, portanto não fiquem muito tempo a olhar para ele por causa dos spoilers. Divirtam-se a resolver estes quebra cabeças que o vosso cérebro agradece a ginástica.


Escape game : The rooms na App Store

Tamanho: 534.4 MB

segunda-feira, 29 de julho de 2019

TheoTown

Parece que desta vez acertaram mesmo na fórmula com este TheoTown da blueflower UG (haftungsbeschränkt), um jogo que nos transporta para um autêntico Sim City 2000 com um aspecto gráfico pixelizado retro a fazer lembrar os primeiros Sim City, que muita gente continua a preferir, e temos agora finalmente disponível para iPhone e iPad.


O problema dos jogos de simulação de cidades que foram saíndo ao longo dos anos na App Store passou sempre por ser um jogo freemium com temporizadores e onde não se podia fazer nada sem pagar para acelerar o nosso progresso, ou então não havia uma verdadeira complexidade ao nível de estratégia e gestão da cidade.

No caso de TheoTown temos mesmo de ficar muito contentes pois a sua jogabilidade é o seu maior trunfo, e o facto de conseguir manter a complexidade que se aprecia neste tipo de jogo sem no entanto chegar ao ponto de ser frustrante ao nos obrigar a fazer a micro gestão de tudo. Mas para quem aprecia ir ao pormenor podemos até chegar ao ponto de definir rotas de autocarros para uma melhor gestão do trânsito na cidade, por exemplo.


O jogo tem sempre muita coisa disponível para fazermos, levando-nos pela mão através de uma mecânica conhecida neste tipo de jogos, onde temos de encontrar um equilíbrio entre 3 zonas de edifícios que podemos construir, zonas residenciais, zonas comerciais, e zonas industriais.

Podemos desenhar livremente o número de quadrados que queremos colocar no terreno de qualquer uma destas zonas, e depois só temos de andar atentos ao seu equilíbrio, pois se houver muitas zonas residenciais, essas pessoas vão querer trabalhar, levando-nos a construir mais zonas industriais e até zonas comerciais onde podem ir gastar o seu dinheiro.

Como gestores supremos da cidade, teremos que garantir que os edifícios têm acesso à electricidade e água para funcionarem, e depois há que zelar pela segurança construíndo um edifício para a polícia e um para os bombeiros, construir um consultório médico ou hospital, controlar o trânsito dos automóveis mudando o sentido e direcção das ruas, etc, etc.


Como é óbvio, há que manter o povo feliz, e para isso vamos ter de garantir que há uma central para eliminar os seus resíduos, que não há poluição no ar, o que nos obriga a construir parques e a manter a zona industrial e demais centrais eléctricas afastadas das zonas residenciais, e por aí fora.

O jogo permite-nos criar várias cidades independentes, que podem ser interligadas umas com as outras, e temos também à disposição vários modos para brincar sem grandes preocupações: como o modo sandbox que nos dá acesso livre a tudo, ou com dinheiro ilimitado; para além dos modos habituais de dificuldade fácil, médio e difícil.

Com a possibilidade de carregar estruturas e edifícios conhecidos criados pelos utilizadores (através da secção de plugins), coisas como o novo World Trade Center, a Torre Eiffel, aviões, parques e outros prédios que não existem no jogo de raíz, o céu é o limite neste magnífico jogo que recomendo vivamente a qualquer fã do verdadeiro e clássico Sim City.

Se forem rápidos e quiserem experimentar este jogo, temos aqui dois códigos oferecidos  pela equipa responsável pela criação de TheoTown. Mostrem lá que são capazes de construir magníficas cidades: M9W7HTWYW3ER
XE9AAEANW6RW


TheoTown na App Store

Tamanho: 116.8 MB


TheoTown - Rating: 5

sábado, 27 de julho de 2019

Fill me up - Block Fitting Puz

Do criador do jogo Paintiles que falei aqui a semana passada, temos agora também grátis na App Store um outro jogo chamado Fill me up - Block Fitting Puz de Andrey Spencer, com uma mecânica aparentemente mais simples onde temos de colocar as peças em baixo no quadro em cima de maneira a preencher todos os espaços vazios.


Como é costume neste tipo de quebra cabeças, o desafio inicial é bastante baixo, nos primeiros 4 ou 5 puzzles vá, onde temos de agarrar nas peças em baixo e ir colocando uma a uma na grelha em cima até que esteja tudo preenchido. Estas peças em baixo podem ser visualizadas uma a uma tocando nas setas, ou então recolhidas e colocadas em baixo, sendo possível visualizar as peças todas de uma vez para ser mais fácil perceber onde colocá-las na grelha em cima.

São 50 puzzles criados à mão por Andrey Spencer, e se viram como funcionam as coisas no jogo
Paintiles, então já perceberam que tudo se vai complicar a partir do puzzle nº 10 ou assim. A grelha começa a ficar mais pequena, albergando mais peças, e também começa a mudar de forma. Para ajudar ainda mais, as próprias peças começam a surgir fragmentadas, não estando conectadas e complicando ainda mais a resolução destes puzzles.

Portanto, 50 puzzles parece pouca coisa, mas com a sua complexidade crescente, bem que se podem perder umas boas horas a resolver tudo. Com uma banda sonora com uma série de músicas chiptune a fazer lembrar os jogos clássicos das consolas mais antigas, temos aqui um belíssimo passatempo para o fim de semana.


Fill me up - Block Fitting Puz na App Store

Tamanho: 27.1 MB

sexta-feira, 26 de julho de 2019

LiveFun - Live photo wallpaper

Gosto das pessoas que se lembram de criar apps que acabam por ser bem úteis para o nosso dia a dia, apesar de usarem um método que não foi pensado para esse propósito exacto. Estou a falar da LiveFun - Live photo wallpaper da Davetech Co., Ltd., uma app que está hoje grátis na App Store e que nos permite criar um fundo animado personalizado para o ecrã bloqueado com a possibilidade de incluir algumas informações bem úteis como o nosso calendário mensal.


A possibilidade de ter uma imagem de fundo aparentemente normal no ecrã bloqueado, mas que ao manter o dedo pressionado me mostra o calendário do mês actual é algo bem útil para mim, e que considero ser uma solução bem engenhosa para esta LiveFun - Live photo wallpaper.

A ideia da app é criar uma live photo personalizada ao nosso gosto, partindo da possibilidade de usar quaisquer calendários que quisermos importar dos nossos actuais (ou inserir informações à mão para qualquer dia do mês), ou criar uma vista semanal com os horários das aulas ou dos clientes a visitar, mostrar um QR code com a password do WiFi (por exemplo), ou mesmo mostrar uma pequena animação com uma foto ou até várias fotos.

Esta LiveFun permite-nos criar todo o tipo de live photos que quisermos para usar como fundo do ecrã bloqueado, e apesar do calendário ser a minha favorita e mais útil, não é de descartar a ideia do álbum de fotos, ou da foto e texto personalizado, ou mesmo das listas que nos permite ter uma data de items disponíveis no ecrã bloqueado por detrás de um toque.

Sim, há que ter atenção que esta app está dependente do toque 3D para activar a live photo, que está disponível nos iPhones 6s/6s Plus/7/7 Plus/8/ 8 Plus/ X, e mais recentes. Com o iOS 13 que será lançado em Setembro passaremos a ter um toque virtual demorado que simulará o toque 3D destes iPhones, o que possibilitará a funcionalidade desta app em mais iPhones (possivelmente).


LiveFun - Live photo wallpaper na App Store

Tamanho: 28 MB

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Chessplode

Ainda esta semana falei de um jogo que se baseia livremente no xadrez, e hoje volto à carga com mais uma experiência louca em Chessplode de Juan Manuel Altamirano Argudo, um jogo gratuito com as regras de xadrez que todos conhecemos, mas com um pequeno twist explosivo que muda completamente o campo de batalha.


Em Chessplode podemos contar com as mesmas regras que conhecemos de um jogo clássico de xadrez, mas com um pequeno twist. Ao comermos uma peça inimiga no tabuleiro, eliminamos de imediato todas as peças inimigas que se encontrem na mesma linha e coluna.

A única maneira de evitar este genocídio numa linha e coluna é ter o rei nessa mesma linha e coluna. Portanto, em vez de defendermos o rei como é costume, temos também de usar muito bem o rei para defender todas as outras peças.

O jogo deixar-nos-á muitas vezes em pânico e a tentar evitar ter muitas peças juntas numa linha ou coluna que não esteja protegida pelo rei. Este explodir das peças todas muda completamente a estratégia do jogo, podendo inclusive conseguir um checkmate imediato quando se explode uma destas linhas ou colunas.


O jogo permite-nos jogar contra a Ziri, controlada pelo computador, e ideal para praticar. Mas tem também um modo de jogo online multijogador, que nos permite fazer jogos assíncronos com quaisquer jogadores espalhados por esse mundo fora.

Existe também um modo de níveis, onde as peças podem não começar nos seus lugares do costume para um desafio extra, e no qual podemos até criar os nossos próprios níveis e partilhar com a comunidade. Sejam fãs acérrimos de xadrez ou apenas iniciantes, Chessplode é um jogo que vai apelar a toda a gente por causa deste twist explosivo que pode transformar um novato num campeão.


Chessplode na App Store

Tamanho: 94.9 MB

terça-feira, 23 de julho de 2019

Pokémon Rumble Rush

Eu já perdi muitas horas da minha vida a jogar Pokémon GO, o que também contribuiu para fazer muitos quilómetros à procura de Pokémons na rua. É certo que há uma boa quantidade de pessoas que não aprecia a parte em que têm de ir para a rua procurar e combater outros jogadores, e é aqui que entra este novo Pokémon Rumble Rush da The Pokemon Company, que pode ser jogado no iPhone sem sair de casa, e é mais um título bem divertido para qualquer fãs destes Pokémons.


Este é um jogo que pode ser jogado com apenas um dedo, bastando tocar no ecrã para pôr os nossos pokémons a combater outros pokémons que encontramos na estrada. Há chefes para combater, e também super chefes, o que nos obriga a procurar pokémons mais potentes, e até a melhorá-los, pois para combater estes pokémons mais fortes temos de chegar a um certo nível com as nossas criaturas fantásticas.

Há desafios para cumprir, que nos levam a ganhar coisas boas, e em cada jogo temos de procurar uma zona no mapa, e depois partir para a estrada à procura do chefe dessa zona. Pelo caminho vamos atacando todos os pokémons que vão aparecendo à nossa frente, tocando no ecrã para atacar, e deslizando com o dedo para nos afastarmos dos ataques que nos fazem (um toque prolongado no ecrã activa um super poder do nosso pokémon). É possível encontrar novos pokémons na estrada, e ao chegar ao chefe também há a possibilidade de conseguir mais pokémons, e peças especiais que nos permitem melhorar os nossos pokémons.


As ilhas e os mares que vamos explorando à procura de novos pokémons são renovados de duas em duas semanas para manter as coisas interessantes ao longo do tempo. Como é costume num jogo de Pokémon, um dos maiores prazeres deste jogo é fazer a nossa colecção de pokémons, o que aqui até se torna obrigatório, para podermos participar nas Super Boss Pokémon Rush, uns combates contra um super chefe, para os quais temos de levar os nossos melhores pokémons.

Podem ver aqui em cima o vídeo de apresentação do jogo, e como é um jogo com ligação à Nintendo, podem a qualquer momento fazer a conexão com a vossa conta da Nintendo, o que vai buscar o vosso Mii e outras informações pessoais associadas à vossa conta. O tutorial leva uma hora ou mais a completar, e os metais preciosos podem começar a levar mais tempo a refinar mais lá para a frente. É o costume neste tipo de jogos grátis, mas não será com toda a certeza uma chatice para aqueles que abrem o jogo durante alguns minutos algumas vezes por dia. Vão lá procurar o vosso Pikachu, boa sorte.


Pokémon Rumble Rush na App Store

Tamanho: 123.9 MB

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Feud

Um jogo de estratégia mais contemporâneo que nasceu em versão tabuleiro como o antigo ArimaaFeud da Bearwaves, põe-nos a viver a arte da guerra numa espécie de xadrez bem mais acessível, e que podem encontrar completamente grátis na App Store.


Gosto bastante de jogos de xadrez, especialmente das variações que vão aparecendo e que vou mostrando aqui no Apps do iPhone. Neste caso estamos o mais distante que é possível do xadrez, em termos de apresentação, regras, personagens, etc, mas podem ter a certeza que é um belíssimo jogo de estratégia para um ou dois jogadores.

O jogo foi criado originalmente para tabuleiro por Dave Cordell em 2016, e chega agora aos computadores, telemóveis e tablets. Podemos jogar sozinhos contra o computador, ou contra um amigo frente a frente no mesmo iPhone ou iPad, ou então optar pelos combates online contra jogadores de todo o mundo.

Mas que raio se passa neste estranho jogo com um tabuleiro de 4x4 peças? Temos peças brancas e pretas (as pretas começam primeiro), 8 para cada lado, e compõem-se por um rei, dois cavaleiros, dois arqueiros, um médico, e um feiticeiro.

Dava para fazer uma nova história do Rei Artur com esta composição, mas dada a proximidade das peças, podem ter a certeza que ia ser uma história bem curta, pois os combates começam de imediato mal é dado o tiro de partida (não há tiros nenhuns, isto é tudo muito medieval obviamente).


Cada peça tem as suas próprias características ao nível de movimento e acções que podem executar. E como tal, todas elas têm determinados pontos que representam a sua energia (sem pontos morrem e desaparecem do tabuleiro), e sempre que ficarem isoladas (sem nenhuma peça amiga do seu lado), fecham os olhos e ficam inactivas, paralizadas no campo de batalha.

O jogo processa-se da seguinte forma, cada jogador tem direito a duas fases, uma em que podemos mover uma peça (trocar duas peças de lugar, uma com a outra, seja com uma peça amiga ou inimiga), e uma segunda fase em que podemos fazer uma acção de qualquer guerreiro, seja atacar, curar amigos, ou teletransportar o feiticeiro para o lugar de outra peça amiga.

Aconselho a fazerem o tutorial, que ficarão a perceber o jogo bem rapidinho, e num instante poderão ficar online para defrontarem outros jogadores que estejam espalhados por esse mundo fora. Jogar sozinho é um bom desafio, mesmo na dificuldade fácil, e dará para aprender boas estratégias para ganhar o jogo (que acaba sempre que alguém matar o rei adversário, ou conseguir isolar todas as peças do inimigo, deixando-o sem movimentos possíveis). Bons combates!


Feud na App Store

Tamanho: 97.2 MB

sexta-feira, 19 de julho de 2019

The Kreator

Aqui está a experiência zen para levarem com vocês para o fim de semana. O jogo The Kreator da StarRhyme Co., Ltd., é uma experiência altamente relaxante que nos senta na cadeira do criador (??) e nos põe a criar vida numa viagem de luz que também conta com os seus contratempos, assim como esta nossa aventura da vida.


Em The Kreator controlamos um pequeno ser luminoso, uma espécie de cometa que vai dando voltas ao planeta, que fazemos saltar sempre que tocamos com um dedo no ecrã, e o mantemos a flutuar ao deixar o dedo pousado no ecrã. O nosso objectivo é coleccionar todos os pequenos pontos de luz amarelos, porque sempre que falharmos nesta nossa tarefa imperiosa, aquilo que um dia era luz, no outro dia transforma-se em escuridão, e virá atrás de nós para nos destruir.


A explicação inicial quando arrancamos com o jogo é apenas esta, mas depressa percebemos que podemos contar com algumas ajudas de outros seres luminosos, assim como algumas tarefas extra que nos levam a trazer vida ao planeta. Sim, ao deslizarmos pelo solo fazemos crescer as flores e as árvores, avançando pelas 4 diferentes estações do ano com as suas cores peculiares.

O nosso pequeno cometa tem uma auréola à sua volta, que nos permite agarrar mais facilmente os pontos de luz, mas quanto mais tempo ficarmos no ar, mais pequena fica essa auréola. Temos que voltar a deslizar pelo solo para que a auréola volte a aumentar, o que se torna em algo essencial para a nossa sobrevivência.


Os pontos de luz que se transformarem em escuridão começam a perseguir-nos a e juntar-se uns aos outros, ficando cada vez maiores e mais rápidos. A nossa única salvação são os pontos de luz brancos e cor de rosa, que se aliam a nós para destruir a escuridão, por isso há que apanhar todos aqueles que encontrarmos sem falta.

A ideia é ver quantos dias conseguimos aguentar nesta grande viagem da vida, dando conta que com cada estação que passa a dificuldade também aumenta, com os pontos de luz a ficarem cada vez mais difíceis de apanhar. Esta experiência zen pede absolutamente o uso de headphones, que a banda sonora original é lindíssima, proporcionando cerca de 40 minutos de música sem parar. O jogo não tem qualquer publicidade, e podem adquirir através de uma compra in-app um novo mundo e o modo zen que não traz nenhum perigo associado, só a viagem interminável a apreciar a beleza do planeta e da música que ouvimos.


The Kreator na App Store

Tamanho: 95 MB

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Warhammer Quest 2 grátis na App Store

Têm aparecido cada vez mais jogos onde podemos explorar masmorras, e não há dúvidas que um dos Dungeon Crawlers mais espectaculares e realistas que temos disponível na App Store é este Warhammer Quest 2 da Perchang, que podemos encontrá-lo grátis a partir de hoje e durante uma semana inteira.


Neste jogo temos o nosso herói a viajar de cidade em cidade, onde iremos ter sempre uma aventura para viver, o que normalmente se traduz em ajudar o povo da cidade que estamos a visitar, entrando de seguida numa masmorra carregada de perigos e também muitos tesouros. No seu interior, teremos que avançar até chegar ao nosso objectivo, pelo caminho eliminando todos os monstros, bandidos, morcegos sanguinários, aranhas gigantes, etc, que nos aparecerem pela frente.

Cada herói tem um número de pontos de acção, que tanto nos permitem mover o nosso personagem através dos "quadrados" no terreno, ou atacar os vários monstros. É aqui que entra a parte da estratégia destes combates por turnos. Decidir entre mover um herói ou então aproveitar os seus pontos de acção e efectuar ataques certeiros é algo que vamos ter de pesar constantemente.


Ao nível gráfico o jogo é lindíssimo, podendo-se observar os reflexos das armas em acção na armadura do capitão, todo o tipo de sombras e fumo (ou nevoeiro), o que é simplesmente espectacular. Ao contrário do primeiro jogo, agora temos um verdadeiro 3D, podendo manipular a imagem no ecrã com 2 dedos, variando o ângulo de visão, aproximando bem perto do chão para ver tudo com maior detalhe, etc.


Para quem aprecia estes Role Playing Games, com os seus combates estratégicos por turnos, não há mesmo melhor jogo que este para iPhone ou iPad. Warhammer Quest 2 é o jogo que têm de ter instalado se são mínimamente fãs deste tipo de jogo. Podem ver aqui em cima o vídeo oficial que nos mostra toda a beleza que acompanha este magnífico jogo, que devem instalar já no vosso iPhone ou iPad, ainda para mais estando em promoção completamente grátis, e com a oferta imediata de um novo herói, o Guarda das Sepulturas, um morto-vivo extremamente potente e duro de matar. Para recrutar este herói, basta abrir o jogo, ir à taverna e recrutá-lo para a nossa equipa.


Warhammer Quest 2 na App Store

Tamanho: 2.4 GB

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Paintiles

Os verdadeiros fãs de puzzles vão gostar bastante deste Paintiles de Andrey Spencer, um jogo que podemos encontrar hoje grátis na App Store, sem qualquer publicidade, e que nos põe a pintar azulejos de maneira a nos livrarmos de todos eles.


O conceito é bem simples, mas passados os primeiros 2 ou 3 puzzles é muito fácil começar a ser induzido em erro. A ideia é eliminar todos os azulejos coloridos do ecrã, bastando para isso pintar azulejos de maneira a fazer grupos da mesma cor para que sejam eliminados. Um grupo com 2 azulejos da mesma cor já é um grupo, e desaparece se o criarmos.

Mas temos de ter muito cuidado para não deixar azulejos orfãos no ecrã, pois um único azulejo no ecrã não tem nenhum azulejo ao seu lado para que seja pintado para formar um novo grupo. Da mesma forma, deixar espaços entre os azulejos também não é positivo, e acabar com 2 ou mais azulejos da mesma cor também nos deixa sem soluções possíveis, pois temos de ter sempre um azulejo de cor diferente para que possa ser pintado para formar um grupo de outra cor.


É como digo, o conceito é simples, mas este é um daqueles puzzles que nos dá mesmo a volta à cabeça, e nos obriga a pensar genuínamente nos nossos movimentos. Para complicar, lá mais para a frente começam a aparecer certos elementos extra como por exemplo plataformas que se desfazem se os azulejos que se encontram directamente por cima forem destruídos (fazendo cair em baixo os azulejos que estavam por cima desses).

Bombas no ecrã também nos obrigam a pensar em soluções mais criativas, pois ao serem activadas rebentam com os azulejos que estejam directamente em contacto com o azulejo que contenha a bomba. Isto tudo aumenta bastante a dificuldade dos mais de 60 puzzles criados à mão, o que é um óptimo exercício para o cérebro.

Mas não temam, pois para além do modo de níveis onde estamos limitados pelo número de movimentos que podemos fazer (ou pintadelas), há também um modo Zen sem limites, onde podemos jogar livremente puzzle atrás de puzzle, sem pensar no número de movimentos que podemos dar. Boa sorte!


Paintiles na App Store

Tamanho: 12.7 MB

terça-feira, 16 de julho de 2019

Space Agency

Com o aniversário de 50 anos da chegada do homem à lua a pairar sobre as nossas cabeças, os filmes, séries, e jogos passados no espaço estão ao rubro. Como tal não podia deixar passar ao lado a excelente oportunidade de experimentarem um dos simuladores do espaço mais divertidos de sempre na App Store, o jogo Space Agency da Nooleus, que está pela primeira vez grátis em 6 anos.


Temos por aqui fãs da construção de foguetões? Escolher as diferentes partes que compõem um foguetão, e depois lançá-lo para órbita? E depois lançar um satélite, ou reabastecer a estação espacial? O céu é o limite neste fantástico jogo (o céu não é claramente o limite neste caso), pois podemos fazer o que nos apetecer neste belíssimo simulador.

Para não assustar os iniciantes, o jogo tem um fantástico tutorial que nos leva pela mão explicando como fazer as coisas mais básicas, como por exemplo montar um foguetão, iniciar o lançamento, controlar a inclinação do foguetão para ganhar velocidade, colocá-lo em órbita, separar as diferentes partes do foguetão durante o processo, e como atracar diferentes partes para proceder a abastecimento do nosso veículo ou reabastecimento da estação espacial, e aprender a movimentar no espaço.

O tutorial serve-nos bem para aprender o básico, que de seguida podemos arrancar para o modo de carreira, onde já vamos preparados para começar a realizar as dezenas de missões que temos lá para fazer. Este não é um jogo de acção Arcade, mas sim um jogo onde temos de pensar para gerir o orçamento ao escolher as diferentes partes do foguetão, e depois passar por cada parte da missão como se fossem diferentes mini jogos onde temos mesmo de controlar o foguetão e os veículos espaciais.


Desde missões onde temos de aterrar na lua e voltar à terra, temos também um modo de quickplay onde podemos realizar missões rápidas, ou enveredar mesmo pelo modo sandbox ou somos livres de fazer aquilo que nos apetece, como por exemplo criar a nossa própria estação espacial, visitar outros planetas, etc, etc. É claro que para isso temos de ter peças e orçamento, tudo coisas que vamos ganhando e desbloqueando no modo de carreira. Ou então, investir numa compra in-app para adquirir de forma imediata uma série de peças, e não ter de perder tempo a jogar o jogo, o que seria um grande erro.

Para quem aprecia estas lides no espaço, vai adorar o jogo Space Agency. Ele já anda pela App Store há mais de 6 anos, e continua a ser actualizado pelos seus criadores, tendo uma legião de fãs por trás sempre a ajudar ao seu desenvolvimento e sempre a pedir coisas novas. Aproveitem que o jogo está agora em promoção, completamente grátis na App Store, e preparem-se para perder umas boas horas a explorar o espaço.


Space Agency na App Store

Tamanho: 37.5 MB

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Woodways

Um Búfalo, uma raposa e um pato, encontraram-se num bar e resolvem ir passear pelo mundo fora. E não vão a lado nenhum sem nós, por isso preparem-se para resolver uma série de puzzles neste Woodways de Stav Goldstein, um jogo gratuito que podemos encontar hoje grátis em promoção na App Store.


Primeiro somos apresentados à raposa, a qual temos de mover no ecrã até chegar ao portal de saída para o próximo desafio. De seguida aparece o pato, e logo depois o búfalo. Cada vez que fazemos um gesto no ecrã para mover um animal, movem-se todos ao mesmo tempo, complicando imenso a nossa vida, pois não podemos permitr que os animais caiam em qualquer armadilha, como é o caso de caírem na água ou em qualquer outro buraco que se encontre espalhado pelo ecrã.

Para conseguir mover os 3 animais para os 3 portais ao mesmo tempo, vamos ter de contar com os vários obstáculos e paredes que existem em cada nível. Usar uma pedra para evitar que um animal se mova, aproveitando para mover os outros, para assim os colocar na posição perfeita, é algo que vamos estar constantemente a fazer.

Como temos de ter muito cuidado para não deixar cair nenhum animal na água, o movimento de UNDO (voltar atrás) vai ser o nosso melhor amigo, e apenas temos de tocar duas vezes seguidas no ecrã para dar um passo atrás.


O grande desafio vem do facto de que os 3 animais têm características diferentes, por exemplo o pato pode andar sobre a água e não dá cabo do chão. A raposa pode andar sobre o chão danificado, mas mal atravesse uma placa rachada, esta desfaz-se aparecendo um novo buraco no chão. O búfalo é pesadíssimo, portanto não pode andar sobre a água nem sobre placas rachadas, que desabam debaixo das suas patas mal este as pise.

As próprias mecânicas dos níveis começam a evoluir, sendo introduzidas para além das placas rachadas, placas de gelo que fazem com que os animais deslizem sem parar de uma ponta à outra, placas que os teletransportam de um lugar para o outro, etc.

O jogo tem um grafismo muito simpático, e é certamente bem desafiante, mantendo-nos agarrados ao jogo por muitas muitas horas, com os seus mais de 50 puzzles que temos para resolver. Vejam aqui em cima um vídeo que nos mostra o jogo em acção, e não percam, que é deste tipo de ginástica que o nosso cérebro precisa todos os dias.


Woodways na App Store

Tamanho: 201.1 MB

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Jelly Shift

Aqui está o jogo Arcade gratuito para o fim de semana, Jelly Shift da SayGames, é um daqueles jogos que podemos jogar usando apenas um dedo, excelente para treinar os nossos reflexos, e com uma mecânica não muito habitual de se ver na App Store.


Ajudem a pequena gelatina a chegar até ao final de uma série de corridas, bastando para isso deslizar com o dedo no ecrã para cima e para baixo, o que fará com que a gelatina mude de forma, desde uma forma achatada até uma figura esbelta e comprida, de maneira a que passe pelos vários obstáculos que aparecem à sua frente.

O jogo é bastante fluído e bem divertido, especialmente por utilizar uma mecânica que não é muito comum na App Store. Um jogo do tipo endless runner mas constituído por fases curtas, onde o nosso timing e reflexos, assim como um olho rápido para avaliar a forma dos obstáculos, farão toda a diferença para chegar à vitória.


Temos de ter atenção aos obstáculos que se aproximam para adaptarmos a forma da gelatina de maneira a passar pelo interior do obstáculo, e outras vezes para passar por cima de uma espécie de ponte e evitar cair no precipício, e outras apenas para conseguir apanhar as pedras preciosas que se encontram espalhadas pelos vários níveis.

Estas pedras preciosas podem ser usadas para adquirir novas gelatinas, com diferentes formas e cores, e algumas raras com a forma de animais fofinhos. O jogo está muito bem concebido e corre muito bem no meu iPhone X. A única questão mais chata é a quantidade de anúncios que aparecem no final de cada nível, que apesar de serem de apenas 3 segundos, se tornam um pouco irritantes. Mas, já sabem como é, se apreciam o jogo e querem continuar a jogá-lo sem interrupções, é só investir numa compra in-app e retirar por completo toda e qualquer publicidade. Boa sorte!


Jelly Shift na App Store

Tamanho: 157.3 MB

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Soccer Pinball Pro

Há jogos mesmo muito simples, como é o caso do recém chegado Flappy Royale, mas nos quais nos podemos perder por horas a fio. Outro caso de sucesso que acabou de aterrar na App Store é este Soccer Pinball Pro de Sebastian Barrotta, um jogo gratuito que mistura Futebol com as máquinas de flippers, e que funciona mesmo muito bem.


Não é um jogo de penáltis, mas sim um jogo de tiro à baliza. Imaginem-se na grande área, e têm a oportunidade de mudar o resultado do jogo e levar a vossa equipa à vitória. Mas o que temos à nossa frente é uma máquina de flippers (ou pinball), e temos de mostrar as nossas habilidades e pontaria para tentar enfiar a bola na baliza usando apenas dois flippers.

O jogo conta com dois modos, um de temporadas, que vai aumentando de dificuldade à medida que vamos ganhando jogos, e outro modo do tipo infinito, onde temos de marcar o maior número de golos possível para chegar ao topo do placar de pontuações.


O modo de temporadas é o mais divertido, pois temos sempre que marcar um x número de golos para ganhar um jogo, e se conseguimos ganhar 3 jogos seguidos temos direito a abrir um cofre com prémios. Isto dos prémios tem a ver com ganhar moedas e bolas novas, as quais podemos desbloquear com as moedas que coleccionamos durante o jogo (têm a forma de alvos, os quais devemos atingir sempre que pudermos).

No início estamos apenas nós, a baliza e o guarda redes, que coitadinho nem se mexe, tal é a nossa destreza e rapidez à Cristiano Ronaldo. Mas à medida que vamos marcando golos e ganhando jogos, começam a aparecer mais defesas na grande área, e o guarda redes começa a mover-se.

Ao nível gráfico, animações e efeitos sonoros, não podia estar mais refinado, podendo-se ver o estado do tempo a mudar com chuva a cair no campo, ouvindo-se o barulho do público a aplaudir, e ver os defesas a reagirem em pânico sempre que levam com uma bola no meio das pernas. O jogo é mesmo divertido e só têm de visualizar publicidade se tocarem no botão para ganhar uma vida extra, senão é sempre a jogar sem interrupções e qualquer publicidade para chatear.


Soccer Pinball Pro na App Store

Tamanho: 55.6 MB

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Dr. Mario World

Depois de Super Mario Run e Animal Crossing: Pocket Camp a Nintendo traz agora outro dos seus jogos para iOS, Dr. Mario World, que para mim é o mais divertido dos 3, com a sua mecânica match-3 estilo Tetris, mas bem diferente daquilo a que estamos habituados nos jogos do mesmo género que andam pela App Store.


Este é um jogo Nintendo sem dúvida nenhuma, com os gráficos impecáveis a que a Nintendo já nos habituou, até aos efeitos sonoros e música que nos transportam a 100% para o universo do Super Mario que tão bem conhecemos.

Em Dr. Mario World temos de livrar o mundo de vírus, e aqui não há bons nem maus, pois vamos mesmo ter de aliar forças com o Bowser (por exemplo) e outros personagens do universo Super Mario para conseguirmos juntos libertar o mundo deste grande mal.

O jogo é uma mistura de Tetris com o clássico Match-3, mas tudo acontece de baixo para cima, e temos liberdade de mover as peças com o dedo para os locais que queremos, inclusive rodá-las, e até movê-las depois de fazerem combinações, caso ainda sobre pedaços adicionais destas peças.

As peças são comprimidos coloridos, que temos de combinar com os vírus da mesma cor e outros objectos de maneira a fazê-los rebentar e assim desaparecerem do ecrã. Temos sempre um determinado número de vírus para destruir, e apenas um número limitado de comprimidos para conseguir chegar lá.


Há ajudas que podemos adquirir para nos auxiliar nesta aventura, e há certos personagens como as famosas tartarugas que ao serem combinadas com os comprimidos rebentam com uma linha inteira. Há bombas que explodem com tudo à sua volta, e há também poderes especiais dos nossos Dr. Mário ou Dr. Bowser ou Dr. Peach, que ajudam a eliminar linhas ou colunas.

O jogo tem uma campanha gigante para se jogar, assim como um modo de desafios, e é possível jogar online contra outros jogadores, o que é extremamente divertido, pois podemos atrapalhar o jogo do inimigo lançando vírus e outros blocos para o seu ecrã se formos mais rápidos a fazer combinações e a eliminar vírus do nosso ecrã.

Podem encontrar o jogo grátis na App Store, mas já sabem como é que a Nintendo funciona, há um sistema de energia, que podemos adquirir com créditos no interior do jogo, ou dinheiro real. Ou então, simplesmente esperar que a energia se restabeleça para poderem voltar a jogar. No geral o jogo está muito bem conseguido, e só é pena mesmo não ser um jogo Premium sem estas tretas das energias e das compras in-app.


Dr. Mario World na App Store

Tamanho: 194.4 MB



terça-feira, 9 de julho de 2019

Texas Hold’em

Apareceu primeiro no antigo iPod e era jogado rodando a click wheel, e depois mal abriu a App Store em 2008 ficou disponível nos primeiros iPhones e iPods Touch. Estou a falar de Texas Hold’em da Apple, que agora passados 11 anos está de volta ao iPhone com novos gráficos e de forma completamente gratuita.


A Apple tem andado a dar cartas ultimamente no mundo dos jogos, com o lançamento e o relançamento como é este caso de alguns jogos que deixam todo o mundo surpreendido. Não sei se será por causa do novo serviço de jogos Apple Arcade que está para sair no Outono, mas é certo que algo mudou com toda a certeza na postura da Apple em relação aos jogos no iPhone.

Desta vez trouxe-nos de volta um jogo que foi bem querido de muita gente há muitos anos atrás, que apesar de ser um jogo pago tinha muitos fãs, especialmente na versão inicial no iPod. Mas agora podemos instalá-lo de forma completamente gratuita e podemos jogá-lo offline contra 24 jogadores controlados pelo computador, ou então contra 8 amigos ligados via WiFi.


O jogo está muito bem conseguido, podendo ser jogado com o iPhone na vertical, onde podemos ver o dealer a dar as cartas, e ir passando os olhos por cada um dos jogadores, um a um, vendo o que cada um faz, e estando a atentos aos seus tiques para ver se estão a fazer bluff ou não.

Quem não gostar muito de ver esta versão realista e animada de ter pessoas reais na sua frente, basta colocar o iPhone na horizontal que passa para uma versão da mesa vista de cima, onde podemos jogar esta versão bem interessante do Poker sem quaisquer distracções, concentrando-nos apenas nas apostas e nas cartas em cima da mesa.

É um jogo grátis, tem o selo de qualidade da Apple, e é uma das versões mais famosas do Poker, o que agradará a muita gente, podendo perder horas e horas a jogar contra adversários controlados pelo iPhone, e ir assim avançando pelos vários cenários, começando a jogar numa garagem, e depois num iate, até chegar a Las Vegas, Paris ou Macau.


Texas Hold’em na App Store

Tamanho: 1.5 GB

segunda-feira, 8 de julho de 2019

The Gardens Between

Em 2013 experimentei um jogo bem simples mas com uma qualidade gráfica impressionante que me deixou com esperança pelos seus próximos jogos. Não tardaram a fazer mais uma série de jogos fantásticos e agora em Maio a The Voxel Agents saíu-se com o deslumbrante The Gardens Between, uma aventura espectacular carregada de puzzles que se resolvem manipulando o tempo.


Um jogo que mais parece saído dos anos 80/90, uma homenagem à amizade e brincadeiras de dois míudos, Arina e Frendt, que se vêm de repente envolvidos numa série de aventuras num mundo de sonhos, onde todos os seus brinquedos passam a fazer parte do cenário que têm de atravessar até chegar ao portal que os levará para o próximo local onde têm ainda mais puzzles para resolver.


Estas pequenas ilhas carregadas de brinquedos estão também cheias de obstáculos, os quais devem ser ultrapassados manipulando o tempo. Ao tocar no ecrã e deslizar o dedo para a direita fazemos com que o tempo avance para a frente, e por conseguinte vemos os amiguinhos a caminhar pelos caminhos que têm na sua frente. Se deslizarmos o dedo para a esquerda, voltamos com o tempo para trás, fazendo com que os nossos amiguinhos façam marcha atrás, assim como tudo o que esteja a acontecer no ecrã ande também para trás.


Há alguns objectos especiais que o míudo pode manipular, que nos permitem manipular o tempo num determinado ponto no espaço, movendo apenas alguns objectos, não interferindo com o movimento dos míudos. E a míuda anda com uma lanterna especial, a qual deve ser carregada com uma luz mágica, que lhe permite afastar o nevoeiro que serve como obstáculo, ou activar pontes de luz para poderem ultrapassar alguns precipícios que lhes vão aparecer pela frente. A ideia é chegar com a lanterna acesa até ao topo da ilha, local onde colocarão a lanterna no portal, que assim activado os transportará para a próxima ilha.


Toda a mecânica do jogo é bem interessante, pois há que manipular o tempo de maneira a que uma espécie de robôs que por lá andam a passear, nos ajudem a levar a luz para certos locais chave, ajudando-nos assim a ultrapassar alguns dos obstáculos mais chatos do jogo.

Por vezes andaremos a manipular o tempo para interferir com um jogo de consola que está a passar numa tv, ou então para controlar uma gota de água que pode assim interagir com a electricidade, ou mesmo até para controlar objectos a boiar na água que podem servir de ponte de passagem.


Os puzzles são brilhantes e não precisamos de muitas tentativas até perceber como funcionam (sendo todos bem diferentes uns dos outros), e como ultrapassar um determinado nível. Pelo caminho vamos passando por um momento bem nostálgico onde nos vão passando à frente uma data de objectos e brinquedos da nossa infância, isto tudo acompanhado de uns gráficos com um visual incrível, e uma banda sonora que não deixará ninguém indiferente.

Chegado o final do jogo, compreendemos que história é esta que acabamos de viver, uma verdadeira homenagem à amizade na infância, e não podia deixar de referir todos os momentos com animações que vão contando pedaços da história, e os créditos que vêm acompanhados de uma música incrível, enquanto vamos vendo o nome de todas as pessoas responsáveis por este belíssimo jogo. The Gardens Between é mais um daqueles jogos candidatos para um dos melhores de 2019 sem qualquer dúvida. Não percam.


The Gardens Between na App Store

Tamanho: 747.4 MB


The Gardens Between - Rating: 5