quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Code Racer

Desculpem a minha ausência nos últimos dias, mas a minha filha foi operada e não foi fácil vir aqui deixar as dicas habituais de jogos e apps. Não podia deixar de vir desejar um bom ano de 2021 para todos, e deixar-vos com uma pequena distração chamada Code Racer de Brandon Proulx, um jogo grátis de carros onde temos de usar a lógica e comandos de programação para levar o nosso veículo até à meta final.


Este é um jogo de lógica, onde temos de adicionar os comandos que queremos, como se estivessemos a programar um carro telecomandado, de maneira a levá-lo a atravessar a pista onde se encontra, até chegar finalmente à meta, ou ao local onde o carro tem de estar durante 3 segundos.

Temos comandos para dar velocidade ao carro, durante quanto tempo e qual a força a aplicar, e comandos para travar, curvar, aguardar, etc. Todos estes comandos podem ou não ser usados, tudo depende da lógica usada e do nosso pensamento fora da caixa. Por exemplo, podemos não usar o comando de travagem se calcularmos bem a velocidade, durante o tempo certo certo para que o carro chegue bem devagarinho à meta.



Com mais de 100 níveis, das corridas curtas passamos para saltos em rampas, curvas apertadas onde temos de fazer drift com o carro, obstáculos para evitar, ou ir a direito contra eles, etc, etc. Há a possibilidade de desafiar outros jogadores online através de códigos, e podemos testar mais de 30 veículos diferentes, cada um com o seu comportamento distinto.

Temos também disponível desafios diários, que nos obrigam a puxar pela cabeça para conseguir concluir a corrida usando o menos número de comandos possível e também no menor tempo possível. Ponham essa cabeça a funcionar, boa sorte, e boas entradas! :D



Tamanho: 81 MB

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Water Connect Puzzle

Passando uma vista de olhos rápida pelo Apps do iPhone, fica fácil de perceber que tenho um estranho vício com jogos estilo Pipe Mania. Não é de estranhar portanto que vos venha mostrar outro jogo do género, chamado Water Connect Puzzle da GLOBAL MOBILE APPLICATION LIMITED COMPANY, e podem encontrar grátis na App Store.

Há algo de extremamente relaxante neste tipo de jogos, onde rodar as peças de maneira a que a água flua desde a fonte até às árvores, funciona como uma espécie de terapia. É toda uma experiência zen, sendo ao mesmo tempo uma belíssima forma de exercitar o cérebro com os seus puzzles e quebra cabeças.

No ecrã temos pequenas fontes de água, e o nosso objectivo é direccionar a água da fonte pelos diversos caminhos na terra até às árvores, para fazê-las florescer com vida. Um jogo muito simples, onde basta tocar nos vários quadrados para rodá-los e assim conseguir estabelecer o caminho certo para a água.


O jogo vai complicando a partir dos primeiros níveis iniciais, com a grelha a ficar cada vez maior e os quadrados mais pequenos, e ao mesmo tempo aumentando o número de árvores e até as cores da água e árvores são diferentes. Isto obriga-nos a pensar no caminho de uma forma mais ponderada, pois há peças do caminho no chão que podem não pertencar ao curso de água de uma determinada cor, mas sim de outra.

O jogo é grátis, mas paga-se com publicidade a aparecer aqui e ali, de uma forma algo constante. O que vale é que é daquelas que se ultrapassa em 5 segundos. E sendo assim, é um preço muito baixo a pagar por um jogo relaxante, que se vai resolvendo lentamente, e perfeito para queimar uns minutos livres do dia a dia.


Water Connect Puzzle na App Store

Tamanho: 98 MB


segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Trippy Escape: Mindeater

Aqui está um jogo do género Room Escape bem diferente do habitual no que toca à sua temática. Estou a falar de Trippy Escape: Mindeater de Aneta Pazderkova, um jogo que podemos encontrar hoje grátis na App Store que nos vai levar numa viagem alucinogénica através de inúmeros puzzles.


Depois de aceitar tomar o comprimido vermelho, que nem o Neo no Matrix, a viagem através da toca do coelho transporta-nos para a casa onde já nos encontravamos, mas tudo parece uma alucinação, ou uma daquelas viagens espectaculares com muito LSD à mistura.

Teremos que ajudar Cordelia a recuperar a sua mente, resolvendo os puzzles que temos à frente, para voltar finalmente à realidade. Parece que para quebrar o efeito alucinogénico, há que criar um cigarro mágico com umas ervas especiais. ;)


Tirando a temática algo louca, o jogo é idêntico a tantos outros jogos de puzzles point-and-click. É um room escape, onde temos de encontrar pistas e dicas nos objectos que encontramos nas gavetas e paredes, recolher alguns objectos no inventário, para usar uns com os outros e em algumas partes do cenário.

Cada pequeno puzzle vai desbloquear outro e outro puzzle. É tudo muito lógico, e as coisas vão-se resolvendo lentamente, mesmo para um jogo algo curto. Mas existe a possibilidade de visualizar um vídeo com toda a aventura explicada caso estejam encravados em algum puzzle, acessível directamente do menu principal do jogo. Boa sorte!



Tamanho: 730.6 MB

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Widget Wizard

Já ando a experimentar widgets há algum tempo, sempre à procura daquele widget ideal para se manter sempre presente no topo do ecrã principal do meu iPhone. Acho que encontrei um favorito, e é este Widget Wizard de Ahmed El-Khuffash, que podem encontrar grátis na App Store e nos permite fazer imensa coisa com ele.

Em termos de personalização, temos todos os tamanhos disponíveis, pequeno, médio, e largo, e depois variações para cada uma das versões maiores. No médio e largo podemos ter duas secções diferentes lado a lado (por exemplo agenda do lado esquerdo e lembretes do lado direito), e no largo podemos ainda ter 4 secções diferentes, o que nos permite misturar dados de saúde, com agenda, com um countdown, e com o estado do tempo.

E não nos ficamos por aqui, porque no interior de cada secção o nível de personalização também é grande. Por exemplo no caso dos dados de saúde, podemos incluir 3 dados diferentes numa única secção dirigida para a saúde, como por exemplo ter os passos, o batimento cardíaco médio quando estamos em repouso, e as horas que dormimos por semana.

Podemos ainda adicionar para cada widget uma pequena barra de estado, onde se podem incluir 2 ou 4 dados extra, como a data, o estado da bateria do iPhone, e qualquer um dos dados de saúde que temos disponíveis no iPhone. É possível até adicionar dados directamente na app. Imaginem que temos numa das secções a quantidade de água que bebemos durante o dia. Basta tocar nessa parte do widget, e saltamos de imediato para a app onde se pode adicionar mais um copo de água (isto é válido para dados de saúde, adicionar um evento no calendário ou lembrete, etc).

O widget obedece por defeito ao tema do vosso iPhone, widget branco ou widget escuro (no caso de terem o tema escuro activo), mas é possível personalizar cores, fontes do texto, e até inserir fotos como fundo do widget, mas para isso é necessário partir para uma compra in-app e adquirir a versão pro. Outra coisa que já começa a ser costume em todos os widgets, é o acesso ao estado do tempo, se quiserem a meteorologia numa secção, terão de investir numa subscrição. Tirando estes pormenores, temos aqui um widget altamente personalizável, muito útil, e simplesmente espectacular tendo em conta que é gratuito ainda por cima.


Widget Wizard na App Store

Tamanho: 9.5 MB


quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Simply HDR

O HDR é capaz de ser um dos tópicos de fotografia mais falados aqui no Apps do iPhone. É um assunto que me interessa bastante, e como tal venho-vos alertar para esta Simply HDR da JixiPix Software, uma app que já uso há muito, e que está hoje grátis na App Store.

Normalmente uso esta app para puxar pelos céus, para os transformar em algo bem dramático. Alguns fotógrafos também puxam pelo efeito HDR nas suas fotos, sendo até imagem de marca, e é algo que também conseguimos fazer facilmente com esta app.

A app possui 5 algoritmos diferentes, que nos dão de imediato 5 imagens HDR bem distintas. O clássico HDR (High Dynamic Range), um HDR a preto e branco, um altamente contrastado (o que mencionava aqui no parágrafo acima), um shadows and lights, e um contrasted light. Para além disto, temos uma secção de favoritos, onde podemos experimentar várias misturas de efeitos, com uma imagem prévia do resultado para podermos seleccionar mais facilmente aquele que nos agrada mais.

Estes efeitos podem ser alternados rapidamente, e aleatoriamente, bastando para isso tocar nos dados que temos em cima do lado direito no ecrã. Há outros ajustes manuais que podemos fazer às nossas imagens, como o grão, a vinheta, e a intensidade das cores.

Com os iPhones mais recentes a virem cada vez mais inteligentes com Smart HDR e sei lá mais o quê, continuo a achar que há lugar para apps como esta Simply HDR, onde podemos encontrar sempre novas formas de dar asas à nossa imaginação, e às fotos que queremos partilhar com o mundo. Aproveitem a promoção, que não se irão arrepender.


Simply HDR na App Store

Tamanho: 57.1 MB


quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Planes Control - Land & Fight

Já lá vão mais de 10 anos quando joguei pela primeira vez Flight Control da Firemint, onde tínhamos de desenhar as rotas para os aviões aterrarem com sucesso nas diferentes pistas do aeroporto. Agora temos este Planes Control - Land & Fight de Antonio Calvino Esquer, um jogo gratuito que nos volta a trazer a jogabilidade incrível e viciante de aterrar aviões e helicópteros.

O conceito base é mesmo desenhar a rota para cada avião que aparece no ecrã do avião até à sua respectiva pista (os aviões têm cores que devemos apontar para a pista com a mesma cor). No caso dos helicópteros, eles têm o seu próprio local de aterragem. E apenas temos de evitar que as aeronaves choquem umas com as outras.

Mas este jogo sobe muitos níveis acima, e o conceito base já não é suficiente, pois temos aqui muitos mais obstáculos e desafios neste Planes Control. Primeiro, podemos combater aeronaves inimigas, apontando os aviões na sua direcção, temos balas e mísseis a voar de imediato.


E depois o próprio terreno é nosso inimigo, tendo de desviar os aviões para não embaterem em montanhas, ou evitar furacões que lançam o caos no cockpit dos aviões, pobres pilotos. E depois ainda temos coisas como ter cuidado para não se acabar o combustível, obrigando-nos a pensar muito bem qual avião deve aterrar primeiro quando temos o caos nos céus em termos de aviões de aviões a voar em simultâneo.

Há mais de 60 aeronaves para jogar, e 13 níveis que podemos ir desbloqueando lentamente à medida que vamos aterrando cada vez mais aviões, ou então passando logo pela compra in-app, que não é de todo necessário. Há um cenário que podemos desbloquear de imediato, bastando partilhar o jogo com alguém. Como jogo gratuito, não podíamos pedir mais do que isto, que me parece bem justo.


Planes Control - Land & Fight na App Store

Tamanho: 42.8 MB


terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Ferris Mueller's Day Off

Inspirado no maravilhoso filme dos anos 80 Ferris Bueller's Day Off com Mathew Brodderick, temos hoje grátis na App Store o jogo Ferris Mueller's Day Off da Glitch Games, uma aventura point-and-click com imensos puzzles para resolver, onde teremos que encontrar a mula Ferris numa espécie de western alternativo.


Já passaram por aqui muitos jogos da Glitch Games, e com boa razão, pois estes senhores são mesmo muito bons a criar aventuras point-and-click. No caso deste Ferris Mueller's Day Off, temos aquele apelo para as pessoas que viveram os anos 80 e viram o filme Ferris Bueller's Day Off e tantos outros filmes desta altura, pois as referências são imensas durante o jogo.

No jogo vestimos a pele do director da escola, exactamente como no filme, que está à procura da sua mula chamada Ferris, que pelos vistos está doente (qualquer semelhança com o filme é pura coincidência?). Tem muita piada esta realidade alternativa onde Ferris é uma mula, e esta aventura vivida na pele do director também está muito bem apanhada.


Como qualquer jogo point-and-click já nos habituou, teremos que nos aventurar por todas as localizações disponíveis nesta pequena vila do faroeste, onde iremos falar com todo o tipo de personagens, tentar perceber o que precisam para podermos avançar na história. Coleccionar objectos é essencial, e combiná-los com outros objectos é também um must.

Temos acesso a uma câmara fotográfica que será super essencial para registar notas com códigos, pinturas nas paredes, etc, etc, todas as pistas que conseguirmos coleccionar para serem usadas para resolver puzzles em outros cenários mais à frente. Conseguiremos encontrar as 9 cenouras douradas para descobrir finalmente onde se encontra Ferris Mueller? Boa sorte, e aproveitem enquanto este jogo está grátis na App Store, que vale bem a pena para qualquer fã de filmes dos anos 80 e de jogos point-and-click.



Tamanho: 309.1 MB

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Retro Widget 2

No que toca a widgets é um facto que se podem fazer coisas bem interessantes com o iOS 14, desde imagens, relógios, mapas, mails e calendários e até notícias. Mas hoje trago-vos um widget a apelar à nostalgia de quem tinha um Nokia, com este Retro Widget 2 da App Craft Studio, que podem encontrar hoje grátis na App Store.

Passar a ter o nosso ecrã principal com o aspecto do ecrã LCD do Nokia que tínhamos há mais de 10 anos atrás antes de terem aparecido os primeiros iPhones é algo que podem fazer facilmente com esta app. Nada nos impedia de encontrar uma imagem e fazer isto, mas este é um widget dinâmico que nos mostra o nível da bateria, a hora, o operador e o sinal da ligação que temos activa.

Podemos escolher entre o widget pequeno, o médio (o meu favorito), e o grande. É possível colocar o nome que quisermos no operador ou usar o oficial, podemos colocar a hora no ecrã e mudar o logo do Nokia oficial pelo dos jogos que tínhamos na altura nestes telemóveis.

Um destes jogos é o Snake, e é exactamente esse jogo que podemos jogar tocando no widget, que ao abrir-se a app fica disponível para ser jogado deslizando o dedo sobre o pequeno ecrã simulado, ou usando as teclas que aparecem em baixo. Se tiverem um Apple Watch e instalarem lá o Retro Widget 2, também têm acesso ao jogo directamente mal abrem a app, que é um bónus muito interessante.


Retro Widget 2 na App Store

Tamanho: 17.3 MB


sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Mr. Mustachio : Number Search

Jogos que ajudam a manter o cérebro bem oleado é a ordem do dia nesta casa, e portanto aqui está mais um jogo divertido que nos obriga a puxar pela cabeça que apareceu recentemente na App Store. Trata-se de Mr. Mustachio : Number Search de Shobhit Samaria, um jogo algo difícil mas viciante que podem encontrar grátis.

Com este Mr. Mustachio: Number Search parece que voltamos aos tempos da escola (excepto os míudos que estão ainda de facto na escola), onde um senhor de bigode nos vai fazendo uma série de perguntas, muitas delas que nos obriga a fazer contas simples de matemática, as quais temos de responder deslizando o dedo numa linha ou coluna numa grelha em baixo.

Na parte superior do ecrã aparece a pergunta, que pode ser algo como "o resultado da conta é -3" e a cor é o azul, o que nos leva de seguida a olhar para a grelha em baixo e procurar de entre os quadrados com cor azul, aqueles números cuja conta dê -3.

E há aqui 3 possibilidades, no caso das perguntas de matemática, como temos de escolher a linha ou coluna onde se encontra a solução, podemos fazê-lo deslizando o dedo da esquerda para a direita sobre uma linha, o que implica que se somem todos os números dessa linha, ou então da direita para a esquerda, o que implica que se subtraiam todos os números dessa linha, ou deslizando o dedo de cima para baixo, que nos leva para a operação da multiplicação, que obriga a multiplicar todos os números das colunas.

Por vezes é-nos pedido dois resultados, e podem ser um de cada cor, vermelho e azul, o que quer dizer que temos de encontrar um número azul e um vermelho, na mesma coluna ou linha, cujas operações apenas serão efectuadas dentro das mesmas cores, pois não há cá misturas.



Mas o jogo não vive só das perguntas de matemática, e temos aqui jogos onde nos é pedido os blocos com números, ou os blocos sem números, ou os blocos com números negativos, ou ainda 1 bloco vermelho com número positivo e 1 bloco azul com número negativo e só para olhar para as colunas. 

Isto vai variando, assim como as operações que aparecem nos lados e em cima, o que nos obriga a estar bem concentrados naquilo que nos é pedido em cima. Há aqui um pouco de tudo, e é quase como se fosse um teste de Q.I.

A complicação do jogo vem do factor pressão, pois temos um relógio a contar, dando-nos apenas alguns segundos para responder, o que por vezes se revela bem complicado. Para contrabalançar alguma situação mais complicada podemos ajudar 4 ajudas em baixo, que tanto nos dão tempo infinito, mais tempo no relógio, uma dica das possíveis soluções, e a possibilidade de podermos responder mais que uma vez. Estas ajudas podem ser compradas com diamantes que vamos ganhando, ou comprando através de compras in-app.

O jogo não é fácil, e o facto das perguntas estarem em inglês também não ajuda. Mas à medida que vamos jogando ficamos acostumados com o tipo de perguntas e quase já nem olhamos para a pergunta em si na maioria dos casos. É um jogo super desafiante, e que só é interrompido pela publicidade que aparece aqui e ali, que também pode ser removida com uma compra in-app.

Mr. Mustachio : Number Search na App Store

Tamanho: 125.3 MB


quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

There Is No Game: Jam Edition

Isto não é um jogo. Afinal de contas está no próprio nome do jogo. Não jogo. Porque não é um jogo. É esta a premissa de There Is No Game: Jam Edition da Draw Me A Pixel, um jogo gratuito hilariante que não é um jogo, mas gratuito, que foi criado numa game jam, e que serve de ponto de entrada para um novo jogo que vem a caminho para a semana.

O screenshot aqui em cima engana, porque isto não é um jogo. Portanto esta imagem parece mostrar que há um jogo por detrás disto tudo. Mas haverá mesmo? É algo que terão de experienciar por vocês mesmos. Prometo-vos que sim, há de facto um jogo por detrás disto tudo, com carradas de bom humor, e que nos obriga a algum pensamento fora da caixa.

É um jogo point-and-click bem curtinho, com alguns puzzles para resolver. Se perderem meia hora do vosso tempo é muito, mas será com toda a certeza uma meia hora bem passada, e com um sorriso nos lábios. Põe-nos a pensar, pois há puzzles que temos de encontrar a solução, e é quase a base perfeita para a maioria dos melhores jogos point-and-click que existem.


O jogo está em inglês, por isso convém estar à vontade com a língua, pois o não jogo fala connosco em inglês. Já tinha dito não já? Acho que sim. Há dois finais, por isso podem sempre voltar a jogar rapidamente em poucos minutos o não jogo de novo, para verificarem o que se passa no outro final. Uma boa risota nunca é demais, por isso repete-se na boa.

Este jogo, ou não jogo, serve de carta de apresentação para outro não jogo que vai ser lançado no dia 17 de Dezembro, e que podem já reservá-lo se acharem que é digno da vossa atenção. Um não jogo chamado There Is No Game: Wrong Dimension, que pela sua trailer no YouTube, parece ser bem hilariante e com muito jogo por detrás. Este já virá com legendas em Português, portanto, já sabem mais ou menos com o que contar. Muita risota, e puzzles excelentes cheios de referências aos jogos da nossa infância e não só.


There Is No Game: Jam Edition na App Store

Tamanho: 114.6 MB

 

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Clods Wallup

Algures no universo, o mundo dos Clods está prestes a ser destruído, e cabe-nos a nós levá-los até uma nova casa em segurança. Estou a falar do recém chegado Clods Wallup da Scary Beasties Ltd, um belíssimo jogo gratuito com mais de 144 puzzles para resolver.

Este é um daqueles puzzles em que temos de deslizar linhas de peças, de maneira a criar um caminho para os nossos pequenos Clods chegarem ao portal e assim serem transportados para um novo planeta em segurança. Há Clods de espécies diferentes, e cada um apenas caminha sobre as peças melhor adaptadas ao seu ambiente favorito.

Há Clods que só caminham sobre a relva, outros apenas caminham sobre a pedra, e outros apenas caminham sobre o gelo, etc. Portanto, quando temos apenas um Clod de uma única espécie no ecrã, a dificuldade não é muito grande, e apenas temos de nos preocupar com os Wallups, que são criaturas que se escondem nos arbustos e solo, e querem devorar todos os Clods que encontrarem.


Quando começamos a ter Clods de várias espécies no ecrã, temos de pensar muito bem na estratégia a utilizar, pois o número de movimentos que podemos fazer para arrastar o solo é limitado, isto é, se quisermos obter as 3 estrelas em cada nível.

E o desafio é muito esse, o tentar obter as 3 estrelas, o que implica conseguir resolver um puzzle no número de movimentos mínimo. Terminar um nível e conseguir 1 ou 2 estrelas é positivo, mas vamos querer repetir o puzzle para perceber como é que se consegue fazer em menos movimentos.

O jogo tem um humor excelente, uns gráficos e animações acima do normal, e uma música que parece saída de um filme de Tim Burton super adorável. Podem contar com um vídeo de publicidade a aparecer aqui e ali, ou então se quiserem podem eliminar toda a publicidade através de uma compra in-app.


Clods Wallup na App Store

Tamanho: 258 MB


sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Delta0

Um jogo para puxar pela cabeça, para treinar a matemática, para activar a lógica da nossa massa cinzenta. Estou a falar de Delta0 de Jean-Sebastien Royer, um belíssimo jogo que podemos encontrar grátis na App Store que nos vai fazer a todos mais inteligentes.

O jogo tem um aspecto muito bonito, e nota-se que ao nível gráfico tem muita atenção ao detalhe. Mas o que importa aqui são os puzzles, pequenos quebra cabeças matemáticos que temos de resolver, um atrás do outro, até chegar aos 1500 puzzles, ou o infinito? Venha o diabo e escolha.

A ideia é simples, temos uma "grelha" com nove números, e em cada canto deste quadrado, é-nos pedido um determinado número, ou soma, que é nada mais nada menos que a soma dos 3 números presentes nesse mesmo canto.

O que podemos fazer é reorganizar os números arrastando-os com o dedo, de maneira a que todas as somas estejam certas, e só assim passamos ao próximo desafio. Este é um jogo que pode ser jogado com calma nos seus vários modos de jogo, tirando o modo infinito temporizado, onde jogamos contra o relógio e aí a pressão aumenta como é óbvio.


Há 500 puzzles no nível fácil, 500 no nível médio, e 500 no nível difícil. Depois há aqueles desafios infinitos, o desafio diário, e ainda a possibilidade de enviar mensagens encriptadas para amigos que também estejam a jogar o jogo, que só pode ser desencriptada, resolvendo o puzzle associado a essa chave de encriptação.

É uma ideia muito interessante esta das mensagens, e sempre dá origem a mais uns puzzles para resolver, e pode ser usado com crianças, para obrigá-las a resolver pequenos problemas matemáticos para terem acesso a mensagens preciosas. Queres a nova password do Wi-Fi? Mandei-te por mensagem no Delta0, agora resolve o problema! :D

O jogo conta com publicidade aqui e ali, e há a possibilidade de eliminá-la através de uma compra in-app, mas não é nada que chateie muito e pode ser ultrapassada em apenas 5 segundos. O interface é um pouco confuso, mas num instante nos habituamos a estas coisas crípticas, especialmente se virmos aqui a trailer em cima, que ajuda nesse aspecto.


Delta0 na App Store

Tamanho: 123 MB


quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Pathstorm

Remake de um jogo para PC de 2007, com mais de 10 anos em cima de desenvolvimento, Pathstorm da EverRush Entertainment, chegou finalmente ao iPhone, e promete bastante com os seus puzzles tempestuosos, e podem encontrá-lo grátis na App Store.

Vocês não sabiam, mas há objectos muito antigos que detêm o poder das tempestades. Ironia das ironias, uma grande tempestade em conjunto com um furacão tremendo desactivou e fez desaparecer os objectos da tempestade, acabando com a sua tão vital protecção do planeta.

Cabe-nos a nós encontrar estes objectos que estão agora escondidos atrás das nuvens. Nos pés de um Pathstormer, cabe-nos a nós lançar raios para as nuvens para descobrir onde estão estes poderosos objectos. A ideia é seguir o caminho do raio, para perceber onde estão escondidos os objectos.

A ideia é simples e muito fácil de perceber. Temos à nossa frente uma série de nuves e ao lançar um raio na sua direcção, temos de perceber qual o caminho seguido pelo raio, desde o local onde lançamos o raio até ao local de saída do raio. Temos de estar atentos aos sinais visuais que podem ser observados ao passar do raio, assim como qualquer sinal sonoro.


Os objectos podem ser simples barreiras que desviam a direcção do raio, ou objectos que dividem o raio em vários raios, etc, etc, sendo introduzidos cada vez mais objectos e novas mecânicas à medida que vamos avançando no jogo. O objectivo é encontrar todos os objectos escondidos utilizando o menor número de jogadas possível, o que nos obriga a puxar pela lógica para não desperdiçar movimentos.

Pelo meio há mini jogos onde teremos uma situação inversa, onde todos os objectos estão à vista, mas tudo à sua volta está inundado. Aqui teremos que activar os caminhos na areia debaixo de água, para que se acabe com a inundação. É o processo inverso, e apenas temos de utilizar a lógica e seguir o caminho seguido pelo raio.

O jogo arranca lento, num modo tutorial que nos explica tudo bem devagarinho. E quando finalmente arranca percebemos que o jogo é gratuito, mas se quiserem usar os poderes do Pathstormer terão de visualizar uma publicidade de x em x tempo. Senão teremos que contar com os poderes fraquinhos de um iniciante, que só ao fim de algumas tentativas é que consegue usar os seus raios. É uma abordagem interessante, mas a qualquer momento podemos desbloquear os poderes infinitos do Pathstormer através de uma compra in-app se não estivermos interessados na publicidade nem nos poderes fraquinhos do ajudante.


Pathstorm na App Store

Tamanho: 84.1 MB

  

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Stop the Fuzz

Gosto bastante dos jogos de Andrey Spencer, pois são simples e ao mesmo tempo desafiantes e divertidos. É também esse o caso deste Stop the Fuzz, que nos faz lembrar o seu outro jogo Catch a Color, mas aqui com uma mecânica bem diferente, e podem encontrá-lo grátis na App Store.

Estes jogos de Andrey Spencer não têm nada de inovador por aí além, mas são divertidos e deixam-nos agarrados a querer jogar apenas mais um nível para bater o nosso próprio recorde. Aqui em Stop the Fuzz, a ideia é bloquear o acesso das criaturas pretas aos tubos em baixo, e deixar passar apenas as pedras preciosas e tudo o que não seja da cor escura.

De dois tubos em cima vão "pingando" como se fossem gotas, pedras preciosas, e também as Fuzz Balls, as criaturas negras que não queremos deixar passar para baixo. O acesso aos tubos pode ser barrado na parte inferior por uns lasers que temos de activar no seu respectivo botão, um de cada lado do ecrã.

Se deixarmos entrar uma criatura nos tubos, perdemos o jogo, e se destruírmos uma pedra preciosas com os lasers, também perdemos o jogo. Estamos perante um jogo em que os reflexos fazem toda a diferença, mas também alguma paciência.

Quantas pedras preciosas conseguem deixar passar antes de perder? Tenham em conta que à medida que vamos chegando cada vez mais longe, vamos desbloqueando novas mecânicas, ou novos monstros, que se comportam de maneira diferente, dificultando ainda mais a nossa tarefa.


Stop the Fuzz na App Store

Tamanho: 18 MB


sexta-feira, 27 de novembro de 2020

melod

Saudades dos tempos em que jogos estilo Guitar Hero eram moda na App Store. Hoje descobri um achado, um jogo chamado melod de Roger Pollard, que é um autêntico Rock Band com bandas indie, e que podem encontrar grátis na App Store.

Sim, Guitar Hero ou Rock Band, é o mesmo tipo de jogo, mas com um look mais Rock Band, para quem conhece. As músicas não são tanto rock, mas há um pouco de tudo para todos os gostos. Desde músicas infantis para os iniciantes, passando por música clássica, música electrónica e música rock.

O jogo é gratuito e vem com dezenas de músicas disponíveis para jogar, as quais vamos ter de ir desbloqueando com estrelas, que ganhamos, jogando. Há dois níveis de dificuldade, portanto tnato agradará a quem nunca jogou este tipo de jogo, assim como aos prós, que podem partir logo para a dificuldade máxima.

Este melod arranca logo com a pergunta do que estamos a usar para ouvir, headphones com fio, airpods, ou o som do iPhone, e regula automaticamente o lag e o sincronismo do som e imagem que vemos no ecrã. De qualquer maneira é só dar um salto às definições, que podemos ajustar o lag manualmente, caso pareça que não estamos a acertar bem na batida.


Para quem nunca jogou nada do género, a ideia é acertar nas peças de cores quando estão a passar na linha em baixo com as mesmas cores. Se estiverem a acompanhar a batida da música ou da melodia, não têm de pensar muito, é só entrar no ritmo.

Depois de jogarmos algumas vezes, já vamos ter uma boa colecção de músicas para jogar e podemos desbloquear o modo de ritmo, que acrescenta uma barra em baixo para fazermos a batida ao mesmo tempo que acertamos na melodia com as cores.

Isto aumenta consideravelmente a dificuldade, e muda o jogo ligeiramente, o que é bom para repetir novamente todas as músicas. Há músicas grátis para adquirir na loja, e recomendo, pois há lá uma impossível que têm mesmo de experimentar (no modo fácil), e depois para quem quiser mesmo muitas músicas, há uma subscripção, mas não me parece necessário para já. Passem na página do jogo para apoiarem os artistas, caso tenham gostado das músicas que ouviram.


melod na App Store

Tamanho: 351.9 MB


quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Phil The Pill

Numa mistura de clássicos como Bomberman, Pac-Man ou Super Mario, Phil The Pill da Curious Labs, é um jogo com muita personalidade, ao mesmo tempo desafiante com os seus puzzles e extremamente divertido, que podem encontrar hoje grátis na App Store.

No universo dos bichos de conta (ou sapateiro), tudo corria às mil maravilhas, todos viviam felizes, até ao dia que outros insectos bandidos invadiram as suas terras, raptaram a amada do nosso herói e levaram todos os seus tesouros.

Cabe-nos a nós controlar as capacidades extraordinárias de rolar do nosso herói, enquanto avançamos pelo território e labirintos dos insectos bandidos, onde teremos que salvar os nossos amigos, recuperar as moedas de ouro e todos os objectos roubados, e encontrar o amor da nossa vida.

O jogo está muito bem concebido, desde os seus gráficos fantásticos, à jogabilidade, ao humor constante do jogo. A mistura de mecânicas é aqui conseguida de forma brilhante. Por um lado parece o Pac-Man pois andamos por ali a passear no labirinto a "comer" os tesouros e os poderes, ao mesmo tempo destruíndo os insectos maus que nos aparecem à frente.


Por outro lado podemos usar armas para destruir blocos de terra que impedem a nossa passagem (e as nossas mãos), e usar bombas como no clássico Bomberman para destruir blocos mais resistentes como os blocos de pedra. É também um jogo com puzzles e quebra cabeças, pois põe-nos a pensar qual a melhor maneira de avançar no labirinto, porque se usarmos as únicas bombas que temos num local antes de desbloquearmos um outro local que tem uma arma que nos permite destruir blocos de madeira, ficamos presos, e temos de reiniciar o nível.

A mecânica de rolar deslizando com o dedo para mudar de direcção, deslizar com dois dedos para parar de rodar, e tocar com dois dedos para colocar uma bomba no chão, são coisas que aprendemos rapidamente, e nos habituamos com facilidade. Temos de ter atenção que o mau cheiro dos insectos começa a invadir o ecrã, por isso também estamos a jogar contra o tempo, e há que ser rápido a chegar à saída de cada labirinto.

Com muitos níveis e mundos disponíveis para jogar, temos aqui um jogo que até parece incrível estar gratuito na App Store, mas é esse o caso, e quem somos nós para nos queixar. É aproveitar, instalar, e derrotar estes insectos mal cheirosos, que o mundo dos bichos de conta precisa da vossa ajuda.

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

The Westport Independent

Um jogo que acabou de ficar gratuito é este The Westport Independent de Pontus Lunden, que se torna tão ou mais importante nos tempos que vivemos, onde o poder dos media podem mudar os corações do povo e os destinos de uma nação.

Este jogo vem muito na linha do espectacular Papers, Please, um jogo que devem jogar num iPad se apreciam estes temas da censura e do controlo do governo sobre os seus cidadãos. Neste caso gerimos um jornal, e como seu editor podemos modificar os artigos que são lançados ao nosso gosto, de maneira a agradar o governo, ou a agradar os rebeldes, que se opõem ao governo.

Numa altura em que temos um Trump a chamar de fake news a todas as publicações que se limitam a contar a verdade, temos outras publicações que preferem mentir, ou omitir, para passarem pelos pingos da chuva e tentarem não ser o foco da ira do presidente.

Neste jogo temos um governo autocrático que gosta muito de ser obedecido e cria novas regras para os media. Teremos que navegar essa linha fina da verdade e da "mentira" para que o governo não acabe connosco, correndo o risco por outro lado de perder o apoio do povo, e causar uma autêntica revolta popular.


Qual será a nossa posição para manter as coisas equilibradas? Como editor podemos censurar alguns trechos do artigo, de maneira a não falar mal do governo, mas tentando não irritar os rebeldes ao mesmo tempo. Podemos também mudar o título da notícia, que pode ajudar, pois há pessoas que só lêem os títulos.

Depois temos 4 jornalistas a quem passar os artigos censurados, para que estes os reescrevam para publicar no jornal, que sai todas as semanas. Cada um dos jornalistas tem um perfil particular, sendo mais pró ou contra o governo. Teremos de distribuir cada artigo da melhor forma por cada um dos jornalistas para os manter felizes no seu emprego, pois as suas opiniões também contam, e eles farão questão de nos dizer em cada reunião semanal.

Manter o jornal à tona e a sobreviver semana a semana é o nosso objectivo principal, pois queremos ter vendas e público, mas ao mesmo tempo não queremos que o governo nos ponha uma corda ao pescoço. Um jogo político, super actual, com alguma leitura para fazer e para tomar decisões, que não é com certeza para todos, mas que podem agora experimentá-lo livremente, que está disponível grátis na App Store.


The Westport Independent na App Store

Tamanho: 71.4 MB

terça-feira, 24 de novembro de 2020

ClipDrop - AR Copy Paste

Como sabem, sou um fã acérrimo de experimentar novas tecnologias, novas apps. E esta última que me passou pela mão, a ClipDrop - AR Copy Paste da Init ML, é uma app de realidade aumentada perfeita para designers gráficos ou designers web.

Venho-vos aqui apresentar a app, mais como conceito ou experiência, porque não somos todos designers nem temos necessidade de uma ferramenta como esta, especialmente quando temos de pagar por ela. Portanto a app é gratuita e podemos criar 10 clips com ela para experimentar, mas a partir daí temos de subscrever uma mensalidade ou anuidade.

O que a app nos permite fazer é incrível, basta apontar o iPhone para um objecto, tocar no botão para registar, e a inteligência artificial da app encarrega-se de retirar o objecto do seu fundo, e ficamos com ele disponível para o enviar para a nuvem, ou para o colocar directamente num programa com o qual estejamos a trabalhar no desktop.


Isto é de uma utilidade tremenda para designers como é óbvio, que com o plugin activo no Photoshop, podem tocar prolongadamente sobre o objecto no iPhone, que este salta quase como magia para app de edição de imagem, como se pode ver nos exemplos do vídeo aqui em cima.

É magia sim senhor, e é espectacular. Mas mesmo com o uso apenas da cloud, podemos andar por aí no dia a dia a recolher todo o tipo de objectos que acharmos serem úteis para o nosso projecto, e depois estarem logo acessíveis na app do desktop para serem utilizados nas nossas apps de design (ou Word, Powerpoint, Paint, o que quisermos). Com 10 clips gratuitos, experimentem vocês próprios a magia desta app, que é qualquer coisa, e esperemos que em breve dê para fazer mais coisas no interior da app, sem termos de saltar para o desktop.

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Lamplight City mobile

Fortemente inspirado nos trabalhos literários de Edgar Allan Poe e Charles Dickens, e passado na Era Vitoriana, Lamplight City mobile da Application Systems Heidelberg Software GmbH, é um jogo point-and-click que nos põe a viver uma aventura como se fossemos um verdadeiro Sherlock Holmes.

Neste jogo vestimos o casaco de um antigo polícia que é agora um investigador privado, ao estilo de Sherlock Holmes, e teremos que desvendar 5 crimes, incluíndo aquele que nos fez abandonar a polícia e levou a enveredar por esta vida, que acontece logo no início do jogo.

O aspecto gráfico e tipo de aventura point and click faz-me lembrar de imediato o incrível The Secret of Monkey Island. O humor não é exactamente o mesmo, mas também está fortemente presente neste jogo, sendo a principal diferença a quantidade de conversas que vamos ter neste jogo, pois é um jogo com um ênfase forte na narrativa.

No entanto, não há cá inventários cheios de objectos para experimentar uns com os outros para ver se conseguimos obter algum resultado satisfatório. Aqui os objectos interagem automaticamente com outros no cenário, ou entre eles, caso tenhamos descoberto as pistas e informações que permitem que eles sejam combinados.


Há muitos cenários e objectos interactivos no jogo, quase como se fossem mini-jogos, nos quais teremos que tocar um piano, manipular uma alavanca, etc, etc. Convém salvar com frequência, pois é possível acusar a pessoa errada, e depois temos de voltar para trás para corrigir o erro. As nossas acções podem-nos levar para diversos finais, portanto estes save games são muito importantes.

Esta é uma aventura carregada de mistério e muitos quebra cabeças para resolver, onde teremos que juntar todos os pontos para chegar à solução de cada um dos crimes que nos são entregues pela inspectora da polícia. Temos muitas horas de jogo pela frente, portanto, é um daqueles jogos que recomendo vivamente aos fãs do género.


Lamplight City mobile na App Store

Tamanho: 2.1 GB


sexta-feira, 20 de novembro de 2020

DeLight: The Journey Home

Gosto bastante de jogos que nos mostram os efeitos da guerra na vida das pessoas, em particular quando é visto pelos olhos das crianças, que é completamente devastador. Esta semana estreou-se este DeLight: The Journey Home da Wexplore Games, um jogo que nos põe nos pés de uma criança cega numa altura em que a sua terra natal entra em guerra.

Neste jogo vestimos a pele de Sammy, uma menina que fica cega por causa da guerra, e a sua aventura pela cidade em busca dos seus pais. Para a ajudar tem um cão que fez como amigo muito recentemente, o qual a guiará pelos locais que terá de caminhar e assim evitar os muitos perigos que tem à sua volta.

Este é um jogo onde iremos experienciar os horrores da guerra, e o desafio que traz a cegueira a uma criança que acabou de perder a visão, especialmente nestas circunstâncias em que o mundo conhecido à sua volta desaba por completo.


No jogo acompanhamos Sammy antes de guerra, na sua rotina diária pela casa, nas brincadeiras com os amigos no parque (onde irá aprender a navegar o mundo à sua volta como se fosse uma míuda cega, que serve como uma espécie de tutorial para a aventura que se seguirá), até ao momento em que é dada a notícia da guerra e do estado de emergência, e o seu avô lhe diz para ir buscar a mochila para irem ter com os seus pais, que vivem longe.

Só poderemos jogar o primeiro capítulo, que nos levará cerca de uma hora de jogo, dependendo do tempo que perdermos a explorar tudo aquilo que nos rodeia. A partir daí ser-nos-á pedido para adquirir o jogo completo, assim como os restantes capítulos. Só o primeiro capítulo é o suficiente para nos deixar agarrados ao jogo, e mesmo que não queiram investir na restante história, acho que é algo que deveriam jogar, nem que seja só esta primeira hora de jogo.


DeLight: The Journey Home na App Store

Tamanho: 1.3 GB


quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Cubo Adventure: Block Puzzle

Mais uma reinvenção no que toca a combinar blocos em linha e coluna, Cubo Adventure: Block Puzzle de Maxim Linetsky, é um jogo gratuito que se estreou recentemente na App Store que nos vai pôr a puxar pela cabeça e a jogar contra o tempo.

O objectivo do jogo e de cada puzzle é eliminar os blocos que nos vão sendo disponibilizados em cima. Temos de escolher quais blocos queremos jogar, e colocá-los nos espaços livres na grelha em baixo. Cada escolha representa um determinado número de blocos, que podem ser jogados em linha recta, ou ter outros formatos caso seja possível mudar de direcção (o que é também descrito nas opções de cada grupo de blocos). 

Por exemplo se pudermos mudar uma vez de direcção, podemos criar um grupo de blocos em forma "L", e se pudermos mudar de direcção duas vezes podemos ter ainda mais formatos como um quadrado, rectângulo, etc. Também é possível combinar blocos de apenas uma cor, para conseguir um bónus na pontuação, mas só serve para isso mesmo.


O desafio deste jogo está na possibilidade de preenchermos a grelha com demasiados blocos e não podermos jogar mais nenhuma opção, nos níveis onde temos de jogar antes que se acabe o tempo para a próxima jogada, e depois na dificuldade que vai aumentando com grelhas de formatos diferentes e até blocos que não podem ser destruídos.

Bem, na verdade, os blocos negros podem ser destruídos, desde que apareça uma opção de blocos em cima que servem exactamente o propósito de destruir blocos, que tanto serve para os coloridos como para estes negros que não servem para nada.

O jogo conta com um modo de história onde vamos avançando puzzle atrás de puzzle, tentando obter as 3 estrelas, e conde vão sendo apresentadas novas mecânicas de uma maneira faseada. Depois temos um modo infinito, onde podemos jogar o máximo tempo que aguentarmos sem ficar sem movimentos, onde a dificuldade vai aumentando com o passar do tempo.


Cubo Adventure: Block Puzzle na App Store

Tamanho: 71.3 MB


quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Match Colours

Uma excelente e muito útil ferramenta para entusiastas da fotografia e vídeo, Match Colours de Enrique Garcia, permite-nos igualar as cores de duas imagens, dois vídeos, ou uma imagem e um vídeo, e está neste momento gratuita na App Store.

Somos livres de usar uma das milhares de apps que existem na App Store, incluíndo a app nativa de fotos do iPhone, para mudar por completo as cores, brilho, contraste, etc, das nossas fotos. Mas o que esta Match Colours faz é muito interessante, e acaba por ser uma mais valia em diversas situações.

Há profissionais que saberão perfeitamente como usar esta app, seja para retirar as cores e look de um determinado vídeo e replicá-lo numa série de fotos, ou vice versa, capturar as cores de uma foto e aplicá-la numa série de vídeos. Só por isto a app tem um valor inestimável, desde que o algoritmo AI se comporte como é suposto.

Mas mesmo que o algoritmo não funcione a 100% como gostaríamos, podemos a qualquer momento aceder às ferramentas de cor, brilho, exposição e contraste, fazer pequenos ajustes aqui e ali, até conseguirmos ter uma imagem com as cores como queremos.

Para um amador como eu, consigo ver que numa série de fotos tiradas no mesmo dia e local, algumas ficaram com as cores diferentes, seja porque a luz bateu de uma certa forma na lente, ou porque apanhou uma sombra, e então basta escolher a foto que ficou com as cores ideais, e aplicar a sua palete de cores às outras fotos que queremos que fiquem iguais.

Podemos fazer isto seleccionando a imagem ou vídeo que queremos alterar, e depois escolher a imagem ou vídeo que funciona como a fonte da palete de cores que queremos. Há uma opção na app em que fazemos mesmo o download de uma imagem com uma palete de cores, que podemos depois alterar livremente num programa de imagem, e depois ao importar, serão aplicadas essas alterações de cor às nossas imagens. Esta palete pode ficar guardada como template para ser usado em situações específicas.

Há também uma ferramenta que nos permite colorir imagens a preto e branco. É com certeza uma utilização muito específica, e podemos andar a trazer a cor de volta às fotos antigas a preto e branco que temos lá por casa, mas é também usado para servir como base para depois ser usado no igualar de cores pelo algortimo AI, e assim se conseguir melhores resultados.


Match Colours na App Store

Tamanho: 147.6 MB

 

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Oculux

A mecânica não é nova, mas os twists que aparecem nos puzzles de Oculux da Logisk Studio Inc., são bem desafiantes ao longo dos seus mais de 200 níveis. Este é um jogo minimalista com um aspecto relaxante que se estreou recentemente e podem encontrá-lo grátis na App Store.

Com uma banda sonora que parece saída de um sonho (ou para nos pôr a dormir), temos aqui um jogo com uma mecânica famosa e usada em centenas de jogos, mas que nos traz a diferença dos seus twists de puzzle para puzzle. À medida que nos vamos aprofundando no jogo, vão sendo introduzidos alguns elementos que modificam a maneira como jogamos.

A ideia é simples, temos um círculo branco que devemos mover pelo labirinto e apanhar todos os diamantes aí disponíveis para saltar para o próximo puzzle. Quando é iniciado o movimento numa qualquer direcção, o círculo só para de se mover quando bate num obstáculo.


Os twists começam logo com a possibilidade de sair fora do ecrã (ou fora do labirinto). Se não houver nenhum bloco para nos travar o movimento, o círculo branco sai fora do labirinto e aparece do lado oposto do labirinto até encontrar novo obstáculo. Se não houver um obstáculo, entrará em loop, o que nos obriga a voltar atrás ou reiniciar o puzzle em questão.

Depois temos blocos que surgem do chão, depois de passarmos pelo seu lugar uma vez. Temos portais que nos transportam de um lugar para o outro, ou picos que devemos evitar a todo o custo, ou blocos que podemos arrastar que nos obrigam a repensar muito bem a nossa estratégia.

É possível terminar um puzzle fazendo o número de movimentos que quisermos, mas como no Golf, há um máximo número de movimentos que devemos tentar cumprir para obter a estrela em cada puzzle, e assim desbloquear os níveis de bónus. Estamos perante um belíssimo quebra cabeças, que podemos encontrar grátis na App Store, e que vale bem a pena.


Oculux na App Store

Tamanho: 85.5 MB


segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Code App

Para programadores iniciantes ou mesmo profissionais que precisem de testar algum código, Code App de Shing Hin Chung, é uma app que nos permite escrever e executar código na nuvem em mais de 40 linguagens diferentes, tudo feito num iPhone ou iPad com acesso à internet.

Para quem está a aprender alguma linguagem de programação, e esteja sem acesso a um computador, pode ser uma excelente ferramenta para treinar alguns trechos de código. Com um editor onde a linguagem aparece destacada, o que é muito útil, podemos rapidamente pedir para executar o código (que é enviado para o compilador na nuvem no fundo), e é-nos dado o resultado em baixo na consola.

Isto faz-se bem num iPhone com o teclado que aparece sobreposto no ecrã, mas é ainda mais funcional num iPad, especialmente se usarmos um teclado bluetooth. A app permite-nos visualizar um website num web server, permite-nos ligar a um repositário no GitHub, e até aceder a discos USB via a app de ficheiros.

Há óbvios limites naquilo que se pode fazer, mas com o suporte à compilação de todas estas linguagens, é uma ferramenta que não devemos deixar passar ao lado, especialmente sendo completamente gratuita:

Assembly (NASM 2.14.02)
Bash (5.0.0)
Basic (FBC 1.07.1)
C (Clang 7.0.1)
C++ (Clang 7.0.1)
C (GCC 7.4.0)
C++ (GCC 7.4.0)
C (GCC 8.3.0)
C++ (GCC 8.3.0)
C (GCC 9.2.0)
C++ (GCC 9.2.0)
C# (Mono 6.6.0.161)
COBOL (GnuCOBOL 2.2)
Common Lisp (SBCL 2.0.0)
D (DMD 2.089.1)
Elixir (1.9.4)
Erlang (OTP 22.2)
Executable
Fortran (GFortran 9.2.0)
Go (1.13.5)
Haskell (GHC 8.8.1)
Java (OpenJDK 13.0.1)
JavaScript (Node.js 12.14.0)
Kotlin (1.3.70)
Lua (5.3.5)
Objective-C (Clang 7.0.1)
OCaml (4.09.0)
Octave (5.1.0)
Pascal (FPC 3.0.4)
PHP (7.4.1)
Plain Text
Prolog (GNU Prolog 1.4.5)
Python (2.7.17)
Python (3.8.1)
R (4.0.0)
Ruby (2.7.0)
Rust (1.40.0)
Scala (2.13.2)
SQL (SQLite 3.27.2)
Swift (5.2.3)
TypeScript (3.7.4)
Visual Basic.Net (vbnc 0.0.0.5943)

É de salientar que poder executar JavaScript ou PHP é uma excelente ajuda para os web developers, e Objective-C e Swift são uma óptima maneira de ir treinando código para criar apps para iPhone e iPad.


Code App na App Store

Tamanho: 86.7 MB