sexta-feira, 28 de junho de 2019

Alabama Bones

Há pessoas que conseguem inventar jogos perfeitos para serem jogados num telemóvel. Talvez a inspiração inicial tenha sido o Super Mario Run, mas com a introdução de puzzles para resolver, transformou-se no brilhante Alabama Bones da GameResort, um jogo gratuito passado num universo muito parecido com aquele personagem bem conhecido Indiana Jones.


Este jogo é muito simples, pois trata-se de um auto runner com plataformas, onde temos o nosso herói sempre a correr pelo cenário, como o Indiana Jones a fugir daquela bola de pedra gigante na caverna em Os Salteadores da Arca Perdida, e onde temos apenas que tocar no ecrã com um dedo para activar as acções que aparecem no seu caminho.

Coisas como saltar, parar, mudar de direcção, activar uma alavanca, etc, etc. A ideia é apanhar os 3 ídolos valiosíssimos que estão espalhados pela caverna, e levar o nosso Alabama Bones até à porta da saída, para passarmos ao próximo desafio.

Isto é bem fácil nos primeiros níveis, onde nos é apresentada esta mecânica bem simples de jogar, mas depressa percebemos que vamos começar a repetir níveis para perceber quais os caminhos a seguir para conseguir apanhar os ídolos todos, e também para evitar cair nas várias armadilhas que se encontram espalhadas pela caverna.


Este é um jogo de timing, para conseguirmos acertar no momento exacto nas acções quando Alabama Bones passa por elas, e é também um quebra cabeças, pois é preciso perceber que acções accionar em cada momento, que alavancas activar, e em que direcção temos de correr para não acabar com o corpo todo furado numa armadilha de espetos.

Com uma jogabilidade perfeita para se poder jogar com apenas um dedo num telemóvel, mais de uma centena de puzzles brilhantes para se resolver, um visual muito interessante, e alguma nostalgia e humor retirado com toda a certeza de um dos filmes mais famosos de Steven Spielberg, Alabama Bones é um jogo gratuito tão porreiro e desafiante, que até o prefiro ao Super Mario Run, onde apenas temos de saltar e saltar e saltar.


Alabama Bones na App Store

Tamanho: 113.2 MB

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Void Tyrant

Já vimos na App Store alguns jogos bem porreiros com cartas, especialmente em jogos do estilo Rogue. Hoje temos uma nova entrada neste género, com alguns elementos e mecânica novos, como é o caso deste Void Tyrant da Armor Games Inc, que para além dos combates com cartas bem conhecidos de outros jogos, temos também uma espécie de Blackjack que é algo muito bem pensado e extremamente viciante.


Como se trata de um roguelike já se sabe que o aleatório e o morrer para se começar de novo é algo sempre presente neste tipo de jogos. Portanto nesta aventura pela galáxia começamos com um guerreiro com determinadas características aleatórias, e um baralho com algumas cartas com poderes e armas, também ele criado de forma aleatória.

Com a nossa nave vamos visitando vários planetas e locais espalhados pelo universo, à procura de umas chaves mágicas, essenciais para restabelecer a ordem no universo. Em cada local há uma data de monstros para derrotar, e um chefe final que terá uma destas chaves para nos entregar.

A mecânica do jogo está muito bem conseguida, tendo como é costume a possibilidade de jogar qualquer uma das 4 cartas do nosso baralho que temos pousadas à nossa frente (desde que haja energia para as jogar), que tanto podem dar dano directo ao inimigo, paralisá-lo, fornecer-nos pontos de ataque, equipar uma arma ou escudo potente, etc, etc.

E depois temos a verdadeira mecânica do jogo, que faz isto tudo andar para a frente, que é o Blackjack, onde vamos tirando cartas (outras cartas) de um baralho que se encontra do lado esquerdo, onde cada uma destas cartas pode ter um número de 1 a 6. A ideia é preencher ao máximo a barra de ataque que temos à nossa frente, que pode ir até 12 pontos de ataque, e se ultrapassarmos a barra de ataque do inimigo, seremos nós a efectuar o ataque, e o inimigo a sofrer diversos danos (conforme a diferença de pontos entre a nossa barra de ataque e a deles).


Portanto, vamos jogando cartas até chegar aos 12 pontos no máximo, e nunca ultrapassar os 12, senão perdemos esse combate. É um jogo de sorte, pois nunca sabemos qual o número que vai sair na carta seguinte, mas é também um jogo de estratégia e risco, pois podemos sempre ficar por um 8 e não arriscar ultrapassar, e mesmo assim ganhar o combate. É aqui que entram as cartas de poderes que podem ser jogadas com energia, pois algumas dão-nos pontos directos de ataque, acrescentando de imediato +1, +2, +5, e por aí fora, perfazendo os pontos de ataque que precisamos.

O jogo é altamente viciante, pois mesmo perdendo só queremos voltar ao ataque novamente, usando as moedas para comprar upgrades e novos equipamentos, e aproveitando das melhorias que vamos fazendo entre jogos. O nosso herói volta ao início com um novo baralho com poucas cartas, mas as melhorias que já fizemos ao nível de características mantêm-se, o que faz com que as primeiras batalhas se tornem cada vez mais fáceis.

À medida que vamos avançando no jogo, vamos desbloqueando novas classes de heróis (até 3), e vamos encontrando tesouros, que nos vão dando mais cartas para fazer parte do nosso baralho, as quais podemos descartar se não nos interessar, como é óbvio. Há mesmo muita coisa boa para descobrir neste jogo, e não se admirem de ficar horas a jogar de uma só vez. Há alguma publicidade a surgir aqui e ali, mas nada que incomode por aí além, longe disso. Aproveitem que o jogo está disponível grátis na App Store e boa sorte.


Void Tyrant na App Store

Tamanho: 547.4 MB

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Forgotton Anne

Podem fechar a App Store, que acho que já encontrei o meu jogo preferido para 2019. Uma aventura animada que parece saída de um filme Anime dos fabulosos Estúdios Ghibli e da mente do grande MiyazakiForgotton Anne da Hitcents.com, Inc., é com toda a certeza o jogo do ano, com uma qualidade incrível que não deixará ninguém indiferente, e o qual podemos jogar o primeiro capítulo de forma completamente gratuita.


Em Forgotton Anne (é mesmo escrito Forgotton, não é um erro ortográfico), parece que estamos a viver um filme Anime, no qual a acção acontece porque nós estamos a comandá-la passo a passo. Como conseguiram misturar uma espécie de filme Anime cheio de mistério com um jogo de plataformas carregado de puzzles para resolver, é algo que me ultrapassa. Mas fico muito feliz por ele estar agora disponível na App Store, para instalar de imediato num iPhone ou iPad, desde que haja 1,7 GB de espaço livre, claro.


Toda a gente perde coisas algures no dia a dia, um par de meias, um porta-chaves, uma carteira, um livro, um brinquedo antigo, etc, etc, e essas coisas, sabemos agora, vão parar a um universo paralelo ao dos humanos, a Terra dos Esquecidos, na qual os objectos ganham vida, e no qual é habitado também por Anne e o seu mestre, Bonku.

Anne, a nossa personagem, é responsável por manter a ordem na Terra dos Esquecidos, tendo o poder de retirar a alma dos objectos (uma energia que está presente por todo o lado chamada Anima), deixando-os para sempre sem vida. Este poder vem de uma luva especial que Anne possui, que lhe permite manipular esta energia não só nos objectos com vida, mas também em todo o tipo de mecanismos que teremos de manipular durante a aventura.


Para manipular a Anima, temos um botão específico no ecrã que nos permite entrar num modo de visão especial em que tudo fica azul, e onde podemos ver facilmente por onde está a energia a fluir, podendo retirá-la de objectos e transferi-la para outros locais que sejam necessários. É também aqui que poderemos manipular certos interruptores que desviarão a energia de um ponto para o outro, o que será essencial para resolver muitos dos puzzles que vamos encontrar no jogo.

E a trama do jogo tem a ver com uma revolta dos esquecidos, alguns objectos que não concordam com a missão do mestre Boku e de Anne de tentarem construir uma ponta para chegar ao Ether (o mundo dos humanos), e portanto começam com uma série de ataques bombistas os quais Anne terá de investigar e tentar resolver.


Este é um jogo de plataformas, mas é mais um filme Anime no qual temos também algumas plataformas para percorrer, e alguns puzzles para solucionar e assim avançar na história. E sim, a história é o que mais importa, pois é uma história de fantasia lindíssima e misteriosa, a qual vamos querer acompanhar até ao final, certos de que não há só um final, pois Anne pode fazer muitas escolhas diferentes durante o seu caminho, o que modificará ligeiramente a história que vamos viver.


As vozes de Anne e da maioria dos personagens é incrível, um magnífico trabalho, que é complementado por uma banda sonora cinematográfica que nos deixa completamente envolvidos, ao ponto de esquecermos que estamos a jogar um jogo num iPhone ou iPad. É como ver um filme interactivo, no qual as nossas escolhas influenciam a aventura. Vamos dar por nós muitas vezes a ter conversas com os objectos animados, e nas quais nos é dada sempre a opção de escolher entre duas respostas, o que normalmente se traduz numa Anne boazinha, ou numa Anne mais rígida, sempre pronta a fazer valer a "lei", que nem um Judge Dredd de um mundo Anime, retirando a vida dos objectos como se não fosse nada.


Nos primeiros minutos de jogo ficamos completamente de boca aberta com a qualidade dos cenários desenhados à mão, belíssimas pinturas a fazer lembrar os trabalhos inesquecíveis dos Estúdios Ghibli, e também com a animação dos personagens, o jogo de luzes e sombras, a qualidade das vozes dos actores. Mas depois percebemos que os controlos no ecrã são uma delícia, e que controlam Anne na perfeição, inclusive quando encontramos uma asas que nos permitem saltar grandes distâncias.


Como disse mais acima, podemos jogar uns bons minutos do jogo no primeiro capítulo, o que nos dá a entender do mundo em que nos encontramos e qual a nossa missão, e também a aprender a manipular a nossa personagem, Anne. Depois é-nos pedido para desbloquear o jogo na sua totalidade se quisermos continuar, o que se traduz numa compra in-app de 10,99€, o que é algo que eu recomendo vivamente. Mesmo que vos pareça não ser possível para a vossa carteira, experimentem pelo menos jogar o primeiro capítulo, pois não se irão arrepender, e vão querer mostrá-lo a todos os vossos amigos, pois é mesmo uma obra de arte de um jogo.


Forgotton Anne na App Store

Tamanho: 1.7 GB


Forgotton Anne - Rating: 5

terça-feira, 25 de junho de 2019

Aqueduct 101

Hoje temos alguns puzzles para resolver, num jogo que parece à primeira vista o clássico Pipe Mania, mas não é de todo, pois este Aqueduct 101 da Kieffer Bros., é um quebra cabeças bem diferente e inovador, e está neste momento grátis na App Store.


Neste jogo temos de mover blocos quadrados que representam partes de um tubo, de maneira a estabelecer a ligação desde a torneira da água até ao seu destino final. Os blocos que podemos mover com o dedo são de cor azul, bastando arrastá-los livremente para a posição que quisermos, e todos os outros de cores diferentes estão fixos e têm outras funcionalidades.

Depois de conseguirmos estabelecer uma ligação com sucesso da origem ao destino, aparece-nos no ecrã uma torneira para abrirmos a água e fazer assim correr a mesma do início ao fim, desbloqueando assim o próximo puzzle.

O jogo nos primeiros níveis vai-nos explicando o que fazer, e apresentando em jeito de tutorial as novas peças e o que fazer com elas. Dos blocos azuis iniciais, passamos a ter blocos móveis que servem de ponte entre plataformas, blocos que fazem teletransporte, interruptores que abrem portas quando colocamos um bloco azul em cima deles, e até tapetes rolantes que nos vão obrigando a mudar a nossa maneira de pensar para resolver os puzzles.

Com 48 puzzles para resolver, este é um jogo que serve como prelúdio para o jogo completo com 250 puzzles que podem também encontrar na App Store. Aproveitem para instalar este magnífico quebra cabeças já hoje enquanto está grátis no lugar do costume.


Aqueduct 101 na App Store

Tamanho: 58.6 MB



segunda-feira, 24 de junho de 2019

10 anos de Apps do iPhone

E hoje o Apps do iPhone está de parabéns. São 10 anos a trazer uma nova app ou jogo por dia, umas vezes promoções ou apps gratuitas, outras vezes apps ou jogos de uma qualidade tal que é inevitável falar delas aqui no blog. Foram 3161 posts até hoje, e apesar de ter abrandado um pouco desde a loucura dos primeiros anos em que a média de posts ia para os 470 por ano, vou continuar a dar a minha dica diária para todos aqueles que me acompanham há tanto tempo.


"Uma semana depois de ter saído o OS3.0 para o IPhone, começo aqui neste cantinho digital a falar das apps que vão povoando o meu IPhone 3G. Para quem anda sempre atento à appstore como eu, pode não encontrar novidades nas apps que eu for colocando aqui no blog, mas para aqueles que não têm tanto tempo para andar em cima das dezenas e centenas de apps que saiem todos os dias, pode vir a ser bem útil, e é por isso que eu criei este espaço."

Assim começava o primeiro post a falar de uma app de contactos que já não existe na App Store. Na altura estavam na moda as apps de organização de contactos e os jogos de labirinto com esferas de metal. A seguir veio o Shazam, e uma app espectacular que ainda está na App Store, FStream, que nos permite ligar a qualquer rádio através do seu endereço de streaming.


Em 2009 já tinha uma colecção bem grande de amigos com iPhone para quem enviava as minhas dicas de apps e jogos gratuitos por Email. E foi em Junho de 2009 que percebi que tinha de mudar a forma de entrega destas dicas, começando este blog, e partilhando o link com todos, que assim facilitava a minha vida, e podia chegar a muitas mais pessoas ao mesmo tempo.

Para todos aqueles que me acompanham diariamente, podem ter a certeza que é para continuar, e que cá estarei para vos falar daquelas apps e jogos que me chamam à atenção, e que valem a pena de instalar no iPhone. Parabéns Apps do iPhone! \o/

AR Ruler App – Tape Measure

As primeiras apps a usar a realidade aumentada no iPhone foram as réguas, e só depois começaram a aparecer jogos. Neste caso volto a revisitar as apps de tirar medidas, como esta AR Ruler App – Tape Measure da GRYMALA, que está hoje grátis na App Store e nos permite tirar todo o tipo de medidas, verificar áreas, perímetros, volumes, etc.


Primeiro, esta app permite tirar rapidamente a medida de qualquer coisa em linha recta. Basta dar acesso à câmara no interior da app, deixar detectar os diferentes planos (caso exista mais do que um), escolher o plano, e depois começar a marcar pontos para criar as linhas dos objectos a medir.

Mas as funcionalidades desta app vão bem além de simples linhas rectas, pois é possível tirar medidas aos objectos em 3D, acedendo às opções de cubo, cilindro, ou qualquer uma das funcionalidades de objecto livre em 3D, onde podemos desenhar à vontade à volta do objecto (real ou imaginário), que no final é extraído o resto do objecto em 3D.


No que toca ao 2D podemos tirar medidas de uma divisão no interior de uma casa, onde é calculado de imediato a área e o perímetro, ou medir um simples azulejo rectangular, uma mesa redonda, ou outra vez, de forma completamente livre, objectos ou paredes com contornos arredondados, etc.

A app permite-nos ainda aceder a uma ferramenta específica para calcular alturas, e até calcular ângulos de uma forma bem rápida e eficaz. A margem de erro é mesmo muito pequena, desde que haja boa luz e os planos à nossa volta tenham texturas bem definidas e não sejam brancos sem qualquer textura. Dá sempre jeito ter uma ferramenta como esta, seja para tirar medidas de uma forma rápida quando não temos uma fita métrica por perto, ou apenas para ter uma ideia das medidas de algo. Portanto é de aproveitar a promoção e agarrar esta app enquanto está gratuita na App Store.


AR Ruler App – Tape Measure na App Store

Tamanho: 13.6 MB

sexta-feira, 21 de junho de 2019

sum.

E que tal um jogo do género match-3 que vem abalar um pouco a fórmula do costume com um pouco de 2048 e algumas pitadas de inovação? O jogo sum. da Eagle Saga, que podemos encontrar completamente grátis na App Store vem reinventar este género clássico de quebra cabeças onde nos podemos perder por horas e dias a fio.


Ok, vamos lá colocar a parte do match-3 de lado. Temos uma grelha 6 por 6 à nossa frente, e está preenchida com números. Podemos deslizar um número com o dedo, trocando de posição com outro que esteja ao seu lado, na vertical ou na horizontal. A ideia é conseguir combinar 3 ou mais números iguais para ir ganhando pontos.

Pronto, e agora? Quando combinamos 3 números "1" obtemos um número 2. Quando combinamos 3 números "5" (ou mais), obtemos um número 6, e por aí fora. Quanto maior for a soma dos números combinados, maior a pontuação que conseguimos, por isso é importante começar a combinar números cada vez maiores, e é a parte do desafio extra deste jogo, que normalmente não está presente em outros jogos do mesmo género (e quase a fazer lembrar o clássico 2048).


Mas não ficamos por aqui, pois temos um número limitado de movimentos. E para conseguir mais movimentos temos de fazer combinações de 4 ou mais números ao mesmo tempo. Portanto se combinarmos 4 números iguais, conseguimos mais um movimento, e se combinarmos 5 ou mais números iguais, conseguimos 2 movimentos extra.

E vamos ter de andar sempre a jogar com isto em mente, pois temos de conseguir mais movimentos, porque ao chegarmos a zero é GAME OVER MAN. À primeira vez que jogamos apanhamos o jeito à coisa, e perdemos bem rapidinho. À segunda vez já começamos a perceber que conseguir mais movimentos é importante e vamos andar a tentar fazer combinações de 4 ou mais números. E à terceira vez já estamos completamente viciados e o desafio que nos entretém o cérebro é conseguir obter números cada vez maiores. Um belo jogo para o fim de semana, e para o ano inteiro, se gostarem de perseguir pontuações cada vez mais altas para competir com os vossos amigos.


sum. na App Store

Tamanho: 135.8 MB

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Hanx Writer

Preparados para escrever o vosso próximo livro com a ajuda do Tom Hanks? Seja com um teclado externo Bluetooth, ou a teclar nas teclas virtuais do iPhone, Hanx Writer, uma app gratuita desenvolvida pela Hitcents, vai-nos pôr a teclar nas antigas e bem apelativas máquinas de escrever.


Confesso que prefiro teclar um texto no iPad, especialmente se for com esta Hanx Writer, por causa dos efeitos animados das teclas, do movimento realista do ponteiro e de todas as partes mecânicas da máquina, e como não podia deixar de ser, do barulho das teclas e o famoso PING quando chegamos ao final da folha.

Num iPhone continua a ter bastante piada estes efeitos sonoros e visuais que nos trazem alguma nostalgia, para quem conheceu e trabalhou com estas máquinas de perto. Mas, se tiverem por aí um teclado Bluetooth, a experiência é ainda mais rápida, como não podia deixar de ser, e ouvimos na mesma o barulho das teclas, e é com certeza melhor se estivermos mesmo a planear escrever um livro ou um texto mais longo.

A Hanx Writer traz uma máquina gratuita para usarmos à vontade, uma das preferidas do Tom Hanks, a Hanx Prime Select, mas traz outras máquinas que podem ser adquiridas através de compras in-app. Assim como novas fontes e tamanhos, e até folhas diferentes para usar na máquina.


Cada máquina tem um aspecto diferente, um feeling e sons distintos. As fontes também variam, sendo a Hanx Golden Touch aquela que tem um texto bem clássico, quase a desaparecer, cheio de erros e tinta com borra.

Também é possível adquirir como compra in-app o teclado de forma a que possa ser usado com qualquer app instalada no iPhone. Seja um Email, actualizar uma nota, ou teclar numa app de mensagens, com certeza que não é a mesma coisa que o teclado do iPhone, e assim deixamos de estar limitados à Hanx Writer.

Teclar dentro da app é muito estimulante, com as animações da máquina e todos os barulhos mecânicos que esta faz, mas poder usar o teclado em qualquer app no iPhone, eleva esta app para um patamar bem mais elevado, e recomendo vivamente a qualquer pessoa que tenha aquela nostalgia das antigas máquinas de escrever.


Hanx Writer na App Store

Tamanho: 119.2 MB


quarta-feira, 19 de junho de 2019

Faraway: Tropic Escape

E com este já vamos em 5 jogos da série Faraway Escape, uma simpática aventura onde temos de ir resolvendo uma série de quebra cabeças. Estou a falar de Faraway: Tropic Escape da Snapbreak Games, que nos leva desta vez para uma ilha tropical, e nos apresenta mais uma vez com vários puzzles para resolver, e podemos jogar 9 capítulos de forma completamente grátis.


Estes jogos da série Faraway Escape têm um dificuldade inicial bem baixa, e de uma maneira geral são indicados para os iniciantes deste tipo de jogo do género Room Escape, ou mesmo para crianças. É certo que a dificuldade começa a aumentar lá mais para a frente, mas no geral é um tipo de jogo bem mais simples do que por exemplo os jogos da série The Room..

Seja como for, aqui temos mais uma aventura divertida para ir descobrindo mais um pouco da história da pessoa que passou por estes locais antes de nós, e que foi largando pequenas notas que podemos encontrar atrás de arbustos e no interior de pequenos barris.


A ideia é sempre a mesma, resolver os puzzles que nos aparecem à frente para ir desbloqueando novas zonas, até conseguirmos finalmente chegar ao portal que nos transporta para uma nova parte da ilha, que apenas pode ser activado se tivermos encontrado a peça especial que encaixa na parte superior do mesmo. Vejam a trailer do jogo para ficarem com uma ideia daquilo que vos espera, e aproveitem para jogar os primeiros 9 capítulos, podendo depois desbloquear todos os 18 capítulos através de uma compra in-app.


Faraway: Tropic Escape na App Store

Tamanho: 312.5 MB

terça-feira, 18 de junho de 2019

JFK Moonshot

No dia 16 de Julho faz 50 anos que foi lançado o foguetão SATURN V e consigo o módulo lunar que iria aterrar pela primeira vez na lua com os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin. E agora podemos experimentar esta grande aventura em realidade aumentada no nosso iPhone com esta JFK Moonshot da John F. Kennedy Library Foundation, uma excelente app educativa e jogo que podemos encontrar hoje grátis na App Store.


Com esta app podemos colocar à nossa frente a plataforma e o foguetão SATURN V, visualizá-la de todos os ângulos e de bem perto, testar os seus motores para ver se está tudo a funcionar como deve ser, e visualizar alguns vídeos importantes de JFK a anunciar ao mundo e ao congresso norte americano das razões para levar o homem à lua.

Há 5 jogos interactivos incluídos, também eles em realidade aumentada, como por exemplo montar o foguetão, ficando a perceber todas as partes que o compõem, ou então executar as manobras e ultrapassar os vários checkpoints para lançar o foguetão em direcção à atmosfera, e depois podemos fazer a separação do módulo lunar, a aterragem na lua, a qual temos de controlar a descida do módulo lunar tendo sempre atenção ao combustível que é limitado.


Podemos também levar Neil Armstrong a saltitar na lua, colocar a bandeira dos Estados Unidos da América, recolher pedras lunares e depois conduzir o módulo lunar de volta ao módulo de comando Columbia. Mais uma vez é um mini jogo no qual temos de controlar a direcção do módulo lunar e tentar não gastar todo o combustível, senão ficaremos para sempre na lua.

Há uma secção que nos permite acompanhar a viagem dos astronautas da terra até à lua, como se pode ver no vídeo aqui em cima, mas que apenas ficará activa no dia 16 de Julho, altura em que teremos 5 dias para acompanhar em tempo real os acontecimentos de há 50 anos atrás, com a possibilidade de visualizar horas e horas de vídeos disponibilizados pela NASA. Não percam esta belíssima app e esta grande oportunidade de acompanhar esta aventura como se estivessemos em 1969.


JFK Moonshot na App Store

Tamanho: 794.5 MB

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Monoposto

Um belíssimo jogo de Fórmula 1 indie, Monoposto de Marco Pesce, está hoje em promoção a um preço baixíssimo, mas podem sempre experimentar a versão lite que apesar de não nos dar acesso ao campeoato nos deixa fazer corridas rápidas em variadíssimas pistas.


O que chama logo à atenção neste jogo é a sua aparente qualidade gráfica, e a velocidade. O jogo é incrívelmente rápido, e num jogo de Fórmula 1 a sensação de velocidade é tudo. Assim como os controlos, e neste aspecto também não temos de que nos queixar, com todas as opções possíveis, desde o controlo a inclinar o iPhone até aos botões no ecrã, e a possibilidade de optar entre um jogo para amadores com muitas ajudas activas (Arcade), ou um jogo para profissionais mais em jeito de simulação.


O jogo completo dá-nos acesso a corridas rápidas, campeonatos, corridas multijogador online, autênticos duelos um contra um, e no modo de carreira temos voltas de qualificação, temos acesso às pit stop, 5 visões de câmara diferentes, escolha de pneus e carros, personalização da pintura do carro e fato do condutor, corridas à chuva, e a possibilidade de jogar com um joystick MFi. Vejam aqui em cima um vídeo que nos mostra a velocidade alucinante e qualidade gráfica deste jogo indie criado por uma só pessoa, e aproveitem a promoção para o jogo completo, ou experimentem a versão gratuita lite que nos permite fazer muitas corridas para testar o jogo e ver se é do nosso gosto.


Monoposto na App Store

Tamanho: 505.5 MB


Monoposto Lite na App Store


sexta-feira, 14 de junho de 2019

Swipey Maze

O criador Sam Hardy anda já há algum tempo a experimentar com os seus vários jogos de labirintos entre outros, e parece que a fórmula tem vindo a ficar afinada, como se pode ver pelo seu mais recente Swipey Maze, um jogo onde temos de encontrar a saída de um labirinto que podemos encontrar hoje grátis na App Store.


Então é assim, cada jogo começa com a bola imediatamente em movimento, e cabe-nos a nós mudar a sua direcção para fazê-la chegar à saída. Alguns problemas com que nos deparamos na nossa viagem é o facto de não podermos deixar a bola bater nas paredes, e há que encontrar a chave para abrir a porta da saída do labirinto.

Portanto, para além de termos de resolver o labirinto antecipadamente na nossa cabeça, para vermos qual o caminho que temos de fazer, há que procurar e apanhar as estrelas, encontrar e apanhar a chave que abre a porta da saída, e depois navegar até à saída para passar ao próximo labirinto.


Com o avançar dos níveis, os labirintos começam a ficar cada vez maiores e mais complexos, obrigando-nos a navegar durante mais tempo naqueles corredores apertadinhos, levando-nos a errar com maior facilidade. No entanto, vamos também ganhando mais prática no controlo da bola.

A direcção da bola pode ser controlada com um simples deslizar do dedo no ecrã do iPhone, para cima, baixo, esquerda ou direita. Os controlos respondem muito bem, e há uma pequena vibração háptica sempre que apanhamos uma chave ou estrela, que me parece ser um tipo de feedback obrigatório na maioria dos jogos que se fazem hoje em dia. O jogo é gratuito por isso aproveitem bem o fim de semana para resolver todos os labirintos que conseguirem nos próximos dois dias.


Swipey Maze na App Store

Tamanho: 16.2 MB

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Sprint RPG

A Nitrome deve ter uma equipa criativa incrível a julgar por todos os seus jogos fantásticos que andam pela App Store e pelos que já passaram por aqui pelo Apps do iPhone. O mais recente a estrear é este Sprint RPG da Nitrome, um Dungeon Crawler bem divertido em modo super acelerado que podem encontrar hoje grátis na App Store.


Neste jogo temos de entrar numa masmorra à procura de tesouros e tentar sair de lá com vida. O jogo imita um jogo dungeon crawler clássico, mas com uns gráficos a fazer lembrar os melhores jogos do Gameboy, e uma jogabilidade com uma mecânica completamente alucinada, transformando-se num jogo de memória e reflexos onde jogamos contra o tempo.

Há um relógio em contagem decrescente, que aparece representado como uma barra no topo do ecrã, e temos de sair da masmorra antes que o tempo acabe, senão temos de repetir o nível do início. Os botões em baixo permitem-nos controlar o nosso herói, com setas para andar em frente, virar para os lados, atacar e defender.

Mas estes botões não estão todos activos de imediato, pois eles apenas ficam disponíveis se qualquer uma dessas acções forem possíveis. Se não houver nenhum monstro à nossa frente o botão de ataque e de defesa não estão disponíveis. O importante é memorizar quais as acções a efectuar para cada monstro que encontramos no nosso caminho.

Por exemplo, para derrotar um morcego apenas temos de tocar uma vez no botão de ataque, e um esqueleto implica tocar duas vezes no botão de ataque. Depois há combinações diferentes para outros monstros e situações, como por exemplo um monstro que temos de atacar duas vezes, e depois defender com o escudo, e depois atacar novamente. Isto vai lá com a memória, pois os movimentos são sempre os mesmos para cada monstro, ou arca do tesouro que nos apareça pela frente.


Nos primeiros níveis não sentimos a pressão do tempo, mas se não começarmos a acelerar, acabamos sempre por morrer antes de conseguir escapar à masmorra. Sempre que nos enganamos num movimento ou ataque é-nos descontado um bocado de tempo, portanto há que evitar falhar ao máximo. Temos portanto um jogo onde uma memória bem exercitada e uns bons reflexos podem fazer toda a diferença. Ainda para mais há um modo de jogo infinito, para quem achar que pode aguentar mais tempo que todos os outros numa masmorra sem fim.

O jogo tem ainda um livro que serve de manual para os encontros que temos com os monstros, indicando a "receita" dos movimentos que temos de fazer, e com as moedas que vamos coleccionando podemos adquirir novas armas, escudos, capacetes, e botas. E isto cai no ridículo de uma forma espectacular e hilariante, com um peixe para atacar, ou saltos altos (que se ouvem bem alto a fazer tic toc no chão de pedra da masmorra), ou mesmo uns óculos que mudam a cor do ambiente à nossa volta. A Nitrome nunca nos deixa ficar mal, e este é mais um jogo altamente viciante e bem divertido que não podemos deixar de experimentar.


Sprint RPG na App Store

Tamanho: 33.5 MB


Sprint RPG - Rating: 5

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Knight Brawl

Bem conhecida pelos seus jogos de golf bem loucos, a Colin Lane Games AB traz-nos desta vez uma alucinante batalha entre gladiadores com este Knight Brawl, um jogo gratuito que se estreou hoje na App Store e que nos vai levar à loucura em qualquer um dos seus 3 modos de batalha.


Atravessando os cenários mais espectaculares, desde uma arena real onde temos o rei e a sua corte a observar os combates dos gladiadores, até um navio pirata onde não convém mesmo nada cair à água, podem ter a certeza que os combates são mesmo o mais divertido neste jogo.

A imitar aqueles jogos de futebol destrambelhados onde não temos um controlo absoluto sobre o movimento dos jogadores, pois mais parecem marionetas empurrados por uma única corda, também aqui não há muito controlo sobre o nosso lutador, mas não é tão limitado como os jogos de desportos com bola.


Temos controlo sobre o movimento para os lados, e podemos saltar e desferir golpes com a arma que temos na mão. E há aqui alguma estratégia envolvida, pois podemos usar o botão da arma para tentar rodar a arma que temos na mão, e assim conseguir eliminar o capacete que protege a cabeça dos nossos adversários, ou então fazer um duplo toque numa das setas para os lados para desferir um golpe rápido e directo à armadura dos adversários.

A ideia é eliminar o capacete e armadura dos adversários, e evitar que façam o mesmo a nós, para conseguirmos finalmente derrotá-los da arena. Pelo caminho vão aparecendo cofres com moedas de ouro para apanhar, o que será essencial para adquirir melhores armas, escudos, armaduras, etc, etc.


O jogo é completamente alucinante, muito divertido, e mesmo muito viciante, por isso estejam preparados para não conseguir largar o jogo tão facilmente. Há 3 modos de jogo que nos ajudam a não querer pousar o jogo, pois entre um modo de missões, a um modo infinito a ver quantos combates aguentamos, e a simples carreira, há mesmo muita coisa para fazer neste jogo.

Quando chegamos aquele momento em que finalmente percebemos como controlar o nosso guerreiro, começamos a aplicar as estratégias para derrotar rapidamente os adversários e correr rapidamente atrás dos cofres de ouro. O problema são as novas armas e armaduras, que nos obrigam a repensar estratégias, tanto de defesa como de ataque. Boa sorte! :D


Knight Brawl na App Store

Tamanho: 63.5 MB

terça-feira, 11 de junho de 2019

Dungeon Survival

O jogo do iPad Darkest Dungeon teima em não chegar aos iPhones, o que abre espaço para jogos também fantásticos como este Dungeon Survival da Frozenfrog, um Roguelike bem porreiro onde temos de nos aventurar numa cidade carregada de perigos e lutar contra todo o tipo de monstros, e que podemos encontrar hoje gratuito na App Store.


Black Haze é uma cidade que caíu em desgraça, não dando mais para distinguir se é uma cidade do bem ou do mal. O nosso herói, Royde, é enviado pelo rei para tentar acabar com este mal que corrói a cidade, e também descobrir o que está por detrás de tanta miséria e de todos os casos de mortes e desaparecimentos.

Teremos que formar uma equipa de mercenários, que podemos contratar no bar, cada um com as suas próprias habilidades, e depois teremos de nos aventurar nas perigosas ruas da cidade para eliminar os monstros que por lá andam, e ao mesmo tempo encontrar todo o tipo de armas e tesouros que encontrarmos.


Este é um jogo de estratégia que vive dos combates por turnos, onde cada um dos heróis e dos monstros fará o seu ataque, e onde poderemos também usar as várias habilidades de cada um dos personagens, como curar os nossos colegas, envenenar ou sangrar os inimigos, colocar os heróis mais fortes à frente para aguentarem com os golpes dos inimigos, e manter aqueles com capacidades mágicas atrás, tanto para ir curando os nossos heróis como atacar da retaguarda.

O jogo pode ser jogado aos bocados, não levando mais que uns poucos minutos em cada aventura, mas pode também ser jogado por horas e horas, pois há imensas coisas para fazer. Recrutar novos e mais potentes mercenários, perceber quais as sinergias que funcionam melhor em conjunto umas com as outras, melhorar as suas habilidades com ouro, equipá-los com armas mais potentes, etc, etc. Vejam aqui em cima a trailer do jogo e não o percam enquanto está em promoção, grátis na App Store.


Dungeon Survival na App Store

Tamanho: 86.8 MB

sexta-feira, 7 de junho de 2019

The Pads Game

Com um conceito bem interessante temos aqui um jogo inovador para quem gosta de resolver puzzles  de combinar peças de uma forma bem descontraída. Estou a falar do jogo The Pads Game de Ciro Manna, e podem encontrá-lo hoje gratuito na App Store.


Com música e inspiração de um dos maiores clássicos do Jazz (Glenn Miller), e um aspecto retro a fazer lembrar os cartazes e menus das cafetarias dos anos 60, The Pads Game transporta-nos para uma tarde quente de domingo à tarde, onde não há nada para fazer a não ser jogar umas cartas sozinho na mesa da sala com o sol a bater na janela, ou então combinações com peças coloridas neste belíssimo jogo.

A ideia é simples mas engenhosa, temos um ecrã carregado de pequenas figuras coloridas, que podem ser rodadas e transportadas umas para cima das outras, desde que seja possível a sua sobreposição. Ao completarmos por completo a cor de um quadrado, podemos tocar nele para o eliminar do ecrã e obter pontos por isso.


O objectivo é subir de nível e pontuar o máximo que conseguirmos. Para subir de nível temos de obedecer aos objectivos em cima no letreiro "TARGETS", onde podemos ver quantas figuras temos de fazer das vermelhas, azuis, ou amarelas.

A posição ao centro não pode ser usada, e é nela que aparecem as peças novas que podemos mover para cima de qualquer posição na grelha presente no ecrã. Podemos mover qualquer figura sobre qualquer figura, assim como rodá-las, e sempre que retiramos uma do centro, uma nova aparece no seu lugar (como no Tetris podemos ver em cima qual a próxima peça a aparecer, o que nos ajuda a encontrar melhores estratégias).

Há uma figura com a letra "P" que surge de vez em quando e que nos ajuda a eliminar todas as figuras da cor que escolhermos, para libertar o ecrã do lixo a mais, e aquilo que nos permite continuar a jogar por mais tempo. O jogo é bem relaxado, e conta com alguma publicidade sempre que passamos de nível, mas é um belíssimo passatempo, como um Tetris ou um clássico jogo de Match-3, ainda para mais ao som de Glenn Miller.


The Pads Game na App Store

Tamanho: 51.8 MB

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Pixel People

Já lá vão uns anos desde a primeira vez que experimentei a primeira versão de Pixel People, um jogo completamente viciante onde temos de construir e manter uma pequena cidade no espaço. Parece que ele está de volta, desta vez pelas mãos da Lamb Damu, e continua tão viciante como antigamente, um daqueles jogos gratuitos que não consigo largar e ao qual volto várias vezes ao dia para ver que novas combinações genéticas consegui descobrir.


Em Pixel People, estamos perante uma espécie de Sim City, onde temos como ideia principal a construção de uma cidade algures no espaço, de seu nome Utopia, a qual começamos do zero, trazendo novos habitantes através de um processo de clonagem, e construíndo casas e todo o tipo de edifícios públicos e serviços para os seus residentes.

Como as viagens pelo espaço não são lá muito saudáveis para os humanos, os nossos habitantes vão aparecendo na cidade como simples clones, e para os transformar em alguém devemos misturar os genes que temos armazenados num banco de material genético, para conseguir assim um novo residente com uma carreira específica, para que possa depois ocupar o edíficio do serviço correspondente.

E é esta a premissa deste jogo altamente viciante, misturar os genes de dois habitantes (no início temos o Mayor e o Mechanic, que nos dá um Engenheiro, e a partir daí é misturar à vontade para obter até 150 carreiras diferentes), construir casas para conseguir albergar novos habitantes, construir edifícios de serviços públicos para lhes atribuir os trabalhadores respectivos, e ainda decorar a cidade com árvores, parques, estradas, etc, etc.

Grande parte do gozo deste jogo está nesta mistura dos genes das diferentes pessoas, e esperar ansiosamente para ver qual será o resultado, qual a carreira resultante, a qual podemos por vezes adivinhar pela lógica. Na maioria das vezes o resultado é bem hilariante, mas o que importa é que com cada nova carreira vem quase sempre associado um novo tipo de edíficio para construir (saíu um Juíz, temos um tribunal para construir, um atleta traz consigo um estádio, e por aí fora).


O jogo tem muita coisa escondida (um easter egg aqui e ali), portanto há que explorar bastante todos os edifícios e menus. O dinheiro virtual acaba por ser muito importante para evoluir neste jogo, pois será necessário para adquirir mais terreno e comprar mais casas, por isso andaremos constantemente a tocar nas várias estruturas para recolher o seu rendimento e voltar a pô-las a render (não se esqueçam, para voltar a activar um edifício e colocá-lo a produzir é preciso tocar na parte inferior do símbolo de energia).

Do que eu gostei bastante também, foi do humor presente em todos os aspectos do jogo. Por exemplo, os nomes dos nossos habitantes são baseados em gente famosa (um mecânico chamado Eve Jobs, ou uma artista chamada Wendy Warhol), e os textos associados a cada uma das personagens têm muitas vezes referências a livros, filmes ou séries, o que tem muita piada.

Considerem-se avisados, este jogo é muito viciante, e como jogo freemium é dos melhores que já me passaram pelas mãos. Trata-se de um jogo universal gratuito, compatível com iPhone e iPad, por isso experimentem-no à vontade, que não se vão arrepender (o jogo sincroniza através do iCloud, por isso podem alternar à vontade entre iPhone e iPad que a cidade mantém-se idêntica dos dois lados).


Pixel People na App Store

Tamanho: 60.9 MB