terça-feira, 31 de maio de 2016

AirAttack 2

Lembram-se do AirAttack, o fantástico shooter com aviões que saiu em 2010 para iPhone, que nos mostrou que era possível ter gráficos e jogabilidade espectacular num Shoot-em-Up? Pois bem, ponham os vossos cintos, que o ainda melhor AirAttack 2 da Art In Games, está hoje grátis na App Store, e eu recomendo vivamente que o vão buscar o mais rápido possível.



Este é o jogo que nos transporta com grande realismo para o calor da batalha da Segunda Guerra Mundial, isto com a ajuda de uns gráficos 3D fantásticos, e muita acção incluída com tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo, desde dogfights com aviões inimigos, a tanques de guerra e edifícios no solo, que temos de bombardear.

Como Shoot-em-Up temos um jogo altamente competente, com uma jogabilidade incrível, onde temos de nos desviar de todo o fogo inimigo que nos aparecer pela frente, e encontrar a melhor posição para abater todos os aviões da frente inimiga.

Com um cenário 3D altamente detalhado no solo, podemos ver com grande perfeição vários edifícios (e alguns que temos de destruir), comboios, tanques de guerra e outras viaturas, que também nos atacam. Mas neste caso temos de os destruir com bombas, bastando para isso tocar no ecrã na altura certa para os eliminar.

Contamos aqui com um sistema de upgrades entre níveis, onde podemos adquirir várias melhorias para o nosso avião, como maior poder de fogo, ou companheiros de luta que acrescenta um wingman que luta ao nosso lado com o seu avião, ou mesmo até um canhão na traseira do avião que muda por completo a maneira de jogar, transportando-nos para uma visão na primeira pessoa, onde temos de controlar o canhão para destruir edifícios no solo.

Este jogo é incrível, ao nível gráfico e sonoro, e com uma jogabilidade tão suave que é impossível não mencionar várias vezes. É um jogo que parece feito para as consolas, mas no entanto podemos jogá-lo num iPhone e iPad, e ficar deslumbrados com a sua qualidade. Costuma estar a um preço bem baratinho, e que é merecido para os seus criadores, mas podem encontrá-lo hoje gratuito na App Store, por isso aproveitem bem esta oportunidade.


AirAttack 2 na App Store

Tamanho: 334 MB




AirAttack 2 - Rating: 5

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Hooks - Notifications & Alerts for Everything

Um favorito na App Store em 2015, Hooks - Notifications & Alerts for Everything da Hooks Technologies Inc., é uma app gratuita que vai servir de centro de notificações para todas as notícias e informações preciosas que querem receber no vosso iPhone ou Apple Watch.



A ideia é a seguinte, numa fase inicial preencher as nossas preferências e gostos na app, como por exemplo que sites de notícias gostaríamos de acompanhar (TechCrunch, Apple Insider, Engadget, etc, etc, para os de tecnologia), criar avisos para quando passar na televisão o novo episódio de The Walking Dead e Game of Thrones, ou para quando houver um novo tweet no nosso site favorito de tecnologia, ou mesmo quando houver resultados da nossa equipa de futebol preferida, etc.

A partir daqui, é aguardar e começar a ver chegar à central de notificações do nosso iPhone, todas notificações que programámos préviamente, passando a estar assim numa posição em que não perdemos pitada das notícias que mais importância damos no dia a dia.


Mas isto não se fica por aqui, porque podemos por exemplo pedir para ser avisados quando um determinado site está em baixo, ou quando houver alguma notícia sobre vulnerabilidades no iPhone ou qualquer outro produto da Apple, e até seguir feeds rss de sites à nossa escolha. Receber avisos quando for mencionado um determinado tópico ou palavra chave no tweeter ou mesmo na pesquisa do Google, receber o nosso horóscopo para o dia, etc, etc.

Tudo isto ganha ainda maior relevo se tiverem um Apple Watch, pois as notificações vão directas ao pulso, o que é das coisas mais úteis que este relógio inteligente faz (para além dos aspectos da saúde, claro). O que importa são as notificações, mas se abrirmos a app no Apple Watch podemos ver todas as nossas subscripções, ver quais têm notificações, e visualizar um sumário geral de todas as "notícias" que temos para ler.

Portanto, em vez de receber notificações de várias apps, basta-nos ter esta Hooks instalada para receber as notificações todas num único lugar. Com tantas categorias disponíveis, esta é com certeza uma app bem completa para quem gosta de andar a par do seu mundo digital (curiosidades diárias, notícias de última hora, melhores filmes e séries lançados recentemente, resultados do euromilhões e outros jogos da sorte, horóscopo diário, melhores restaurantes e concertos nas proximidades, resultados de desporto, melhores jogos PC/Consolas e lançamentos recentes, canais do YouTube, avisos do estado do tempo, avisos das redes sociais, verificação de site online, etc).


Hooks - Notifications & Alerts for Everything na App Store

Tamanho: 20.7 MB

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Beat Racer

Jogos que nos põem a correr ao som da música são os meus favoritos, e é esse o caso deste Beat Racer da LILA SOFT, um "endless runner" futurista onde temos de conduzir um carro ao longo de uma estrada musical, e que está grátis na App Store.



É um carro, ou uma espécie de veículo futurista, que mais parece flutuar sobre a estrada, pois rodas nem vê-las, e apenas tem 3 pistas possíveis para navegar nesta grande estrada colorida e musical. Movendo o dedo sobre o ecrã para a direita ou para a esquerda, fazemos o carro alternar entre as 3 faixas na estrada, e deslizando o dedo para cima fazemos com que o carro salte por cima de obstáculos que surjam na via.

Assim de repente parece mais do mesmo, tendo em contra outros jogos do mesmo género na App Store, mas o que muda aqui é essencialmente os visuais belíssimos e coloridos em 3D, e o lado musical deste jogo, onde temos de coleccionar as várias batidas da música que vão aparecendo à frente.

Estas batidas acompanham de forma brilhante o ritmo da música indie electrónica que está a passar (sim, headphones são recomendados, que estas músicas puxam por nós), e temos de recolher o máximo número de batidas que conseguirmos, pois são usadas para destruir um carro maldito que aparece atrás de nós e nos atira para fora da estrada, levando-nos a perder o jogo de imediato.

Ao apanhar batidas vamos preenchendo os 3 hexágonos que temos em cima do lado esquerdo, que ao estarem cheios, permitem-nos eliminar o carro inimigo que aparece para nos destruir. Para o fazer, apenas temos que nos colocar na mesma pista em que este segue, e deslizar o dedo para baixo no ecrã, para descarregar um potente raio de energia que destrói este bandido.

O objectivo é concluir cada uma das 8 pistas disponíveis, cada uma correpondente a uma de 8 músicas electrónicas espectaculares, que apesar de não serem mainstream, são um grande som a descobrir, sejam ou não fãs de música electrónica ou da cena indie.

Com os pontos ganhos em cada corrida, coleccionamos créditos suficientes para ir melhorando a nossa viatura, e até a adquirir viaturas mais rápidas. Desbloquear as novas pistas também pode ser feito com estes créditos (ou compras in-app, claro), ou mesmo chegando até lá a correr pista atrás de pista, onde só precisamos de muito jeitinho e uns bons reflexos.


Beat Racer na App Store

Tamanho: 83.5 MB



quinta-feira, 26 de maio de 2016

Warp Shift

Acabou de se estrear na App Store o último jogo das grandes Deep Silver e FISHLABS, Warp Shift, um jogo de puzzles com um visual incrível e ambiente sonoro imersivo, que nos põe a manipular cubos e a atravessar portais em mundos espectaculares.


Neste jogo altamente descontraído, vestimos a pele da pequena Pi, uma rapariga que está perdida numa espécie de labirinto formado por vários cubos. Teremos de a ajudar a reorganizar os cubos de maneira a que consiga escapar pelo portal, de nível em nível até chegar ao quinto mundo.

Pi, a nossa heroína, quase que nos faz lembrar o Pequeno Príncipe, com as suas aparentes capacidades de estar a flutuar no espaço, o que é uma delícia de constatar quando arrastamos ou simplesmente agitamos os cubos com o dedo, fazendo-a reagir à acção, abanando o seu cabelo, ou rodopiando feliz no interior do cubo em que se encontra.

O primeiro mundo, e os seus primeiros 15 níveis são bastante básicos, e são o ideal para perceber a mecânica do jogo. Existe um portal que se encontra num dos cubos, e temos de levar Pi até lá. O problema é que os cubos têm portas que estão desencontradas, e portanto temos de arrastar os cubos na horizontal e na vertical, de maneira a abrir um caminho até ao cubo com o portal da saída.

Cada movimento dos cubos conta como uma jogada, e cada vez que Pi voa entre cubos, conta como outro movimento. O jogo é relaxado e não nos obriga a resolver os puzzles num mínimo número de movimentos, mas para quem aprecia puzzles, consegui-lo resolver no número mínimo recomendado e conseguir as 3 estrelas, é obrigatório.

À medida que avançamos de mundo para mundo, as coisas vão-se complicando. O número de cubos é maior, as portas começam a aparecer com cores, que apenas permitem a passagem de Pi se estas tiverem a mesma cor, portas que devem ser abertas em cubos específicos, portais de teletransporte entre cubos, e antes de tudo, encontrar o cubo amiguinho que serve de energia para activar o portal.

Este é um jogo para ser jogado com bastante descontracção, e é recomendado o uso de headphones, que para além do visual 3D espectacular, os sons e ambiente sonoro são qualquer coisa. São 5 mundos com 15 puzzles cada, e o jogo estreia-se na App Store como jogo premium a 2,99€. Espero que venham mais puzzles a caminho em breve, que este Warp Shift está mesmo uma obra de arte, e merece muito mais.



Tamanho: 193 MB





Warp Shift - Rating: 4

quarta-feira, 25 de maio de 2016

PlayMovies - Movie HD

Para quem procura uma app para visualizar os filmes e séries mais recentes, e até alguns clássicos do cinema, é só instalar esta PlayMovies - Movie HD de TM DAVIS, uma app gratuita que está neste momento disponível na App Store, e que não será por muito tempo.



Sinceramente, não entendo como é que estas apps conseguem chegar à App Store, especialmente quando é bem claro aquilo que elas fazem, que é permitir-nos aceder a filmes que ainda estão no cinema, e ver séries que acabaram de passar na televisão.

Para aqueles que gostariam de rever alguns filmes que têm em casa em DVD, podem fazê-lo aqui com esta app, bastando pesquisar pelo nome do filme, e se este estiver disponível, é só tocar no botão "Play" e está feito.

Na página principal aparece-nos as entradas mais recentes, filmes novos e episódios de séries conhecidas que acabaram de passar na noite anterior, mas podemos pesquisar pelo nome, navegar pelas diferentes categorias (Acção, Drama, Sci-Fi, etc), ou mesmo verificar a lista dos "mais vistos" ou o Top do IMDb.

Normalmente mal tocamos no "Play" o vídeo começa a dar de imediato, em SD ou HD, mas podemos tocar no botão de informações do vídeo para verificar se há outros links disponíveis e alternar entre eles. A opção para activar as legendas também está disponível, bastando tocar no botão CC.

Aproveitem para se viciarem numa nova série ou filme com esta PlayMovies - Movie HD, especialmente enquanto a app não é retirada da App Store. Para mim, se já pagamos para ver um filme no cinema, ou o temos em dvd, ou temos acesso a determinadas séries e filmes nos canais privados que pagamos em casa, acho mais que justa a utilização de uma app como esta.


PlayMovies - Movie HD na App Store

Tamanho: 11.4 MB

ACTUALIZAÇÃO: A app já foi retirada da App Store, portanto temos de continuar a contar com outras alternativas como por exemplo a Filmes Completos.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Stress Guide: Measure, track and analyse your stress

Neste mundo frenético que vivemos hoje em dia, ter uma app que nos diz como estão os nossos níveis de stress e nos põe a respirar para acalmar, parece-me uma grande ideia. Estou a falar da Stress Guide: Measure, track and analyse your stress da Kenkou GmbH, uma app relaxante que está neste momento grátis na App Store.



O que esta app faz é muito simples. Pede-nos para inspirar e expirar durante uns segundos, seguindo o guia animado no ecrã, e ao mesmo tempo o nosso dedo está colocado por trás da câmara do iPhone, onde está a ser analisado o nosso ritmo cardíaco em simultâneo (há várias apps na App Store que fazem isto, funcionando como uma espécie de oxímetro).

Finalizado o teste, é-nos dada uma pontuação dos nossos níveis de stress, e como se portou o nosso coração enquanto respiravamos. Podemos ver uma série de gráficos com a nossa performance, e podemos obter uma maior informação sobre o nosso estado actual (que pode variar entre exausto, excitado, calmo, ou stressado).

Depois de cada exercício de respiração que repetirmos notamos de imediato que os nossos níveis de stress baixam. Se quisermos levar isto mais longe, é-nos recomendado pela app a instalação da sua app exclusiva para exercícios respiratórios, que é gratuita, e ensina-nos a respirar, e a relaxar (Breathe Pro).

Não deixem que o stress se torne a norma no vosso dia a dia. Utilizem esta app com frequência para analisar os níveis de stress, leiam as informações detalhadas sobre o vosso exercício e os artigos de aconselhamento, que podem fazer maravilhas pela vossa saúde.


Stress Guide: Measure, track and analyse your stress na App Store

Tamanho: 14.5 MB

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Lume

Lembram-se do espectacular Lumino City? Pois bem, o jogo inicial que lhe deu origem, Lume da State of Play Games, está hoje grátis na App Store, e para além do seu visual incrível e real, é um jogo obrigatório para os fãs de quebra-cabeças e puzzles.


Nesta aventura point-and-click, deparamo-nos com a nossa heroína Lumi a querer entrar na casa do seu avô, que se encontra trancada, e resolver uma série de tarefas deixadas pelo avô, em forma de puzzles, como por exemplo voltar a activar a luz dentro de casa, e pelo caminho dando solução a vários problemas no interior da casa, etc.


Os puzzles não são muito simples, por isso há que estar muito atento a todas as pistas que encontrarmos, números, letras, cores, imagens, figuras geométricas, tudo coisas que vamos vendo em fotos na parede, notas deixadas pelo seu avô, etc, que serão necessárias para resolver os puzzles encontrados.

O que está de facto espectacular neste jogo é que tudo aquilo que vemos no ecrã existe de facto, numa maquete criada à mão com materiais reais, e posteriormente fotografada e filmada para fazer parte do jogo. É possível ver isso com maior detalhe e espectacularidade no belíssimo Lumino City, que é um daqueles jogos obrigatório de experimenta e ter num iPhone ou iPad.


Lume na App Store

Tamanho: 67.3 MB



sexta-feira, 20 de maio de 2016

MuseCam - Manual Camera & Advanced Photo Editor

Atenção a todos os fãs acérrimos da fotografia no iPhone, temos nova e potente app em cena. Estou a falar de MuseCam - Manual Camera & Advanced Photo Editor da MuseWorks Inc., uma app gratuita que nos traz uma câmara fotográfica com controlos manuais, e um editor de fotos extremamente potente.



Oh não, mais uma app para tirar fotos e aplicar filtros no iPhone! Calma, só peço um minutinho do vosso tempo. Sim, é uma app para tirar fotos, com controlos manuais, e quanto a isto estamos muito bem servidos, tudo muito competente. Controlos acessíveis numa barra, onde podemos ajustar foco, sensibilidade ISO, velocidade do obturador, controlo de brancos, com a possibilidade de tocar no botão AUTO para voltar às definições automáticas, e manter o dedo no ecrã para bloquear a focagem e exposição actual.

A app conta também com um potente editor de imagens, onde podemos escolher por entre os vários filtros disponíveis para alterar de uma forma rápida o aspecto das nossas fotos, com filtros extra a poderem ser desbloqueados se seguirmos a conta de Instagram da MuseCam, e outros através de compras in-app.

Ok, agora vamos ao que interessa, as ferramentas de edição de imagem incluídas na app, e a possibilidade de criar os nossos próprios efeitos e filtros, para poder usar em quaisquer imagens que quisermos, sem ter de andar a afinar novamente todos os parâmetros individuais.

A MuseCam tem uma série de ferramentas espectaculares para edição de imagem, e é de notar o ajuste selectivo da saturação, luminância e tonalidade, isto para cada um dos grandes conjuntos de cor presentes na imagem. Também o podemos fazer na secção de curvas, escolhendo para todo o espectro RGB, ou cada canal de cor individual, e para cada categoria (sombras, brilhos, pretos, brancos, tons médios, etc, etc).

Temos também outras ferramentas habituais que estão presentes em variadíssimas apps de imagem, e podemos contar com um histórico completo das alterações, sendo possível voltar atrás quantos passos quisermos, ou escolhermos um passo em particular da lista que surge em cima no meio do ecrã.

Não se deixem enganar, temos aqui uma app bem profissional, que com estes ajustes avançados de tonalidade, faz toda a diferença e destaca-a no mundo das apps de fotografia para iPhone. A sua galeria interna permite editar imagens sem destruir as originais, sendo possível reverter as alterações a qualquer momento. Temos ainda uma secção "Jornal" onde podemos ver notícias da MuseCam e ler tutoriais que explicam como utilizar as ferramentas avançadas de edição de imagem, efeito a efeito, o que é uma grande ajuda.


MuseCam - Manual Camera & Advanced Photo Editor na App Store

Tamanho: 12.9 MB

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Pinball Breaker Forever

À procura de um jogo grátis para jogar hoje? Não procurem mais, que acabaram de encontrar, com este Pinball Breaker Forever da XperimentalZ Games, um jogo Arcade altamente frenético que mistura 3 jogos diferentes num só, e é mesmo fantástico.


Olhando de repente para a imagem parece-nos um Arkanoid, ou então um jogo de Flippers, mas quando começamos a jogar percebemos que pode ser também o clássico Space Invaders. E não é que isto funciona muito bem?

Pois então, em baixo temos a cidade a defender, e em cima os invasores, blocos e mais blocos que descem a grande velocidade sobre a terra, os quais não podemos deixar chegar ao fundo do ecrã, pois destroem por completo a cidade (ou enquanto durar o escudo que a protege).

A solução é jogar com os flippers que temos em baixo no ecrã, e atirar uma super bola que vai destruindo todos os blocos que vão caíndo em cima. É aqui que entra a parte do Arkanoid, só que em vez de termos uma plataforma que se move para a direita e esquerda, temos de fazer pontaria com os flippers.

Com uma banda sonora sempre a abrir, e níveis infinitos gerados aleatóriamente, temos aqui jogo para uma eternidade. Com a possibilidade de adquirir novos poderes e até alterações cosméticas aos flippers, há aqui muita coisa para explorar, inclusive os mini jogos que vão surgindo durante o jogo, que trazem ainda um maior desafio para cima da mesa.


Pinball Breaker Forever na App Store

Tamanho: 24.7 MB


terça-feira, 17 de maio de 2016

Mekorama

Gosto muito de jogos indie, especialmente quando nos são oferecidos de graça, e vemos que são tão bons, que queremos oferecer-lhes dinheiro, e estão lá as opções para pagar o que nos apetecer, se acharmos que é merecido. É este o caso de Mekorama de Martin Magni, um jogo onde temos de levar um pequeno robô até à saída, com a possibilidade de criar os nossos próprios puzzles e partilhar com o mundo.



Este é um jogo para passar o tempo de forma relaxada, pois os labirintos e puzzles não são muito complicados (bem, quase todos), onde apenas temos de ir tocando em várias partes do cenário, para que o nosso robô vá nessa direcção, e chegar finalmente ao círculo vermelho para dar por concluído o nível.

Não se deixem enganar pelos 7.3MB que ocupa o ficheiro de instalação, pois este jogo tem uns gráficos fantásticos, efeitos sonoros para tudo o que estiver a acontecer no ecrã, e uma banda sonora espectacular gerada de forma automática.

Dos 50 níveis que vêm com o jogo, num instante percebemos que as novidades vão surgindo de nível para nível, com blocos que podemos mover, alavancas que fazem rodar estruturas, robôs vivos que nos empatam a vida, e ainda outros que nos dão um choque eléctrico se nos aproximarmos demais.


Resolver estes puzzles é muito curtido, mas o jogo ganha outro alcance com o seu modo de construção, que fará com toda a certeza as delícias de muita gente. Pois é, podemos criar os nossos próprios níveis, e partilhá-los com o mundo, através de uma simpática carta como esta aqui em cima (um nível que fiz em poucos minutos para experimentar o conceito), bastando apontar a câmara do iPhone para que o nível apareça de imediato no jogo.

Há vários níveis disponíveis na internet, no Twitter com a hashtag #mekorama, nos fóruns da toucharcade, etc. Dos 50 níveis, de repente passamos às centenas de níveis espectaculares, limitados apenas pela imaginação dos utilizadores do jogo, e digo-vos, há construções e labirintos espectaculares, inclusive alguns subaquáticos que são uma delícia. Para resolver alguns destes níveis convém ir às opções e colocar a câmara em modo livre, para que se possa rodar livremente a câmara para qualquer posição.

Este conceito faz-me lembrar o também fantástico Mazecraft, onde é a comunidade que vai construíndo e alimentando o jogo com muitos puzzles todos os dias. O modo de pagamento também é brilhante, grátis, como se gosta, mas com várias opções de pagamento, com uma série de valores diferentes, para aqueles que acham que um programador brilhante como este Martin Magni, merece receber algum dinheiro pelo seu trabalho, o que é bastante óbvio.


Mekorama na App Store

Tamanho: 7.3 MB



segunda-feira, 16 de maio de 2016

King of Math 2: Full Game

Preparados para viver uma aventura matemática? Seja para estudantes a partir dos 10 anos, ou para adultos a querer praticar o cálculo mental, este King of Math 2: Full Game da Oddrobo Software AB, é um jogo carregado de puzzles matemáticos que está hoje grátis na App Store.


Disfarçado como um jogo de aventuras, onde começamos com um simples jovem agricultor, podemos ver a sua evolução, passando por carpinteiro, e todo o tipo de carreiras até chegar ao supremo líder do reino.

É claro que para evoluir, há que resolver todos os problemas matemáticos que vão surgindo em cada nível. Os desafios são sempre baseados na adicção, subtracção, divisão e multiplicação, mas há também alguns puzzles de lógica para resolver.

Se houver alguma dúvida, antes de iniciar qualquer desafio, podemos ver um exercício de exemplo para perceber como se joga determinado nível. O que tem piada é que cada nível é um desafio diferente, e ao fim de um x número de desafios, temos um mega desafio que é uma mistura dos desafios que acabamos de ultrapassar.

Temos aqui 125 desafios matemáticos para resolver, e cada um dos 4 mundos representa uma das categorias disponíveis, somar, subtrair, dividir, ou multiplicar. Com uma banda sonora e aspecto gráfico a fazer lembrar um simpático joguinho RPG, é uma belíssima maneira de treinar a matemática, que vai fazer as delícias dos mais novos, especialmente.


King of Math 2: Full Game na App Store

Tamanho: 73.6 MB



quinta-feira, 12 de maio de 2016

Smash Fu

Meus caros, eis que é chegada a altura de invocarem o Kung Fu Panda que há em vós, e mostrar que têm uns reflexos de aço para vencer este Smash Fu da Bit Free Games, um jogo Arcade extremamente frenético, que temos hoje grátis na App Store.


Este é um jogo muito simples, que nos põe a vestir a pele de um panda ninja, e mostrar que as nossas capacidades são espectaculares, na arte de destruir os blocos que vão surgindo a alta velocidade na nossa frente.

A ideia é acertar nos tijolos que vão aparecendo de cima para baixo no ecrã, evitando tocar no espaço vazio, e de modo algum acertar nas barras de dinamite. Podemos falhar 3 vezes antes de sermos atirados ao tapete, por isso já sabem, máximo esforço!

Com o ouro que podemos apanhar aqui e ali, é possível desbloquear outras peças com muita piada, como por exemplo rebuçados, melões, piñatas,  vasos de porcelana, barris, teclas de piano, etc, etc. Há aqui imensos objectos para destruir, cada um com o seu efeito sonoro fantástico.

Se por acaso perdermos (ah ah!), existem uns biscoitos que nos permitem continuar desse mesmo nível, sem ter de recomeçar tudo desde o início, o que é bom para conseguir atingir pontuações mais vistosas.

Para além da publicidade extra, que nos permite ganhar mais ouro, podemos investir numa compra in-app para eliminar por completo os anúncios, e comprar a cabeça de melão, na qual podemos colocar a nossa própria foto (ou a foto de um inimigo), para a podermos esmagar com os nossos dedos milhões de vezes.


Smash Fu na App Store

Tamanho: 45.2 MB



quarta-feira, 11 de maio de 2016

Game Switch

Bom, está oficialmente na moda fazer pequenos jogos como widgets para a central de notificações, e no meu caso só tenho a agradecer, porque acho grande piada a estas pequenas distrações. Estou a falar de Game Switch da Refero S.A., um widget grátis que nos traz 5 jogos para jogar na central de notificações.


Para quem não joga muitos jogos, mas gostaria de ter uma pequena distração no iPhone, uns pequenos jogos Arcade que podem ser jogados mesmo com o iPhone bloqueado, arrastando para baixo a central de notificações, então não vão mais longe.

Temos aqui dois jogos gratuitos, um é o Color Pong, onde temos de tocar no ecrã para alternar as cores de lugar, garantindo que a bola que muda de cor bate sempre na mesma cor. Temos também o Flappy Ghost, um jogo com uma ideia extremamente inovadora que nunca se ouviu falar, onde temos de tocar no ecrã para manter no ar um pequeno fantasma, de maneira a que este passe com sucesso entre os tubos que vão surgindo no ecrã.

Com a mais recente actualização foram acrescentados jogos clássicos, como o Impossible Pong (sim, é o Pong), o Color Clock (que também está na moda, e é um bom quebra cabeças), e o Super Snake (yeap, o jogo da Cobra), que podem ser adquiridos através de uma compra in-app por 0,99€, ou com desconto se comprarem logo os 3 de uma vez.

Como referência, já passaram por aqui outros jogos para acrescenteram à vossa central de notificações, nomeadamente o simpático dinossauro Steve - The Jumping Dinosaur Widget Game, e o famoso 2048 in Widget!.


Game Switch na App Store

Tamanho: 25.9 MB

terça-feira, 10 de maio de 2016

Opera VPN: Free unlimited ad blocking VPN

Numa altura em que se discute cada vez mais a privacidade quando estamos a navegar, e o constante bloqueio de sites no nosso país, ter uma solução como esta Opera VPN: Free unlimited ad blocking VPN da Opera Software ASA, uma VPN que nos permite aceder à internet de forma segura e anónima, é algo incrivelmente útil e essencial nos dias que correm, ainda mais quando se trata de uma app gratuita de um gigante da navegação na web.


Activando a VPN nesta app, passamos a ter protecção acrescida ao utilizar redes públicas e/ou desconhecidas, e temos ainda a vantagem de poder seleccionar qual o país "virtual" onde nos encontramos (para já: EUA, Alemanha, Holanda, Singapura e Reino Unido.) Com o bloqueio de sites como o Uber em Portugal e tantos outros, esta é também uma excelente forma de contornar as absurdas mensagens de "este conteúdo não está disponível na sua região", ou "este site foi bloqueado por ordem do tribunal".

O browser Opera para o computador tem vindo a apostar em características diferenciadoras para atrair utilizadores, e agora vem com esta VPN, gratuita e ilimitada, que muito vai agradar a maioria das pessoas, sejam ou não fãs dos browser da Opera.

Com uma VPN activa, passamos a poder aceder à internet no browser do iPhone, ou ao mail, de forma mais segura (e mais anónima). De uma forma simplificada, as comunicações que o nosso iPhone faz passam a ser encriptadas e reencaminhadas através desta VPN, de modo a que no destino a única coisa que sabem é o endereço IP do servidor VPN e não do nosso dispositivo móvel (com a vantagem adicional de assim se poder aceder a serviços apenas disponíveis em determinados países, como é o caso de alguns vídeos americanos).

Existem vários serviços de VPN disponíveis, mas nem sempre é fácil encontrar um que seja gratuito, com tráfego ilimitado, e que ofereça credibilidade suficiente para merecer a nossa confiança. Aqui ganhamos também na velocidade de navegação (sendo o meu favorito neste aspecto o Speedafari), com o bloqueio automático de anúncios chatos, e também dos rastreadores presentes nas páginas web que seguem a nossa presença online.


Opera VPN: Free unlimited ad blocking VPN na App Store

Tamanho: 24 MB

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Maestria

Há jogos que são criados com grande atenção ao detalhe, gráficos e cenários lindíssimos, textos bonitos para dar ambiente a um enredo interessante, e boa música sempre a acompanhar. É esse o caso deste Maestria de Antoine Latour, um jogo que podemos encontrar hoje grátis na App Store, que nos põe a resolver uns quebra cabeças musicais.



Em Maestria, vestimos a pele da pequena Fugue, uma espécie de maestrina mágica, que tem de trazer de volta a harmonia aos 8 mundos encantados. Para isso só tem de fazer tocar os sinos coloridos pela ordem correcta.

No início de cada puzzle é-nos mostrada qual a ordem pela qual os sinos devem tocar (e pode-se ver em baixo qual a sua ordem numa pequena barra com os sinos coloridos), e basta tocar na maestrina para que ela emita uma onda que irá atingir os sinos, fazendo-os soar.

Nos primeiros puzzles, a ideia é mover a pequena Fugue de maneira a que a onda que ela emite vá atingir os sinos na ordem desejada. Mas depressa percebemos que só isso não é suficiente, e vamos ter que andar a mover os sinos da mesma forma, e até a contar com a ajuda de outras maestrinas, como por exemplo uma maestrina robô, que ao receber a onda sonora, emite também ela uma outra onda.

É um jogo de timing e posicionamento, onde teremos de ir experimentando com a posição dos sinos e da nossa maestrina, para perceber como fazer soar os sinos pela ordem que nos é pedida. O jogo é bonito, mas na execução teve um problema com os controlos, que não eram muito fáceis. Com a mais recente actualização isto foi melhorado, mas não o torna num jogo perfeito.

Seja como for, é um quebra cabeças muito interessante, com uma banda sonora e estilo gráfico impecáveis, por isso é aproveitar a promoção, e vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo, que tem muita pinta.


Maestria na App Store

Tamanho: 135 MB



sexta-feira, 6 de maio de 2016

Mahjong I

Um jogo que nunca sairá de moda, Mahjong I da Byterun, é o clássico quebra cabeças do Mahjong onde temos de casar peças idênticas, par a par, até que desapareçam todas do ecrã, e que podem encontrar hoje em promoção, grátis na App Store.


Acho que este jogo está no top dos jogos mais relaxantes que se pode jogar. E também é um óptimo exercício para a memória visual, onde podemos inclusive activar a opção do relógio, se quisermos saber em quanto tempo concluímos cada puzzle.


São mais de 200 cenários para resolver, e temos a possibilidade de alterar o aspecto das peças (de entre 9 conjuntos distintos), assim como a imagem de fundo onde se encontam as peças. Nas opções de jogo pode-se ainda desactivar o som, activar o zoom automático do jogo conforme vão desaparecendo peças do ecrã, etc.

Não são poucos os jogos que existem deste género na App Store, mas considero que o Mahjong é um clássico que acabo sempre por jogar mais uma vez, aqui e ali, com o passar do tempo. Aproveitem para o instalar enquanto está gratuito na App Store.


Mahjong I na App Store

Tamanho: 25.2 MB

quinta-feira, 5 de maio de 2016

UNCHARTED: Fortune Hunter

É já para a semana que sai para a PlayStation o novo episódio de Uncharted, e entretanto a Sony brinda-nos com este UNCHARTED: Fortune Hunter da PlayStation Mobile Inc., um magnífico quebra cabeças gratuito com Nathan Drake, para nos ir abrindo o apetite.



Assim de repente faz lembrar uma certa Lara Croft GO ou Hitman GO, que andam por aí pela App Store, mas de facto temos aqui um jogo com puzzles e mecânica algo diferente destas duas grandes ofertas da Square Enix.

Na pele do nosso herói Nathan Drake, temos de atravessar mais de 200 cenários diferentes, resolvendo cada um dos puzzles para chegar até ao tesouro escondido em cada um deles. A ideia é desbloquear o caminho até ao mesmo, isto depois de saber onde ele pára.

Para o fazer há que activar placas de pressão que fazem explodir paredes, deslocar blocos de pedra para cima e para baixo, disparar contra interruptores que activam o movimento de certos blocos específicos, e evitar levar com um dardo mortífero de torres rotativas, ou morrer espetado num pico gigante que surge de repente do solo.

O número de movimentos é muito importante, e vamos andar a contar muito bem os passos que damos para não acabar vítimas de nenhum dardo. Se conseguirmos bater o número mínimo de movimentos ganhamos a chave desse nível em particular, que pode ser usada para abrir cofres com tesouros extra.

O dinheiro pode ser usado para comprar coisas para o nosso herói, como novas roupas e certos items que nos poderão ajudar a ultrapassar os desafios mais difíceis. Por falar em ultrapassar, se nos virmos bloqueados em algum nível, podemos sempre usar as relíquias que vamos coleccionando, para nos mostrar a solução desse desafio, o que eu não recomendo, pois podemos repetir um mesmo nível as vezes que quisermos.

Como bónus adicional, se conectarem o jogo à vossa conta da PlayStation, tudo o que conquistarem no jogo de relíquias e outros tesouros, podem ser transformados em prémios reais (como novas skins, relíquias, e boosters) no modo multijogador de UNCHARTED 4: O Fim de um Ladrão para a PlayStation, que vai ser lançado oficialmente para a semana que vem a 10 de Maio.

Como jogo de telemóvel para acompanhar um grande jogo lançado na PlayStation, confesso que este é dos melhores que já vi, tanto ao nível de produção (que é espectacular), como ao nível de jogabilidade e desafio. Aproveitem que o jogo é grátis, e se estão a planear jogar o Uncharted na PlayStation, joguem o mais que puderem até dia 10 para ganhar coisinhas boas que podem depois usar no modo multijogador na consola.


UNCHARTED: Fortune Hunter na App Store

Tamanho: 189 MB




UNCHARTED: Fortune Hunter - Rating: 4