sexta-feira, 31 de julho de 2009

Textual description of firstImageUrl

Free Memory

O iPhone 3G depois de reiniciar tem aproximadamente 40 MB de memória livre para correr aplicações. Mas ao fim de algum tempo esta memória livre pode descer bastante à medida que vamos abrindo as apps nativas do iPhone, como o iPod, o mail, o safari, etc...

É aqui que se torna útil uma app como esta Free Memory da Recession Apps. Mais uma vez isto deveria ser algo que fizesse parte do iPhone e pudéssemos aceder fácilmente nos settings, mas infelizmente não é o caso.

É mais comum do que pensam o iPhone ficar com apenas 3, 4 MB de memória livre, e reparam facilmente naqueles momentos em que os ecrãs parecem não responder, ou aquela app que abrem constantemente está ligeiramente mais lenta a arrancar.

Mal abrimos a app temos acesso a uma data de informação interessante como, a memória livre, os processos que estão a correr e a percentagem restante de bateria


Ao carregarmos em "Free Memory" aparecem-nos duas opções para libertar memória, uma rápida e outra mais demorada. A "Game Mode" é aquela que limpa completamente a memória, quase como se reiniciássemos o iPhone.


Carregando no "i" no ecrã principal temos acesso a algumas definições avançadas, como por exemplo a opção de efectuar o "Quick Free" mal entramos na app, ou o "Kill all apps" (esta opção só funciona em Game Mode e a equipa da Recession Apps avisa que pode crashar a app ao tentar fechar o iPod/mail/safari)


Esta é uma app que eu uso bastante, não são raras as vezes que o iPhone se pode tornar ligeiramente mais lento que o habitual, ou então eu quero abrir uma app e quero ter a certeza que tenho toda a memória disponível sem ter que reiniciar, e para isto a Free Memory serve muito bem o seu propósito.

Atenção que o iPhone acaba eventualmente por fechar as apps do iPod, mail, safari, quando não as usamos durante algum tempo. Mas às vezes não me apetece esperar que isso aconteça, e se não fosse pela Free Memory, bem que forçava manualmente o fecho destas apps.

Como eles já andam aí na mão dos Portugueses é de referir que no iPhone 3GS esta app pode libertar até 140MB de memória.

É pena não ser grátis, mas por 0,79€ é uma boa e útil aquisição para a colecção de apps do iPhone. :)

Free Memory na App Store

5 comentários :

  1. Agora vais ter que actualizar isso, para o 3GS que tem mais memória. :P

    ResponderEliminar
  2. Este já é compatível com o 3GS, eu mencionei no post ;)

    ResponderEliminar
  3. grande blog. dá jeito
    obrigado.

    ResponderEliminar
  4. SBSettings da uma ajuda quando a isso. Libera memoria que é uma beleza

    ResponderEliminar