terça-feira, 7 de julho de 2009

Textual description of firstImageUrl

Pano

Uma das minhas paixões no mundo das imagens são as fotografias panorâmicas e uma das apps que adquiri mal tive oportunidade foi esta Pano da Debacle Software.

Com um interface bastante simples, é super natural e rápido fazermos uma panorâmica em poucos segundos (minutos se apontarmos para o limite máximo de 16 fotos seguidas).

Estou muito contente com esta app, pois abriu bastante o horizonte da câmera do iPhone, como se pode ver nesta foto que tirei no Gerês:



Ao abrirmos a app estamos em modo de retrato, e ao clicarmos em cancel podemos alternar facilmente entre este e o modo de paisagem.


Tiramos a primeira foto, e se estivermos contentes confirmamos e passamos à próxima, podendo no entanto repetir as vezes que quisermos. Não há problema de recebermos uma chamada ou saírmos da app, porque ela guarda o sítio onde ficamos.


Ao passarmos para a próxima imagem da panorâmica, temos para nos ajudar uma guia do lado esquerdo, que não é mais do que uma tira do lado direito da imagem anterior, que teremos que tentar sobrepôr à imagem actual que temos no ecrã (não tem que ser perfeito, porque o software porta-se muito bem a alinhar as imagens).


Quando virmos que já temos fotos suficientes (podemos ir até 16 imagens com uma resolução total de 6800x800) clicamos em "Fazer Panorama Agora" e basta aguardar uns segundos (podem ser vários dependendo da quantidade das imagens, mas bastante rápido no geral) até aparecer o ecrã a avisar que a imagem já foi gravada para a camera roll.


Et voilá, ficamos com uma imagem muito diferente daquelas que estamos habituados a tirar com o iPhone.


A app faz a correcção automática de cor das imagens para que não se notem muitas diferenças de luz/exposição como poderão ver nas imagens do site da Debacle Software, sendo até considerado por alguns utilizadores como uma aproximação ao HDR no iPhone (especialmente em panorâmicas feitas ao fim da tarde, por exemplo).

Esta app é uma delícia para todos os fãs de panorâmicas! Passem no site ou no grupo iPhone Panorama do flickr e vejam os várias fotos tiradas pelos utilizadores da Pano. Podem encontrá-la na Appstore por 2,39€ e acreditem que vale bem a pena. Boa noite e até à próxima app. :)

2 comentários :

  1. Realmente... super interessante.
    Uso mesmo pouquíssimo os panoramas pelo que não tenho justificação para fazer o investimento. Se fosse gratuita ainda...

    ResponderEliminar
  2. Pois, mas podes sempre vir a dar uso, os resultados são muito satisfatórios! :)

    Grátis grátis, só mesmo o Panolab, mas é outra onda, apesar de eu também gostar bastante.

    ResponderEliminar