terça-feira, 7 de novembro de 2017

Textual description of firstImageUrl

Focos

Para os sortudos que já têm um iPhone X, ou para todos aqueles que levam a fotografia a sério num iPhone e têm na sua posse um iPhone 7 Plus ou o mais recente iPhone 8 Plus, tenham atenção a esta Focos - Bokeh camera for dual lens de Xiaodong Wang, uma app gratuita que nos permite usar o iPhone como uma verdadeira DSLR, alterando o foco da foto, a abertura do diafragma, e controlar o efeito de Bokeh.



A app conta com uma máquina fotográfica que nos mostra o efeito de focagem em tempo real, bastando tocar nas várias zonas da imagem no ecrã para verificar rapidamente quais as zonas que vão ficar completamente desfocadas e as que vão ficar bem focadas.

Com as câmaras duplas dos iPhones Plus e iPhone X é guardada toda a informação relativa à profundidade 3D, e como tal é algo que podemos manipular usando esta app. Isto permite-nos, por exemplo, focar uma zona diferente numa imagem que tiramos antes e que podemos carregar do rôlo de câmara.

Mas a app é potentíssima e permite-nos fazer muito mais do que simplesmente focar zonas diferentes de uma imagem previamente guardada. Podemos alterar a abertura do diafragma, o que altera a intensidade da zona desfocada, e podemos escolher quais as formas geométricas a aplicar ao efeito Bokeh (como se pode ver num dos vídeos aqui em baixo).

Ainda mais avançado e para nos dar um controlo absoluto sobre as fotos que tiramos com o efeito de profundidade, é a possibilidade que temos de controlar as várias camadas por profundidade, criando layers diferentes, seja para focagem, brilho, contraste, saturação, etc. Esta edição da imagem por camadas permite-nos não só desfocar o fundo de um retrato, mas retirar por completo a cor do fundo, manipular apenas a luminosidade do rosto sem tocar no fundo, e até manipular diferentes pontos de focagem na imagem, criando camadas distintas com diferentes distâncias.

A Focos conta com um pequeno tutorial animado em cada secção da app, que nos explica de uma forma sucinta aquilo que podemos fazer em cada área de edição de imagem. No entanto a app não é complicada e basta explorar um pouco para se perceber toda a sua potencialidade.

No que toca aos efeitos Bokeh, há muitas coisas espectaculares que se podem fazer, mas que estão disponíveis apenas para quem investir na versão Pro. Para mim, as ferramentas extra para o efeito Bokeh é apenas a cereja no topo do bolo, porque o que a app nos permite fazer de forma gratuita é simplesmente incrível, o que torna esta app obrigatória para qualquer pessoa com um iPhone 7/8 Plus ou iPhone X.


Focos na App Store

Tamanho: 26.1 MB






Sem comentários :

Enviar um comentário