terça-feira, 18 de setembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Atalhos

Para aqueles que vivem numa gruta, fica aqui o aviso de que já temos novo iOS 12 para instalar nos nossos iPhones e iPads, o que vai trazer melhorias incríveis, mesmo até nos iPhones mais antigos. A Siri acabou de ganhar mais força, especialmente por causa da introdução de uma nova app da Apple chamada Atalhos, que podem encontrar grátis na App Store, e nos permite desbloquear toda a potencialidade do nosso iPhone.


Lembram-se da Workflow, uma app que nos permitia fazer uma série de tarefas com apenas um toque de um botão? Pois bem, a Workflow foi comprada pela Apple há uns tempos atrás, e agora transformou-se na nova app Atalhos, que acabou de ser lançada na App Store.

Mas voltando atrás, com o iOS 12 o iPhone ficou bem mais inteligente, especialmente a Siri, que agora passar a dar sugestões de acções que podemos querer fazer, baseado nos nossos hábitos diários. Costumamos ouvir uma playlist de música quando estamos a sair de casa de manhã? A Siri pode sugerir isto automaticamente todos os dias a essa hora, ou então sugerir enviar uma mensagem para alguém que faz anos e tem essa informação de aniversário nos contactos, ou mesmo sugerir colocar o iPhone em modo silencioso numa reunião que temos agendada para essa hora na nossa agenda, etc, etc.

Isto está tudo ligado com a app de Atalhos, mas é lá que conseguimos fazer manualmente os atalhos que mais nos vão dar jeito no dia a dia, independentemente da Siri já nos ter sugerido algo que poderia ser interessante e útil para nós. É lá que podemos criar uma acção onde apenas dizemos à Siri "estou a sair para o trabalho", e de repente as luzes de casa desligam automaticamente, a playlist de música matinal activa-se, e é-nos mostrado no ecrã o estado do tempo assim como as notícias mais importantes do dia (por exemplo).

Com a app Atalhos podemos criar todo o tipo de acções encadeadas, que fazem uma série de coisas úteis de uma só vez, bastando-nos activar esse atalho com um comando de voz para a Siri, ou então usando um botão de atalho na central de notificações do iPhone. Há uma galeria com quase 300 acções disponíveis, onde podemos procurar as coisas que mais nos interessam, e que podem ser úteis para nós.

Coisas como obter as direcções para casa, e ao mesmo tempo enviar o horário estimado de chegada para um contacto favorito e começar a ouvir as notícias, tudo isto bastando pedir à Siri. Ou então criar um ícone no ecrã inicial que nos permite ligar para uma pessoa, criar GIFs animados, PDF's a partir do Safari (ou mesmo ler em voz alta um site), saber onde fica o café mais próximo com um toque, tweetar a música que estamos a ouvir no momento, recolher todas as imagens de uma página web, pedir para ouvir aquela playlist favorita do Spotify, etc, etc.

Aconselho a darem uma volta pela extensa galeria para encontrarem acções que achem interessantes e úteis para o vosso dia a dia. Mas apps de terceiros também vão ser actualizadas e passarão a permitir executar acções que vêm de pedidos à Siri. Por exemplo imaginem que têm o hábito de chamar um Uber para ir para determinado local, bastaria então dizer à Siri "viagem para o shopping", e a app do Uber chamaria um Uber já com a rota definida habitual. Ou mesmo por exemplo, imaginemos que o Uber Eats actualiza a sua app, e poderíamos dizer apenas "pedir meu jantar preferido", e o Uber Eats pediria de imediato aquela pizza de pepperoni do costume, tudo isto em background, podendo ser feito o pedido mesmo através do pulso num Apple Watch, sem ter de pegar no iPhone.

Um dos criadores da app Workflow, que deu origem à Atalhos criou uma conta YouTube para ir explicando como funciona a app, e também para nos mostrar novos atalhos bem úteis e como criá-los. Podem vê-lo aqui em baixo a falar sobre estas novas funcionalidades da app e do iOS 12 em geral.


Atalhos na App Store

Tamanho: 135.5 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário