domingo, 6 de junho de 2021

Textual description of firstImageUrl

Overboard!

Dos criadores da aventura premiada e aclamada pela crítica, 80 Days, chega-nos agora uma nova aventura daquelas onde escolhemos o nosso destino ao virar de cada página. Estou a falar de Overboard! da inkle, um jogo, um thriller, um quebra cabeças, onde temos de nos safar da acusação de homicídio do nosso marido.

Sou super fã de jogos onde há um crime para resolver, seja o clássico Cluedo, ou o antigo Murder para o Commodore Amiga, o qual perdi horas e horas da minha vida a dar uma de Poirot ou Jessica Fletcher, e como tal este Overboard! piscou-me o olho mal apareceu na App Store a semana passada.

Mas neste jogo não temos de resolver um crime, mas sim tentar safarmo-nos de um crime que cometemos logo no início do jogo. A nossa personagem, Veronica Villensey (vilã dos mares??), viaja a bordo de um navio com o seu marido no ano de 1935, a caminho dos Estados Unidos da América, para começarem uma nova vida. Farta do seu marido, atira-o borda fora durante a noite, e é assim que começa esta aventura.

Acordamos às 8 da manhã, e temos 8 horas até chegar a terra, tempo suficiente para nos livrarmos de uma acusação de homicídio, ou tentarmos apontar as culpas para qualquer outro passageiro a bordo do navio. É uma aventura onde temos de conversar com os tripulantes e passageiros, perceber as suas motivações, o que viram na noite do crime, se podem ser chantageados ou comprados, ou mesmo se temos de os matar para nos livarmos da acusação o tempo suficiente para escapar às garras da justiça.

Somos completamente livres de escolher o nosso destino, e há algumas dicas que nos vão sendo dadas numa pequena caixa com uma espécie de objectivos, que nos podem orientar numa determinada direcção. Mas somos livres de fazer aquilo que muito bem nos apetece, inclusive tentar matar toda a gente a bordo do navio :D Boa sorte com isso.

Por um lado temos de ter muito cuidado com o que dizemos aos passageiros e tripulantes, porque quando é chegada a hora de atracar, são todos chamados até ao restaurante do navio, e é aí que serão apuradas as culpas. E se dissemos uma coisa a uma pessoa, e algo diferente a outra, seremos apanhados na mentira, e será muito difícil escapar à acusação de homicídio do nosso marido.

Por outro lado, teremos de andar muito atentos aos timings de toda a gente, pois anda tudo a passear pelo navio, estando em locais diferentes a diferentes horas. Se queremos apanhar o comandante no seu posto, já sabemos que ele só entra ao serviço a partir das 9, e das 11 às 12h anda a fazer as rondas, coisas que vamos aprendendo sempre que repetimos o jogo. Portanto, ser acusada do crime no final não tem mal nenhum, pois aprendemos com os nossos erros, e da próxima vez já sabemos que temos de fazer algo diferente.


É portanto uma espécie de Groundhog Day, onde iremos repetir este dia vezes sem conta, até encontrarmos um final que nos agrade, ou mesmo para encontrar o máximo de finais que conseguirmos. Um em que vamos presos, outro em que nos safamos de ser acusados, outro em que conseguimos incriminar outra pessoa (o que é muito divertido), e até tentar usar o nosso charme para conquistar o coração do comandante e pô-lo a mentir por nós.

Também muito divertido são as conversas com as pessoas e o humor negro presente em muitas delas. Há puzzles para resolver se quisermos incriminar outras pessoas, e há até mistérios a bordo que teremos que desvendar se quisermos, tentando por exemplo conseguir a chave mestra do comandante para entrar em qualquer aposento do navio.

Este é mais um jogo espectacularmente bem conseguido por parte da inkle, e que não deixará decepcionado nenhum fã deste tipo de jogo "choose your own adventure". Como nos jogos onde temos de resolver crimes, há que ter muita atenção ao detalhe, e às palavras que são usadas, que aqui serão com toda a certeza utilizadas contra nós. Boa sorte a resolverem este crime de forma invertida :D 


Overboard! na App Store

Tamanho: 114.4 MB


Overboard! - Rating: 5

Sem comentários :

Enviar um comentário