sexta-feira, 3 de junho de 2016

Textual description of firstImageUrl

Human Resource Machine

Numa altura em que o incentivo para que as crianças aprendam a programar é grande, faz todo o sentido ver surgir na App Store um jogo como este Human Resource Machine da Experimental Gameplay Group, um simpático jogo carregado de puzzles e quebra cabeças que nos chega pelas mãos dos criadores do fantástico e inovador World of Goo.


Já tinha visto uma ideia semelhante no gratuito Cargo-Bot para iPad, o qual recomendo vivamente a que experimentem, mas que é aqui amplamente melhorado, tanto em termos de jogabilidade e complexidade, assim como ao nível gráfico e de carisma.

Em Human Resource Machine temos de programar as acções dos trabalhadores, de maneira a cumprir as tarefas que lhes são pedidas. Como toda a grande empresa, começamos por baixo, no piso do correio, onde temos uma tarefa muito básica, transportar os pacotes do lado IN para o lado OUT. E para o fazer apenas temos de arrastar os respectivos comandos na coluna do lado direito, primeiro "inbox" para ir recolher um pacote (letra ou número), e de seguida "outbox" para ir colocar o pacote no tapete rolante da saída.

Com esta tarefa bem sucedida, muda-se o ano e subimos na carreira (e de piso), passando a ter uma nova tarefa entre mãos. O nosso supervisor está sempre presente na sala, e basta tocar nele para receber algumas dicas de como realizar a tarefa que temos à frente.


Como é óbvio não é preciso saber programar (se bem que é mais fácil para um programador resolver estes problemas), mas a cada nível que surge, aparecem também novos comandos que podemos usar para agilizar o nosso trabalho, típicos das linguagens de programação. O comando "Jump" para podermos saltar para outra parte do programa (para fazer ciclos), "copyto" para podermos copiar os números para os painéis no chão da sala, para que possamos somá-los ou subtraí-los, conforme aquilo que nos é pedido, entre outros mais avançados.

É um quebra cabeças brilhante, que nos vai pôr a fazer algumas contas para resolver os problemas, e obrigar a criar algoritmos mais eficientes na programação, se quisermos obter as duas luzinhas verdes em cada nível, que indicam que conseguimos fazê-lo com o menor número de instruções possível, ou no menor número de movimentos.

Programar é no fundo resolver puzzles, por isso os fãs de quebra cabeças vão adorar este jogo. É tudo uma questão de experimentar se não acertarmos à primeira, e podemos fazê-lo passo a passo usando os botões em baixo, para tentar perceber qual o comando errado, ou aquele que ainda nos falta inserir.


Ao nível gráfico está muito bem conseguido, com o aspecto dos personagens a fazer lembrar o estilo de Tim Burton, várias animações a circularem no ecrã (como o correio a passar nos tubos de vidro), a banda sonora sempre presente e agradável, e até mesmo os efeitos sonoros, onde se pode ouvir vários barulhos do local de trabalho, ou da chuva a cair lá fora.

Podem ver aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo, onde é possível ver a qualidade e aspecto geral do jogo, e está disponível desde ontem na App Store por 4,99€, o que é bem merecido, que temos aqui um jogo Premium impecável, cujos níveis podem ser repetidos as vezes que quisermos até cumprirmos os objectivos exigentes da gerência (haja eficiência!!!), e vem falado em português.


Human Resource Machine na App Store

Tamanho: 67.1 MB




Human Resource Machine - Rating: 5

Sem comentários :

Enviar um comentário