sexta-feira, 29 de maio de 2015

Textual description of firstImageUrl

Google Fotos

Costumam fazer backup das fotos que tiram no iPhone? Foi ontem apresentada no Google I/O 2015 uma solução de backup e organização de fotos completamente gratuita e sem limites, e que traz consigo uma app para iOS. Estou a falar da Google Fotos da Google Inc., e podem passar já pela App Store para a instalar e começar a fazer backup automático das vossas fotos, assim como criar colagens, animações, etc.


A solução Google Photos apresentada é muito interessante, pois é possível fazer o backup de todas as fotos que tiramos com o iPhone, ficando online (privadas) em photos.google.com, e isto completamente grátis, na sua resolução total, desde que as fotos carregadas não ultrapassem os 16 Megapíxeis, ou 1080p no caso dos vídeos.

A app carrega as fotos automaticamente, e se quisermos, vai-nos avisando de colagens e animações que fez de forma automática, que podemos guardar na nossa galeria de fotos. Por exemplo, se encontra várias fotos de uma mesma situação, pode sugerir-nos uma colagem com algumas fotos desse momento, ou se forem muitas fotos idênticas, tentará fazer uma animação muito interessante (uma espécie de pequeno vídeo ou GIF animado).

Navegar pela galeria de fotos é uma delícia, bastando usar dois dedos em forma de pinça, ora para fazer zoom in ou zoom out, saltando de uma vista diária, para uma vista mensal, e até para a vista anual, mostrando centenas de fotos de uma só vez no ecrã.

Como seria de esperar por parte do Google, é aqui aplicado reconhecimento de imagem para permitir a pesquisa de fotos usando texto, como por exemplo, procurar fotos de paisagens, árvores, pessoas, animais, etc (funcionalidade também introduzida pelo Flickr recentemente).

O backup ilimitado e gratuito é o que realmente interessa aqui, mas também podemos editar fotos, aplicar uma série de efeitos bem interessantes, criar colagens de uma forma extremamente rápida e prática, e até criar as animações mágicas que mencionei mais acima. Para quem tiver fotos com mais de 16 Megapíxeis e não quiser ver qualquer tipo de compressão aplicada às suas imagens, é só aderir a um dos planos pagos do Google, mas não será este o caso da maioria dos utilizadores, porque os telemóveis não têm resoluções tão altas (ainda).


Google Fotos na App Store (Brasil)

Google Fotos na App Store (Portugal)

Tamanho: 53 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário