quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Textual description of firstImageUrl

Hack RUN

Um jogo já com 5 anos que esteve em destaque na App Store, Hack RUN da i273, LLC, está agora disponível completamente gratuito, e vai transformar qualquer um de vocês num verdadeiro hacker ao tentarem infiltrar-se numa organização poderosa à procura de segredos.

 
Alguma nostalgia para uns, e uma novidade para outros, o jogo passa-se todo num terminal a fazer lembrar o terminal dos sistemas UNIX ou mesmo DOS, onde temos de introduzir comandos em texto para navegar (no jogo e no interior do sistema operativo).

Em qualquer lugar escrever "help" (ou "h") é essencial para perceber quais são os comandos que temos disponíveis para navegar no jogo. Podemos listar ficheiros, podemos ler o conteúdo de ficheiros, e depois começar o verdadeiro hacking ao entrar em servidores com usernames e passwords roubadas e perceber através da leitura dos emails de vários funcionários, tudo o que se passa na organização, e conseguir informações sobre outros funcionários e por aí fora, aprofundando cada vez mais a investigação e o hacking.

Sempre que conseguimos informações sobre outro funcionário, como por exemplo o seu nome mencionado num email, temos de continuar a investigar para descobrir a sua password. Por vezes é bastante intuitivo fazê-lo, e por outras pode levar-nos a abrir uma página web no interior do terminal para descobrir mais informações sobre gostos (onde até teremos que ouvir uma música no YouTube), descobrir as suas datas de nascimento entrando nas contas dos recursos humanos, etc, etc.

O jogo obriga-nos a tomar notas de alguns utilizadores e as suas passwords, pois por vezes temos de voltar atrás para reler algo que já nos esquecemos. A qualquer momento podemos escrever "hint" ou "answer" para conseguir uma dica que nos ajude a sair de algum lugar onde fiquemos encravados. Há que ter atenção que quem nos contratou para o hack também envia mensagens que aparecem na parte superior do ecrã, e que geralmente se traduz num upgrade do nosso nível de acesso com novos comandos para executar que nos abrem outras portas.

Depois de Hack RUN já saíram mais uma série de Hack RUNs que podem encontrar na App Store, e que podem e devem jogar depois deste. Não é um jogo muito comum, mas é uma aventura em texto bem interessante com alguns quebra cabeças para resolver e um óptimo exercício para a memória.


Hack RUN na App Store

Tamanho: 19.8 MB




Sem comentários :

Enviar um comentário