segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Textual description of firstImageUrl

Bob Dylan - The Little Black Songbook

Esta é para os guitarristas de serviço e entusiastas de guitarra em geral. E claro, para os fãs de Bob Dylan, mas eu pergunto, quem não é? ;) Trata-se da app Bob Dylan - The Little Black Songbook da Musicroom.com, um livro onde podemos encontrar os acordes e letras de 60 clássicos deste grande músico.


Quando abrimos a app deparamo-nos imediatamente com a lista das músicas ordenadas por ordem alfabética do seu título, podendo navegar nas letras do lado direito para saltar mais rapidamente para uma determinada música.


Ao seleccionar um dos títulos abre-se outro ecrã com a letra e os acordes da música, divididas por várias páginas, que podemos saltar facilmente arrastando com os dedos para os lados ou usando as setinhas em baixo.


Estas páginas podem também ser vistas com o iPhone na horizontal, e para além de termos a possibilidade mudar o tamanho do texto nas configurações, podemos a qualquer momento fazer zoom in e out com dois dedos no ecrã. Na barra em baixo temos um ícone de uns headphones, que se estiver activo é possível ouvir alguns segundos da música em questão. Nem todas as músicas têm este trecho áudio disponível como se vai ver já a seguir.


Do lado do ícone dos headphones temos um ícone de um acorde, onde se pode aceder a uma ajuda mostrando todos os acordes usados na música, e para alguns deles podendo mesmo ouvir o acorde a ser tocado.


Na opção Audio podemos ouvir em loop os trechos de algumas das músicas disponíveis na app.


Muito útil e como já é costume nestas apps da Musicroom.com é a opção de Tuning onde podemos ouvir o som de cada uma das 6 cordas de uma guitarra para nos ajudar a afinar o nosso instrumento.

Esta app não tem o melhor interface que já se viu num iPhone, mas é bastante aceitável, e vem carregada com algumas funcionalidades bem úteis para um SongBook interactivo como é este, e que não seria possível num livro em papel. Como é uma app universal, pode e deve também ser instalada num iPad, que tem visualizações adaptadas ao ecrã grande deste dispositivo.

Como todas as apps que impliquem pagar direitos de autor à indústria musical, a coisa não fica lá muito barata, mas como é dirigida exclusivamente para os fãs, e como é uma app com bastante interactividade, fica bem barata em comparação com um livro em papel. São os tempos modernos, por isso se querem cantarolar ao som destes grandes clássicos, têm aqui um rico livro de acordes portátil.

Bob Dylan: The Little Black Songbook na AppStore

Sem comentários :

Enviar um comentário