quarta-feira, 26 de junho de 2019

Textual description of firstImageUrl

Forgotton Anne

Podem fechar a App Store, que acho que já encontrei o meu jogo preferido para 2019. Uma aventura animada que parece saída de um filme Anime dos fabulosos Estúdios Ghibli e da mente do grande MiyazakiForgotton Anne da Hitcents.com, Inc., é com toda a certeza o jogo do ano, com uma qualidade incrível que não deixará ninguém indiferente, e o qual podemos jogar o primeiro capítulo de forma completamente gratuita.


Em Forgotton Anne (é mesmo escrito Forgotton, não é um erro ortográfico), parece que estamos a viver um filme Anime, no qual a acção acontece porque nós estamos a comandá-la passo a passo. Como conseguiram misturar uma espécie de filme Anime cheio de mistério com um jogo de plataformas carregado de puzzles para resolver, é algo que me ultrapassa. Mas fico muito feliz por ele estar agora disponível na App Store, para instalar de imediato num iPhone ou iPad, desde que haja 1,7 GB de espaço livre, claro.


Toda a gente perde coisas algures no dia a dia, um par de meias, um porta-chaves, uma carteira, um livro, um brinquedo antigo, etc, etc, e essas coisas, sabemos agora, vão parar a um universo paralelo ao dos humanos, a Terra dos Esquecidos, na qual os objectos ganham vida, e no qual é habitado também por Anne e o seu mestre, Bonku.

Anne, a nossa personagem, é responsável por manter a ordem na Terra dos Esquecidos, tendo o poder de retirar a alma dos objectos (uma energia que está presente por todo o lado chamada Anima), deixando-os para sempre sem vida. Este poder vem de uma luva especial que Anne possui, que lhe permite manipular esta energia não só nos objectos com vida, mas também em todo o tipo de mecanismos que teremos de manipular durante a aventura.


Para manipular a Anima, temos um botão específico no ecrã que nos permite entrar num modo de visão especial em que tudo fica azul, e onde podemos ver facilmente por onde está a energia a fluir, podendo retirá-la de objectos e transferi-la para outros locais que sejam necessários. É também aqui que poderemos manipular certos interruptores que desviarão a energia de um ponto para o outro, o que será essencial para resolver muitos dos puzzles que vamos encontrar no jogo.

E a trama do jogo tem a ver com uma revolta dos esquecidos, alguns objectos que não concordam com a missão do mestre Boku e de Anne de tentarem construir uma ponta para chegar ao Ether (o mundo dos humanos), e portanto começam com uma série de ataques bombistas os quais Anne terá de investigar e tentar resolver.


Este é um jogo de plataformas, mas é mais um filme Anime no qual temos também algumas plataformas para percorrer, e alguns puzzles para solucionar e assim avançar na história. E sim, a história é o que mais importa, pois é uma história de fantasia lindíssima e misteriosa, a qual vamos querer acompanhar até ao final, certos de que não há só um final, pois Anne pode fazer muitas escolhas diferentes durante o seu caminho, o que modificará ligeiramente a história que vamos viver.


As vozes de Anne e da maioria dos personagens é incrível, um magnífico trabalho, que é complementado por uma banda sonora cinematográfica que nos deixa completamente envolvidos, ao ponto de esquecermos que estamos a jogar um jogo num iPhone ou iPad. É como ver um filme interactivo, no qual as nossas escolhas influenciam a aventura. Vamos dar por nós muitas vezes a ter conversas com os objectos animados, e nas quais nos é dada sempre a opção de escolher entre duas respostas, o que normalmente se traduz numa Anne boazinha, ou numa Anne mais rígida, sempre pronta a fazer valer a "lei", que nem um Judge Dredd de um mundo Anime, retirando a vida dos objectos como se não fosse nada.


Nos primeiros minutos de jogo ficamos completamente de boca aberta com a qualidade dos cenários desenhados à mão, belíssimas pinturas a fazer lembrar os trabalhos inesquecíveis dos Estúdios Ghibli, e também com a animação dos personagens, o jogo de luzes e sombras, a qualidade das vozes dos actores. Mas depois percebemos que os controlos no ecrã são uma delícia, e que controlam Anne na perfeição, inclusive quando encontramos uma asas que nos permitem saltar grandes distâncias.


Como disse mais acima, podemos jogar uns bons minutos do jogo no primeiro capítulo, o que nos dá a entender do mundo em que nos encontramos e qual a nossa missão, e também a aprender a manipular a nossa personagem, Anne. Depois é-nos pedido para desbloquear o jogo na sua totalidade se quisermos continuar, o que se traduz numa compra in-app de 10,99€, o que é algo que eu recomendo vivamente. Mesmo que vos pareça não ser possível para a vossa carteira, experimentem pelo menos jogar o primeiro capítulo, pois não se irão arrepender, e vão querer mostrá-lo a todos os vossos amigos, pois é mesmo uma obra de arte de um jogo.


Forgotton Anne na App Store

Tamanho: 1.7 GB


Forgotton Anne - Rating: 5

Sem comentários :

Enviar um comentário