terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Textual description of firstImageUrl

Graph Paper Dungeon

Desde que foi lançada a App Store e com os primeiros iPhones 3G, jogos com uma esfera de metal e um labirinto para atravessar faziam o maior dos sucessos. Pegar nessa esfera, colocá-la sobre uma masmorra desenhada num papel quadriculado e transformar isto tudo num jogo RPG é aquilo que podemos ver neste Graph Paper Dungeon de Jesse Spiro, que podemos encontrar grátis na App Store.


De uma simplicidade incrível (já devem ter reparado que o jogo é desenhado à mão sobre papel quadriculado), não conseguia imaginar que algo assim tão simples poderia ser tão divertido como é o caso deste Graph Paper Dungeon.

Neste jogo controlamos uma pequena esfera de metal, inclinando o iPhone na horizontal para mover o nosso herói através de uma masmorra carregada de perigos e também muitos tesouros. O clássico RPG portanto, onde tudo o que interessa é a ganância e ser um herói ou um parvo, tudo depende das capacidades e coragem de cada um.

Para quem aprecia este tipo de jogos com labirintos e esferas de metal, só o facto de controlar a esfera usando o acelerómetro do iPhone poderia ser já o suficiente para ter uma rica experiência com o jogo, mas trazendo-o para o mundo dos RPGs é qualquer coisa de espectacular.


Primeiro porque há monstros que nos querem mal nesta grande masmorra, armadilhas e todo o tipo de perigos, mas mais importante que isto tudo é o facto de haver pequenos puzzles para resolver. Há que encontrar chaves levá-las até às respectivas fechaduras (e isto envolve a física e alguma destreza e mão fime da nossa parte), anéis mágicos e esferas coloridas que revelam caminhos e armadilhas que estavam préviamente escondidos.

E até passagens debaixo de água temos, onde percebemos que o nosso herói, a nossa pequena esfera, também precisa de oxigénio para sobreviver. Tudo muito minimalista, tanto no aspecto gráfico como nas animações, é muito divertido ver a nossa esfera ferida a esvaír-se em "sangue" com a tinta a borratar o papel, ou a morrer asfixiada com as últimas bolhas de ar a saírem do seu interior.


A mecânica de jogo é muito interessante, com a nossa esfera a manipular fechaduras com chaves, ou então a segurar nos fechos bastando colocá-la nos respectivos locais redondinhos feitos à medida para o tamanho da esfera. Não há portanto mais botões, apenas temos de inclinar o iPhone e levar a esfera para os locais onde pode activar mecanismos, inclusive para fazer compras numa loja que nos vende poções mágicas.

O criador do jogo tem vindo a trazer mais níveis para esta masmorra, o que é bem vindo, e continua a prometer que mais virão, mas que pode ser algo demorado, pois é apenas ele sozinho a programar isto tudo, no pouco tempo livre que vai arranjando. Como conceito, brilhante, com uma jogabilidade bem interessante que nos deixa agarrados e a querer terminar o jogo de uma assentada, Graph Paper Dungeon é um jogo que recomendo vivamente a toda a gente.


Graph Paper Dungeon na App Store

Tamanho: 209.1 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário