sexta-feira, 21 de abril de 2017

Textual description of firstImageUrl

Townsmen Premium

Desde que a Gameloft descontinuou o único Settlers que alguma vez passou pela App Store, ficou um grande vazio nos corações de todos os fãs deste magnífico jogo. Mas há esperança, pois há alguns que se deram ao trabalho de fazer um jogo bem semelhante, que já anda pela App Store há uns anos, e continua a ser actualizado com frequência. Trata-se de Townsmen Premium da HandyGames, e está hoje pela primeira vez em promoção por 0,99€.


Sempre achei que deveria ter sido a Ubisoft a lançar o Settlers, mas lá está, negócios. Seja como for, para os fãs da marca, ainda há o jogo ANNO: Build an Empire disponível para iPhone e iPad, assim como no browser, e digo-vos já que é bem divertido, se forem fãs de jogos de gestão de recursos, mercadoridas e construção de cidades.

De resto, o mais próximo que já consegui chegar ao feeling de jogar Settlers foi com o fascinante The Battle of Polytopia, um jogo de estratégia e guerra bem louco, e como não podia deixar de ser o original Settlers of Catan, com o seu Catan para iPhone e Catan HD para iPad (versões fieis ao jogo de tabuleiro clássico).


Mas aquela experiência de construção do Settlers, e poder ver os nossos habitantes a passear pelas estradas com os materiais de construção, vê-los a trabalhar nos variados edifícios, a fazer pão, a moer o trigo, a moldar o aço, caçar, cortar árvores, pescar, etc, etc, só mesmo aqui neste Townsmen Premium.

E há de tudo aqui neste jogo, desde modos sandbox (que faltavam ao Settlers lançado pela Gameloft há uns anos atrás), modos de campanha com variadíssimas missões, e a possibilidade de ter vários mundos abertos ao mesmo tempo, podendo saltar livremente entre eles.


Mas não se enganem, a experiência vivida aqui é como no Settlers original, é um daqueles jogos onde a acção só anda em frente se estivermos com o jogo aberto no iPhone ou iPad. Não é como muitos dos jogos freemium que abundam agora pela App Store, que os fechamos, e quando voltamos passadas umas horas já ganhamos mais dinheiro, e as construções continuaram sem a nossa presença.

Aqui vive-se tudo em tempo real, e há muita, mesmo muita coisa para fazer. Começar com uma simpática cidade medieval, e começar a construir edifício atrás de edifício para chegar a ter uma economia bem dinâmica e estável, decidindo a todo o instante o valor dos impostos a cobrar aos nossos cidadãos, a ter em conta que quando chega o inverno os campos de trigo e uvas não produzem, obrigando-nos a mudar de estratégia a qualquer momento, e a planear com antecedência, como na história da formiga e da cigarra.


E depois há desastres naturais, estilo Sim City, que danificam os edifícios do reino, e mesmo o passar do tempo vai deixando-os velhos e sendo necessário arranjá-los de tempos a tempos. E há bandidos na zona, que nos vão atacando, e para isso teremos que construir torres de vigia, recrutar soldados, construir muralhas, etc, para evitar os seus ataques constantes.

Não me parece que os 0,99€ vão assustar alguma pessoa fã deste tipo de jogos de construção de cidades, mas de qualquer maneira há uma versão gratuita do jogo chamada apenas Townsmen, onde podemos experimentar o jogo completo livremente, contando sempre no ecrã com uma barra com publicidade. É uma chatice ter lá a barra, mas dá perfeitamente para verificar como funciona o jogo, e até jogá-lo para sempre assim, se não se importarem com a publicidade.

Com uma qualidade gráfica, animações e atenção ao detalhe incrível, como podem ver pelo vídeo de apresentação oficial aqui em baixo, temos aqui um jogo que está a ser constantemente actualizado pelos seus criadores, e tem uma comunidade fortíssima continuamente a sugerir alterações. Este vale bem a pena, e pelo preço actual, não há qualquer dúvida que o devem agarrar já hoje na App Store.


Townsmen Premium na App Store

Tamanho: 109 MB




Townsmen Premium - Rating: 4,5

Sem comentários :

Enviar um comentário