segunda-feira, 6 de maio de 2019

Textual description of firstImageUrl

Star Traders: Frontiers

Há jogos passados no espaço que são autênticos jogos de gestão de tempo como Pixel Starships, ou jogos de estratégia carregados de acção como Panthera Frontier ou Star Command. E depois há aqueles jogos que se passam num enorme mundo aberto, carregados de história e intriga e mesmo muita coisa para fazer. É esse o caso de Star Traders: Frontiers da Trese Brothers, um jogo incrível onde nenhuma aventura será igual, e no qual podemos perder anos da nossa vida a explorar este universo espectacular.


Em Star Traders: Frontiers podemos viver a vida que quisermos no espaço. Com mais de 26 tipos de carreira para escolher, podemos ser um explorador, um pirata, um simples comerciante que se passeia entre sistemas a comprar e vender bens, um caçador de recompensas, um caçador, um mercenário, ou uma mistura de todos eles, pois somos mesmo livres de fazer o que nos apetecer neste jogo.

No início é-nos pedido para escolher as características principais do nosso personagem, onde podemos também decidir qual o seu aspecto físico e as suas roupas, e partir de imediato para uma missão que envolve alguma intriga, onde temos de transportar uma investigadora para um planeta, onde irá tentar perceber quem foi o culpado de um atentado que poderá dar início a uma grande guerra entre facções inimigas.


Como eu já disse, este é um mundo aberto, e nós podemos mesmo fazer aquilo que nos apetece. Portanto podemos seguir a missão que nos é dada no início, e assim acompanhar esta história inicial que tem muitos caminhos para seguir, e nos levará pela mãos nos primeiros momentos com o jogo, ou então simplesmente ignoramos isto tudo e vamos à nossa vida, requisitando novas missões completamente alternativas que nos podem levar a explorar partes desconhecidas do universa, procurar tesouros escondidos, lutar contra monstros alienígenas e piratas, etc, etc. Neste jogo não faltam coisas para fazer, e qualquer missão que seguimos, pode sempre levar-nos para uma grande intriga onde teremos muita coisa para explorar em cada um destes caminhos que resolvemos seguir.


Neste jogo passamos muito tempo a conversar com outros personagens, para além da nossa própria tripulação, que nos dão dicas muitas vezes preciosas sobre qual o caminho a seguir, mas há também vários encontros aleatórios (ou não) com naves que podem virar inimigas de um momento para o outro (tudo depende das nossas decisões). Mas como por vezes não dá mesmo para evitar o confronto, há que usar o poder das nossas armas e escudos e combater estas naves, onde podemos inclusive aproximarmo-nos o suficiente para subirmos a bordo, onde passamos de um combate nave contra nave para combate mão a mão, com 4 tripulantes a lutarem frente a frente contra outros 4 tripulantes inimigos. Isto tudo combates por turnos à vez, não há cá combates em tempo real, pois trata-se de um jogo de estratégia onde temos sempre tempo para pensar na nossa próxima jogada.


O jogo não tem propriamente um tutorial extensivo, portanto é bem possível que se fique um bocadinho perdido pela primeira vez que se enfrentem estes ecrãs todos diferentes. Mas podemos sempre ler os manuais que se encontram no menu inicial, e se tocarmos com o dedo em cima de qualquer botão ou texto que apareça no ecrã, é possível visualizar uma explicação sobre o que é e para que serve.

Seja como for, se sentirem perdidos, recomendo que vejam um vídeo de gameplay no YouTube só para perceberem como é que as coisas funcionam de uma forma mais clara. Mas se acompanharem a primeira missão que nos é dada, já vai dando para ter uma ideia de como "tudo" funciona. Digo "tudo" entre aspas porque este jogo é mesmo enorme, e podemos fazer tanta coisa, encontrar tantas mecânicas e maneiras de jogar diferentes, que é impossível perceber tudo assim sem mais nem menos. O que é certo, é que cada aventura que iniciemos com um personagem diferente, teremos pela frente uma aventura completamente distinta da anterior, com outras intrigas, outras guerras, pois este mundo está em constante evolução, e nada voltará a acontecer novamente, pois o tempo avança sempre em frente.


Podem ver aqui a trailer do jogo no Steam, onde foi lançado originalmente em 2017, sendo que esta é já a segunda vez que a Trese Brothers investem o seu tempo num RPG no espaço em mundo aberto deste género. O jogo tem uma grande complexidade e milhões de possibilidades, sendo daqueles que podemos ter no iPhone e iPad para ir jogando ao longo dos anos, porque é mesmo uma dessas aventuras onde nunca esgotamos o que fazer.


Star Traders: Frontiers na App Store

Tamanho: 308.3 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário