domingo, 18 de julho de 2010

Textual description of firstImageUrl

iBooks

Com o aparecimento do iPad e do novo iOS4 a Apple trouxe-nos a iBookstore e a sua própria app para ler livros digitais, a iBooks, que se pode adquirir de forma gratuita na AppStore.

Qualquer pessoa com um iPhone, iPad ou iPod Touch com o iOS4 instalado pode usufruir desta bela plataforma para ler livros onde quer que esteja, de férias, em viagem, numa esplanada, na cama, a acampar, etc...


Passar os olhos por estes livros digitais é uma maravilha, com as bonitas animações de folhear o livro, o controlo do brilho independente do brilho do aparelho, a cor da folha branca ou sépia e o tamanho e fonte do texto para se adaptar a leitura aos nossos gostos, mesmo tendo a noção que o ecrã não tem o tamanho ideal para a leitura (como num iPad por exemplo), serve muito bem o seu propósito aliado ao facto de podermos andar sempre com uma biblioteca bem recheada de livros no bolso.


Para preenchermos esta estante virtual com livros só temos de ir à loja procurar os títulos que nos interessam. Neste momento, infelizmente, não temos disponível uma loja rica em livros como a iBookstore Americana, que está carregada de bestsellers famosos. Temos apenas acesso a livros gratuitos, muitos deles conhecidos e a maior parte pertencentes ao grande Projecto Gutenberg (que tem mais de 33.000 livros para download). No que toca a literatura Portuguesa podemos contar com nomes como Camões, Bocage, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, entre outros.


Para quem esteja a fazer algum trabalho ou a estudar um livro, esta iBooks tem umas funcionalidades muito úteis, como por exemplo a pesquisa de uma palavra, ou o acesso ao dicionário (só em Inglês para já) para ver o significado de qualquer palavra que nos suscite dúvidas, bem como ver o seu significado na wikipédia.

Podemos também marcar a amarelo qualquer palavra e até mesmo adicionar notas em qualquer parte do texto. O sistema de bookmarks também é muito útil, estando sempre sincronizado online, caso queiramos continuar a ler o livro noutro dispositivo como no iPad ou iPod Touch.


Outra grande funcionalidade que veio na última actualização da app foi o facto de podermos importar os nossos pdfs, e até mesmo carregá-los directamente de um email que tenhamos na nossa caixa de entrada. Ao ser aberto no email ele passa imediatamente a estar disponível na nossa estante virtual, bastando para isso seleccionar em cima "PDFs" em vez de "Livros".


Se o PDF tiver texto, podemos pesquisar facilmente por qualquer palavra que estejamos à procura, podemos fazer zoom in e out sobre a página, e em rodapé temos acesso a todas as páginas do PDF sobre as quais podemos navegar rapidamente.


A iBooks é uma app gratuita e obrigatória em qualquer iPhone, sejamos fãs da leitura ou não, porque só pelo acesso fácil aos PDFs que nos mandem por mail já é uma mais valia.

Lembro que antes desta app oficial da Apple o meu acesso e leitura de PDFs era sempre feito no Goodreader, que sempre foi a minha app preferida para este efeito, e ainda continua a ser uma boa recomendação.

iBooks na AppStore


Sem comentários :

Enviar um comentário