sexta-feira, 24 de maio de 2013

Textual description of firstImageUrl

Combo Crew

Jogos do género Beat 'em up, como os clássicos Target Renegade ou Final Fight, nunca tiveram grande sucesso no iPhone por causa dos controlos algo confusos para os jogadores. Mas se pegarmos no género Beat 'em up e o arrastarmos para uma espécie de arena, e adicionarmos um método de controlo inovador, obtemos o potente Combo Crew da The Game Bakers, um viciante jogo de lutas carregado de truques espectaculares e muita acção.


A história do jogo não se leva muito a sério (e ainda bem), pois começa por nos apresentar o vilão, que tem um nome bem original "Mr. Boss", cuja única missão de vida é combater e derrotar os nossos 4 heróis, Dolph, Gina, Parker, e Sammo.

Estes personagens terão de entrar na torre do Boss, e o seu objectivo será lutar e vencer contra as constantes vagas de inimigos que aparecem em cada piso, para poder subir de nível (literalmente subir cada um dos níveis da torre, perceberam?), aproximando-se assim do cimo da torre onde terão de defrontar o vilão mais forte de todos.


O que torna este jogo extremamente viciante são os controlos fantásticos, onde não temos de andar constantemente preocupados em colocar os dedos sobre um joystick virtual, e ter de acertar em 3 ou 4 botões no meio do ecrã, que tapam por completo a visão do jogo.

A ideia é deslizar com os dedos sobre o ecrã para dar muita porrada, e a sua execução é brilhante e foi muito bem implementada neste Combo Crew. Passar um dedo sobre um inimigo faz com que o nosso herói lhe dê uns bons murros e pontapés, mas se usarmos dois dedos (em qualquer uma de quatro direcções, cima, baixo, esquerda e direita), este executará uma série de truques seguidos, que deixará knockout qualquer vilão (ou quase).


Dependendo da direcção que usarmos com os dois dedos, será activado um combo de truques distintos, onde se poderá notar que cada um deles tem a sua potência causando diferentes danos, e o resultado final também pode variar (alguns são capazes de quebrar a guarda dos adversários). Reparem que não controlamos directamente o movimento do nosso herói, mas a ideia é mesmo essa, e depressa vão ver como é uma excelente ideia.

Quando os adversários se estão a defender, a maioria dos nossos truques combo não funcionam, e por isso teremos de usar um outro truque especial, bastando deslizar o dedo sobre um inimigo e aguardar alguns segundos sem levantar o dedo do ecrã, para que seja activado um soco potente que deita abaixo qualquer defesa.


Nos momentos em que estamos a atacar alguém, temos de ter muito cuidado que é a altura perfeita para sermos atacados por outros bandidos. Se estivermos atentos (o que convém), podemos ver um ponto de exclamação vermelho sobre um inimigo, o que quer dizer que este está prestes a atacar. A única maneira de bloquear este ataque é tocar no ecrã (duas, três vezes, ou mais) até que o ponto de exclamação desapareça.

Se estivermos a meio de um ataque combo não nos será possível defender, por isso há que escolher muito bem o timing dos nossos ataques especiais, para que não acabemos derrotados no tapete em apenas alguns segundos. Parece complicado, mas é realmente bastante intuitivo, e tudo isto vai sendo explicado bem devagarinho ao longo dos primeiros desafios.


Com o dinheiro e créditos que vamos ganhando nos combates, podemos desbloquear novos heróis (só podemos lutar com a Gina e o Parker no início), adquirir novos truques combo dos mais de 80 existentes (podem ser atribuídos a qualquer um dos 4 truques combos que podemos executar durante as lutas), e ainda poderes especiais para activar em situações mais intensas.

Um dos poderes especiais que temos logo de início para usar mal este esteja carregado, aparece como um botão no canto do ecrã, que ao ser activado nos permite passar o dedo rapidamente sobre todos os inimigos, e logo de seguida podemos observar o nosso herói a executar a nossa ordem, dando porrada em todos os vilões escolhidos.


O jogo conta com um modo de campanha normal, onde vamos subindo de nível na torre até chegar ao Mr. Boss. Mas como a dificuldade vai aumentando, é possível ir jogando num modo infinito por tarefas, onde podemos lutar à vontade na arena para conseguir obter mais créditos e dinheiro, e assim adquirir mais truques combo e poderes especiais para nos ajudar a avançar no modo de campanha.

Para aqueles que apreciam o aspecto social dos jogos, é bem relevante convidarmos amigos para nos ajudarem nas nossas lutas, porque podem de facto renovar a nossa energia e salvar-nos de um K.O., caso consigam vencer o desafio que lhes enviarmos (uma espécie de co-op assíncrono, e que é independente da plataforma onde se esteja a jogar).

Este Combo Crew vale bem a pena para qualquer fã de um bom Beat 'em up, com os seus controlos altamente intuitivos, os cenários bem desenhados, as animações dos lutadores que são uma delícia de ver, e principalmente porque é de facto um prazer desbloquear mais e mais truques combo, que alguns são simplesmente espectaculares e particularmente originais (a Gina com o seu mortífero cabelo rotativo é hilariante, por exemplo).


Combo Crew na App Store (Brasil)

Combo Crew na App Store (Portugal)

Tamanho: 51 MB





Actualizado com novos lutadores do Street Fighter: Ken, Ryu, Chun-Li e Blanka.


Sem comentários :

Enviar um comentário