terça-feira, 6 de setembro de 2011

Textual description of firstImageUrl

Falta de espaço no iPhone

Eu instalo bastantes apps no iPhone como devem compreender, e como tal ando sempre atento ao espaço que tenho disponível no iPhone, tendo que sacrificar por vezes um ou outro jogo maior para andar mais folgado.

Nos últimos meses comecei a reparar que estava a ficar cada vez mais "estrangulado" a nível de espaço livre e não percebia bem quais seriam as apps gigantes que tinha instalado (no meio das 200 e tal que tenho no iPhone).

Foi então que instalei no computador a aplicação DiskAid para dar uma vista de olhos pelas pastas das apps, e vim a descobrir que tinha apps megalómanas que estavam a ocupar centenas de Megabytes.


Apps como o Facebook, AppShopper, MobileRss, Hipstamatic, Flickr, entre outras, foram reinstaladas, e dos 400MB que tinha livres passei a ter mais de 6GB de espaço livre no iPhone.

Como se pode ver na imagem em cima, o Facebook já ocupava quase 900MB, e a MobileRss ultrapassava já 1GB de espaço em disco (estou certo que a opção de apagar a cache desta app também deveria ajudar, mas a mim parece-me que eram já ficheiros "perdidos", porque uma app nunca devia crescer assim tanto sem avisar o utilizador).

Nas minhas pesquisas fui também descobrir na pasta "Media" uma outra, chamada "Application Archives", onde estavam alguns ficheiros de instalação de apps zipados (de instalações que não correram bem suponho eu), nomeadamente do jogo Real Racing 2, que já não tenho instalado no iPhone há algum tempo e ali estava ele a ocupar 350MB.

Tudo junto libertei mais de 6GB do meu iPhone, ufa! Se vocês estiverem com dúvidas acerca do espaço ocupado pelas apps no vosso iPhone passem pelo iTunes e onde diz o espaço ocupado pelas fotos, música, etc, verifiquem quanto ocupa o "Outro". Normalmente este será o espaço ocupado por ficheiros nas apps que têm instaladas, pdfs, músicas, fotos, ebooks, vídeos, etc. Mas é também o espaço ocupado de maneira errada por algumas apps como pude verificar (caches, ficheiros temporários), e é preciso ser corrigido.

Por isso, desinstalem essas apps que achem estar a crescer demais e voltem a instalá-las, que pode ser que ganhem algum espaço extra no iPhone. Não se ponham a apagar ficheiros no DiskAid se não souberem o que estão a fazer, e reparem que eu apenas desinstalei as apps no iPhone, não as apaguei no DiskAid. Os únicos ficheiros que apaguei foram os que estavam na pasta "Application Archives", porque sabia que não precisava deles.

Vejam a crónica do meu amigo no blog Aberto até de Madrugada, que também escreveu sobre este assunto que me aconteceu, abordando a questão pelo lado dos developers das apps e da fiabilidade do sistema operativo.

6 comentários :

  1. Adorei esse site! ganhei a pouco o meu iphone e estava procurando apps legais, e encontrei varios aqui. Obrigado (: Estou jogando o de zumbis, porem a versao free ): haha abraço!

    ResponderEliminar
  2. Ainda falando sobre o jogo de zumbis; eu gostaria de saber se nao tem alguma maneira de conseguir a versão inteira. Nao sei muita coisa ainda sobre o iphone e seus aplicativos. Obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Em vez do DISKAID exprimentem o i-FunBox...

    Muito mais completo e rapido.

    ResponderEliminar
  4. A versão inteira do jogo se pode obter comprando, ou esperar que fique gratuita, com sorte. :)

    O i-FunBox é uma ferramenta interessante, ainda mais para quem tem jailbreak no iPhone, mas de qualquer maneira não permite ver quanto ocupa uma app no sistema, que é essencial para descobrir o que eu falei neste post.

    ResponderEliminar
  5. Ola,

    Ao ligar o cabo usb ao iphone, o Diskaid fecha automáticamente.

    Sabes qualserá o problema?

    ResponderEliminar
  6. Amigo, aonde eu encontro a pasta das apps que instalei

    ResponderEliminar