quinta-feira, 10 de maio de 2012

Textual description of firstImageUrl

Google+

Parece que a partir de hoje vou começar a dar mais uso à app Google+ da Google. Sim, a app foi completamente renovada no último update, e agora vale mesmo a pena usá-la para ler artigos, ver e partilhar fotos com os nossos contactos, e até comunicar com amigos via mensagens e vídeo.


Para quem não conhece, o Google+ vem competir directamente com o Twitter e o facebook com uma rede social bem extensa, com milhões e milhões de utilizadores. Usam o Gmail ou qualquer outro produto do Google? Então estão a um passo de usar o Google+ ;)


O que mudou radicalmente foi a forma como visualizamos a "Stream", a forma como são apresentados os artigos, fotos, e notícias, partilhados por todos aqueles que seguirmos no Google+. Podemos agora deslizar com o dedo por estas notícias, que são agora apresentadas de uma forma que dá enfâse às imagens e vídeos de cada artigo, tornando a navegação mais agradável e apelativa.

É possível fazer directamente aqui nesta lista de artigos o bem conhecido +1 e a partilha de um artigo em particular, bastando para isso tocar no canto direito da imagem, ou então visualizar logo os comentários, que estão também acessíveis no canto esquerdo.


Se quisermos visualizar algo em particular, basta-nos seleccionar o círculo pretendido, ou mesmo apenas as partilhas de uma só pessoa, acedendo ao separador respectivo em cima.

É uma pena no entanto, que tratando-se da Google, que tem tanta experiência nestas coisas do mobile e falhe em algo tão simples como, abrir um artigo, e este abre o site inteiro, não havendo qualquer possibilidade de visualizar o artigo numa versão amigável onde temos apenas o texto e as imagens (estilo o modo Reader do Safari).


A app conta ainda com uma forma muito prática de comunicar com qualquer amigo, ou grupo de amigos. Basta começar um "Hangout" na secção do Messenger, seleccionar um ou mais contactos, e a partir daí podem falar todos e partilhar fotos entre todos os participantes.


Neste chat também é possível iniciar uma conversação com um mais contactos em vídeo conferência, sendo possível alternar entre mensagens e vídeo (se assim o quisermos). Se tiverem muitos contactos em simultâneo a conversar, aparecerá aquele que estiver a falar no momento, por isso não convém que falem todos ao mesmo tempo. ;)

Outra funcionalidade muito interessante da app tem a haver com as fotos. É possível visualizar as fotos que temos nos albuns do Picasa, e também podemos enviar e partilhar fotos para o Google+. O que é realmente interessante no entanto é a funcionalidade de "Instant Upload", que permite que quaisquer fotos tiradas com o iPhone sejam carregadas automaticamente para um album privado do Google+, onde podemos depois partilhar qualquer uma dessas fotos com os nossos círculos.

Esta sincronização automática de fotos só funciona enquanto tivermos a app activa em background, mas caso não esteja, da próxima vez que a abrirmos esta enviará as novas fotos para o album privado logo de seguida, via Wi-Fi ou 3G (podemos definir isto nas opções da app).

Usam os serviços da Google? Esta Google+ é gratuita, por isso instalem-na já, e comecem a preencher os vossos círculos com amigos e outros contactos que isto é e pode muito bem vir a ser o futuro das redes sociais.

Google+ na AppStore (Brasil)

Google+ na AppStore (Portugal)

Sem comentários :

Enviar um comentário