quinta-feira, 26 de julho de 2012

Textual description of firstImageUrl

645 PRO Mk II

Andam à procura da máquina fotográfica que têm escondida no vosso iPhone? Não procurem mais que com esta 645 PRO Mk II de Michael Hardaker, todos os vossos sonhos serão realizados. Bom, todos os sonhos será difícil, mas é um facto que esta app transforma o iPhone numa autêntica máquina fotográfica (com ficheiros dRAW e tudo).


Como podem ver pela imagem aqui em cima, o interface aproxima-se bastante do aspecto do corpo e visor das máquinas fotográficas, tendo ali à mão todos os botões e informações sobre a máquina e demais parâmetros (ISO, velocidade, histograma, filme usado, controlo de brancos, focagem, flash, modo diurno/nocturno, qualidade da imagem, estado da bateria, etc).

Parece algo complexo não parece? Pois, é mesmo, e por isso é que temos o manual directamente acessível na app, prontinho a ser consultado, e cuja leitura é altamente recomendada, para nos inteirarmos de todas as funcionalidades e truques que esta app disponibiliza.


Nos botões do lado direito temos acesso aos vários formatos de imagem, indo desde o formato quadrado até ao panorâmico, e a vários "filmes" a cores e preto e branco que nos dão resultados bem diferentes. A app possui um modo de visualização de efeitos em tempo real, onde podemos ver como vai ficar a imagem final bastando olhar para o visor quando estamos a tirar fotos.


Na imagem aqui em cima podemos ver um exemplo de fotos tiradas com cada um dos 4 filmes a cores disponíveis (K14, FC5, E6K, C42), e que são explicados em detalhe no manual da app, que está acessível bastando tocar no botão de "Play" em baixo do lado esquerdo por mais que 1 segundo.


Aqui em cima podemos ver activo um dos filmes a preto e branco, assim como o formato 6x6 quadrado, tão em voga nos dias que correm. É de notar que app possui muitos truques que só acabamos por descobrir lendo o manual, como por exemplo os filtros coloridos que podemos activar quando estamos com a imagem no ecrã em tempo real (live preview), bastando para isso deslizar com o dedo no ecrã para a esquerda e direita para os correr a todos (warm, cold, orange, red, blue, etc...).

Na imagem em baixo podemos ver exemplos de fotos tiradas com os 3 filmes a preto e branco (T3, H5, F4), percebendo-se facilmente as diferenças entre eles, e que mais uma vez estão bem explicados no manual da 645 PRO.


O botão de disparo da máquina também tem os seus truques, permitindo ser usado junto com o temporizador, ou então manter pressionado para activar outras funções, como por exemplo o bloqueio de focagem e exposição em simultâneo e posterior reenquadramento, activação temporária do flash para ajudar na focagem, entre outras coisas.

Logo abaixo do botão de disparo temos dois botões que podemos activar independentemente com um simples toque, e que nos permite bloquear o foco, e bloquear o nível de exposição à luz, ambos muito úteis de ter à mão.


Nos botões do lado esquerdo podemos activar e desactivar variadíssimas opções que serão reflectidas no visor em baixo (visor este que imita de maneira fiel um qualquer visor lcd das máquinas fotográficas).

Um toque para activar flash, diferentes guias para enquadramento, exposição por zonas ou pontual, balanço de brancos manual ou automático, e o temporizador. Se deixarmos ficar o dedo por mais de 1 segundo nestes botões, serão activadas as funções secundárias, como por exemplo a definição da qualidade e gravação das imagens (JPG com compressão / sem compressão, sem TIFF / com TIFF, etc), "Live Preview" ON / OFF, modo nocturno, e ajuste dos segundos a programar para o temporizador.

O modo nocturno da 645 PRO é algo inédito, sendo possível obter a velocidade máxima de 1 segundo de exposição, o que permite fazer fotos em ambientes bem escuros que são impossíveis de obter com a app nativa de fotografia do iPhone (isto num iPhone 4S).

Desactivando o "Live Preview" podemos poupar um pouco mais a bateria do iPhone, e se for essa a preocupação principal, podemos também dar um duplo toque no botão de selecção de filmes para activar um modo (Q)uick, que desactiva todos os filmes e formatos de imagem, passando a tirar fotos sem qualquer tratamento e processamento (como se estivessemos a usar a app nativa).


O modo de gravar imagens em dRAW (TIFF) é muito interessante para os fotógrafos, pois é uma imagem obtida directamente como se fosse um RAW numa máquina fotográfica, ao contrário dos JPEGS que já sofreram uma ligeira compressão pelo iOS. Estes TIFFS ficam guardados numa pasta interna da app, que fica depois acessível no iTunes na secção de pastas partilhadas das apps, ou então podem também ser guardados directamente na camera roll.

No botão de "Play" que se enconta localizado em baixo do lado esquerdo, é possível aceder ao manual com um toque demorado, e com um simples toque aceder às fotos que tiramos, e que já se encontram armazenadas na camera roll. Aqui podemos ainda partilhar qualquer uma destas fotos no Flickr, Facebook, Twitter ou Email.

As especificações desta "máquina fotográfica" estão aqui disponíveis no site oficial, bem como outras informações pertinentes sobre os TIFFS e outras funcionalidades. Como se pode ver nessa página, a app vem optimizada para o iPhone 4S e é ainda compatível com o iPhone 4.

Se são apreciadores de fotografia e têm um iPhone 4 ou 4S, não podem deixar de experimentar esta magnífica app, que ao preço de $2.99 / 2,39€ é uma pechincha, especialmente tendo em conta as suas funcionalidades fora do normal, que a tornam na minha app favorita para tirar fotos a sério com o iPhone.




645 PRO Mk II na AppStore (Brasil)

645 PRO Mk II na AppStore (Portugal)


Sem comentários :

Enviar um comentário